Como tirar o melhor proveito do ar-condicionado para a conta não pesar (tanto) no bolso!

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitas pessoas pensam em adquirir um aparelho de ar-condicionado para refrescar o ambiente de suas residências e estabelecimentos comerciais. Geralmente, fazem pesquisas para encontrar o aparelho com o menor preço que atenda às suas necessidades. O que nem sempre o consumidor leva em conta é o quanto o consumo energético do aparelho vai pesar na conta de luz. Algo muito importante, vamos combinar!

Durante o verão, os sistemas de refrigeração, como equipamentos de ar-condicionado e ventiladores, chegam a representar até 18% do consumo de energia de um cliente residencial, superando o consumo de chuveiros, televisões e lâmpadas. Por isso, o uso racional e a escolha do aparelho correto podem fazer a diferença para reduzir a conta de luz no final do mês.

O gerente do Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Junior, esclarece para o site MK que a compra consciente de um ar-condicionado envolve mais variáveis do que apenas o preço do aparelho.

– Existem variáveis no ambiente em que ele será instalado que pode influenciar no quanto o aparelho consome. Por isso, para economizar ao máximo, a instalação deve ser tão planejada quanto a compra – ressalta.

giphy

Luiz Carlos preparou 10 orientações para usar o ar-condicionado de maneira econômica, segurança e responsável. Vamos ver?

1. Custo do consumo mensal
As estimativas apontam que o uso de um ar-condicionado pode contribuir para o aumento do consumo de energia em cerca de 30% durante o verão na comparação com o inverno, dependendo da forma de uso. Isso significa que, em uma família pague R$ 150,00 por mês de luz sem o ar condicionado, com o aparelho o custo mensal pode checar próximo a R$ 200,00.

tumblr_mtct273axi1ssqxwho1_500

2. Potência do aparelho
Outro cuidado que é preciso ter antes de comprar o aparelho é pesquisar qual a potência ideal para o local onde o ar-condicionado será instalado. De um modo geral, os fabricantes do equipamento aconselham multiplicar 600 BTU (unidade de medida utilizada no aparelho) por metro quadrado do ambiente a ser refrigerado, adicionando outros 600 BTU por pessoa que usará o local, contando a partir da segunda.

Exemplificando, se o equipamento será instalado em um quarto com 20 metros quadrados, a conta a ser feita é de 600 x 20, cujo resultado é 12 mil. Isso significa que a potência ideal do aparelho para refrigerar este cômodo é de, no mínimo, 12 mil BTU.

gif-calor1

3. Presença no ambiente
Tudo o que traz calor para o local vai exigir mais do aparelho. Como por exemplo, o tipo e a quantidade de lâmpadas instaladas (lâmpadas incandescentes tendem exigir mais do sistema de refrigeração do aparelho), a iluminação pode elevar a temperatura de um cômodo em até 5°C. Lâmpadas de LED são mais indicadas, pois não esquentam o ambiente; Insolação é outro fator de influência, prefira instalar o ar-condicionado nos locais naturalmente mais frescos da casa; Escolha também uma potência maior se o ambiente tiver muitos equipamentos como computadores, geladeiras, projetores e televisão. Realize a limpeza e a manutenção periódica no aparelho.

4. Regulação da temperatura
Evitar o uso na temperatura mínima. Para economizar energia, mantenha uma temperatura confortável e espere um tempo maior para que o ambiente seja refrigerado de forma gradativa. Temperaturas entre 21º e 22º já proporcionam uma sensação de conforto sem um elevado consumo energético. Para facilitar, alguns aparelhos também possuem a função “modo econômico”, que funcionam de forma parecida ao dos aparelhos celulares.

tumblr_m6x6hbkrhc1qhcrb0o1_500

5. Aparelhos inverter
Apesar de custarem mais, os aparelhos do tipo inverter podem trazer uma economia de até 40% em relação a um aparelho convencional. Isso porque essa tecnologia permite que o aparelho regule o fluxo de energia do sistema, alterando a velocidade do compressor. Este componente irá reduzir o consumo de energia quando se detecta que a sala precisa de menos refrigeração ou aquecimento para alcançar a temperatura desejada.

6. Ambiente fechado
Nunca é demais lembrar que, quando o ar condicionado estiver ligado, as janelas e portas do cômodo devem estar totalmente fechadas para evitar a troca rápida de calor com o ambiente externo.

7. Uso durante a madrugada
A maioria dos aparelhos vendidos hoje no mercado tem uma função para programar o desligamento automático (timer). Usar este recurso durante a madrugada evita um gasto de energia elétrica desnecessário, uma vez que, até o amanhecer, há um resfriamento natural do ambiente.

giphy

8. Segurança
Antes de instalar um aparelho de ar-condicionado, contrate um profissional eletricista para avaliar a sua instalação interna. Fazer as adequações necessárias na fiação elétrica, o que, neste caso, além de trazer economia, revela um cuidado com a segurança.

9. Selo Procel
Antes de comprar, procure sempre saber mais sobre os dados técnicos do aparelho nos sites do fabricante e do Inmetro (www.inmetro.gov.br). Priorize sempre os modelos com Selo A do Procel, que sinaliza os aparelhos mais econômicos e eficientes do ponto de vista energético. O site do Inmetro possui uma tabela com o consumo de energia de todos os aparelhos homologados pelo instituto, o que facilita a comparação entre as diferentes marcas.

10. Adequação de carga
Um aparelho grande consumidor de energia como um ar-condicionado pode influenciar na qualidade do fornecimento de energia elétrica. Por isso, para não comprometer a continuidade do fornecimento de energia elétrica, é importante que as informações cadastrais de consumo na distribuidora estejam atualizadas. Ou seja, a distribuidora de energia, com a CPFL, precisa saber o quando cada imóvel realmente pode usar de energia para preparar uma rede elétrica capaz de suportar essa demanda e não causar sobrecarga na rede por cargas não declaradas.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • #ptnão #ptnuncamais #vemprarua 🇧🇷👊🏻
  • Então, em um belo dia do ano passado, recebi uma ligação da direção de @revistadonna @gauchazh comunicando que minha coluna não se encaixava mais no perfil editorial da empresa. Pois o tempo sempre vai mostrando suas razões. Quanto orgulho de não me encaixar na filosofia de um veículo que cede espaço à defesa do extermínio de animais inocentes.
  • Quando você fica sabendo que mãe e filha se divertem às suas custas - ainda que rindo da desgraça alheia🤣🤣🤣 Obrigada pela companhia @llillinee e @helena.e.silva.7 ♥️
  • Em um universo digital cada vez mais galopante, grandes empresas começam a entender que a comunicação de qualidade está nas mãos dos influenciadores. Obrigada por me incluir nesta turma @tramontinaoficial. Foi um privilégio estar com todos vocês! #visitatramontina #tfactorystore #serragaucha
  • Encontrei meu vagão na Maria Fumaça. Grata pelo toque @adrianafranciosi 🤣 #firstclass #sóquenão #viagemdetrem #visitatramontina #tfactorystore
  • Convido a todos vocês a acessar o site historiasquemarcam.com.br. Uma  bela homenagem do @simers_rs aos médicos neste 18 de outubro. Porque a vida deles, e eu tenho esse lindo exemplo em casa, merece ser sempre lembrada e reverenciada. Parabéns, meu pai querido e a todos teus colegas ♥️ #18deoutubro #diadomédico #historiasquemarcam