Como promover a integração do novo cachorro com o antigo dono do lar

Basta um novo cão entrar para a família para que a preocupação comece com o antigo morador. Além de se envolver com a adaptação do novo integrante, o dono precisa ter em mente o quanto é importante promover a sociabilização entre os dois. Entre as reações mais comuns com o recém-chegado, é provável que o ciúme se manifeste das mais diversas formas, seja fazendo com o que o cão da casa se afaste ou até que rosne ou brigue com o caçula do ambiente.

take-it-easyMUITA CALMA NESSA HORA!

Dá para promover a interação e garantir que os dois sejam melhores amigos no futuro. Espia só as dicas!

Escolhendo o novo amigo

Antes de adotar um cachorro, certifique-se de que ele tem características próximas ao que já mora na sua casa. Por exemplo, se o seu cachorro é mais idoso e calmo, um filhote agitado pode deixá-lo estressado. Se o perfil do seu cão é mais bagunceiro, ele pode acabar não se dando bem com o novo morador calmo demais, e isso pode acabar gerando brigas. Na dúvida, consulte o seu veterinário.

CACHORO 29313253_5718586_6349223_n_largeO “MUITO PRAZER” DEVE SER LONGE DE CASA

O primeiro contato

Assim que o novo cãozinho chegar, é fundamental apresentá-lo ao que antes era sozinho dono do pedaço. Se for possível, o ideal é promover o encontro primeiro em um ambiente onde o cachorro esteja acostumado a conviver com outros animais, como um parque, por exemplo. Depois, leve o novo amiguinho em definitivo para casa.

Um é pouco, dois é muito bom

Após o primeiro contato, é bacana mostrar para o antigo morador não vai ter sua rotina “prejudicada” por conta do novo bichinho. Mantenha os passeios diários, sempre com os dois juntos. Os momentos de brincadeiras em casa também devem ser compartilhados. Vai fazer cafuné no mais novo? Com a outra mão, brinque com o antigo também, para que ele se sinta tão querido quanto antes. O fundamental é que ele perceba que nada mudou porque tem gente nova no pedaço.

dogs-eatingNA HORA DE COMER, CADA UM NO SEU QUADRADO

Cada um com seu cada qual

Nada de fazer com que eles dividam coisas materiais, viu? Para evitar brigas, principalmente na hora de comer, ofereça em lugares afastados para cada um seu próprio potinho de água e comida. O mesmo vale para brinquedos: se estranharam por conta do chocalho? Tire de ambos e esconda! Nada de deixar para um só brincar. O importante é ter tudo duplicado.

Não force a barra!

A dupla começou a se estranhar? O mais velho fica afastado e não está interagindo? Vá com calma! Seu cãozinho provavelmente está se sentindo enciumado ou escanteado. Se eles brigarem, separe-os momentaneamente e depois tente promover novamente a sociabilização.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.