O café da manhã perfeito, segundo especialista em alimentação holística

Beatriz Larrea é o nome incensado do momento na Europa no quesito alimentação. Nutricionista especializada em beleza holística (que prega a união e a saúde de corpo, mente e espírito como um todo), ela tem centrado foco no assunto café da manhã – e a importância vital desta primeira refeição, que muita gente pula ou desdenha. Espia só o que diz a especialista sobre o assunto.

Como o café da manhã influencia no nosso organismo ao longo do dia?
Um bom café da manhã evita problemas de hipoglicemia (a queda dos níveis de açúcar do sangue). Se você come pão branco, que não contém nada de fibras e sim açúcares, e um copo de suco de laranja, estará ingerindo uma bomba calórica que só fará aumentar muito a insulina do seu organismo de forma rápida e precipitada. Resultado: no meio da manhã. você já estará com fome e terá vontade de beliscar alimentos ricos em hidratos de carbono. Por isso, um café da manhã rico e equilibrado em nutrientes é a garantia de que você tomará as melhores decisões sobre sua alimentação ao longo de todo o dia.

breakfastPROTEÍNA, HIDRATO DE CARBONO E GORDURA SAUDÁVEL A CHAVE DA REFEIÇÃO

Quais são os alimentos de um café da manhã completo, saudável e equilibrado?
O segredo para um café da manhã exemplar segue a mesma premissa das outras refeições. Você deve incluir os três grupos de alimentos. São eles:
1 – Proteínas: promovem a saciedade e são fundamentais para manter os níveis de açúcar estáveis. São indispensáveis para o correto crescimento, desenvolvimento e recuperação do corpo. No café, você pode optar por ovos, iogurte sem açúcar, peito de frango, frutas secas ou proteína vegana em pó.
2 – Hidratos de carbono: são a principal fonte de energia, além disso, são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Atenção: não estou me referindo a pão branco, cereais processados, sucos de caixinhas e bolos. Esses alimentos são simplesmente açúcar. Você deve optar por hidratos complexos, como cereais integrais. aveia, centeio, quinoa e frutas. Quanto mais fibras, melhor.
3 – Gorduras saudáveis: essenciais para manter estáveis os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia. São elas que evitarão que você tenha fome uma hora depois de tomar café. Encontram-se em iogurtes, azeite de oliva, abacate, sementes de chia e linhaça, manteiga de coco, azeitonas e frutas secas.

abacate-620x330ABACATE: SEGUNDO A ESPECIALISTA, A FRUTA MAIS COMPLETA QUE EXISTE

Quantas calorias deve ter o café da manhã?
Jamais me preocupo em contar calorias, pois elas não proporcionam a visão holística do alimento. Você acha que um organismo processa da mesma maneira mil calorias de bolacha e mil calorias de espinafre? Claro que não! Cada nutriente é processado de forma diferente no nosso corpo – e isso é o que deve ser levado em conta. Bolos, por exemplo, se transformarão em gordura; já o espinafre, em alimento para o nosso corpo. O abacate tem muita calorias e ao mesmo tempo é a fruta mais saudável do planeta, pois converte-se em alimento para todas as células. Já um suco light, com zero calorias, é a pior coisa que você pode ingerir. Não devemos pensar em calorias, mas em nutrientes. É preciso sempre se perguntar se o alimento que você pretende consumir pode fomentar tua saúde e potencializar tua vida a longo prazo. O abacate pode. O suco light de caixinha não.

+MARI KALIL: Do que uma porção de 100 gramas de abacate por dia é capaz!

Qual é o horário indicado para o café da manhã?
Recomendo intervalo de 12 horas entre o jantar e o café. Devemos tomar café no momento em que sentimos um pouco de fome. Cada pessoa tem fome em determinado horário, por isso, o ideal é saber escutar o corpo. Se você faz esporte na primeira hora da manhã, indica-se ingerir algum hidrato complexo, como meia banana, por exemplo, entre 30 e 60 minutos antes do reino. O café completo fica para depois do exercício.

cafeVARIAR É PRECISO: COMER SEMPRE A MESMA COISA PODE CAUSAR INFLAMAÇÕES

O que acontece se comemos sempre os mesmos alimentos, mesmo eles sendo saudáveis e indicados?
O ideal é variar a alimentação. Não apenas porque cada alimento tem um aporte nutricional diferente, mas também porque, se você come sempre a mesma coisa por um longo período, pode provocar inflamação no seu organismo. Por que existe intolerância ao glúten? Porque, além de ser uma proteína modificada e altamente inflamatória, ela é consumida em excesso, todos os dias. Este hábito, pouco a pouco, vai prejudicando o intestino e causando doenças. Por isso, indico variar sempre os alimentos do café, principalmente aqueles que tendem a causar problemas, como soja, ovos, amendoim, lácteos e o glúten.

O que você costuma comer no café da manhã?
Eu adoro batidas. Minha preferida inclui leite de amêndoas, banana e morangos congelados, manteiga de coco, espinafre, canela e sementes de cânhamo. Bato todos juntos no liquidificador. Fica uma delícia. Mas qualquer café da manhã que contemple alimentos dos três grupos de macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis) está valendo.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. Estaremos te esperando, Chiquinho! Repost @chico_sperotto ♥️🐶🌞
  • • KARL LAGERFELD
10.09.1933 - 19.02.2019 🖤
•”Pense rosa. Mas não use".
•”Calça de moletom é sinal de fracasso. Você perdeu o controle sobre sua própria vida e comprou um moletom".
•”Eu acho tatuagem uma coisa horrorosa. É como viver o tempo todo em um vestido Pucci".
•”Meu maior luxo é não precisar me justificar para nenhuma pessoa.”
•”Gosto que tudo seja lavável. Eu mesmo, inclusive.”
•”Personalidade começa onde a comparação termina.”
•”As melhores coisas que fiz na minha vida, as vi nos meus sonhos. É por isso que tenho um caderno de rascunhos na minha cama.”
•”O politicamente correto, a preservação. Eu acho tudo isso extremamente chato.”
•”Coco Chanel jamais teria feito o que eu fiz. Ela teria odiado.”
•”Sou uma pessoa da moda e a moda não é somente sobre roupas. É sobre todos os tipos de mudança.”
•”Eu amo estar de passagem. Nasci em um porto, em Hamburgo. Então minha mãe disse: ‘É a porta do mundo, mas não é mais do que a porta. Portanto, já pra fora!’”.
#ripkarllagerfeld
  • - Dinda, entra no mar comigo?
- A dinda não gosta de mar gelado.
- Eu queria mergulhar com a dinda.
- Então a dinda vai te dar a maior prova de amor do mundo. E tu vai lembrar pra sempre, promete?
- Prometo, dinda.
E assim foi, e a lembrança eterna será de nós dois. #joaobenicio #amordadinda
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾 Detalhes no destaque do Stories
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻