Cinco lições para aprender com “Girlboss”, o livro da executiva de US$ 100 milhões

Acabei de ler a história da executiva de US$ 100 milhões, CEO do e-commerce de roupas femininas Nasty Gal, Sophia Amoruso, em seu livro Girlboss. Até duas semanas atrás eu não conhecia a trajetória da Sophia. Comprei o livro durante uma volta pela seção de Empreendedorismo da Fnac seduzida pela capa e frases que pesquei numa folheada rápida.

A força e o reconhecimento da marca criada por Sophia são resultado de um trabalho (que nesse caso começou de forma inconsciente) de branding que tem a ver com os três Cs fundamentais na construção de imagem: clareza, consistência e constância.

sophia_amorusoSOPHIA COM O LIVRO: CLAREZA, CONSISTÊNCIA E CONSTÂNCIA NO QUE FAZ

Desde que começou a garimpar roupas em brechós para vender em leilões no e-Bay, Sofia focou em vender, mas também se preocupava em não apenas fotografar uma peça de roupa usada. Muitas vezes a transformava – e chegou a pagar modelo com hambúrguer para se diferenciar da concorrência. Humanizou a venda. Criou looks, vendeu a ideia e personalizou a peça de roupa. Foco = clareza.

Foi consistente à medida em que vendia mais do que um casaco ou uma camiseta: passava informação com aquelas fotos. Agregou valor à marca. E foi constante. Seguiu o próprio padrão de acordo com o que acreditava.

A trajetória da Nasty Gal não surpreende. Mas reforça conceitos importantes que servem de inspiração e são aplicáveis em qualquer tipo de negócio. Eu sinalizei no meu livro cinco lições que poderia aplicar hoje em qualquer tipo de negócio que tivesse e divido com vocês.

girlboss1girlboss2
O Girlboss é uma ótima inspiração pra quem pensa em empreender ou quer reforçar as boas ações em seu negócio. Custa, em média R$ 22.

GIRLBOSS_LIVRO

Sinopse de #GIRLBOSS
Sophia Amoruso passou a adolescência viajando de carona, furtando em lojas e revirando caçambas de lixo. Aos 22 anos ela havia se conformado em ter um emprego, mas ainda estava sem grana, sem rumo e fazendo um trabalho medíocre que assumiu por causa do seguro-saúde. Foi aí que Sophia decidiu começar a vender roupas de brechó no eBay. Oito anos depois, ela é a fundadora, CEO e diretora criativa da Nasty Gal, uma loja virtual de mais de 100 milhões de dólares, com mais de 350 funcionários. Além da história de Sophia, o livro cobre vários outros assuntos e prova que ser bem-sucedido não tem nada a ver com a sua popularidade; o sucesso tem mais a ver com confiar nos seus instintos e seguir a sua intuição. Uma história inspiradora para qualquer pessoa em busca do seu próprio caminho para o sucesso.

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.