Blog da Mari: “Me apaixonei por suculentas e reuni dicas de como cultivar em casa!”

Cansada de comprar flores e plantas que nunca vingavam na mesa de centro da varanda de casa, apelei para as suculentas. Bela tarde, de passagem pela Floricultura Cristal, na Zona Sul, percebi que tinha 15 minutos sobrando, estacionei e desci com o firme propósito de resolver a pendenga da bandeja de madeira vazia da minha varanda. Foi a coisa mais sensata que fiz na vida. Seis suculentas estão há quase dois meses decorando minha casa sem me dar o menor trabalho. Molho uma vez por semana – elegi o sábado de manhã para não me perder nos dias – e era isso. Xô, dor de cabeça.

Olha!

suc-mariMINHA TURMA DE SUCULENTAS NA BANDEJA DE MADEIRA!
Um lindo bem durável!

Logo que postei no insta (@mari_kalil), muita gente perguntou o que era, onde havia comprado, como adquirir, como cuidar, enfim. Bom, em primeiro lugar, suculentas existem em praticamente todas as floriculturas e podem ser encontradas até em supermercados. Quanto a isso, nenhum empecilho. Quanto a como cuidar, resolvi fazer uma pesquisa, perguntar em floriculturas e fazer um Guia da Suculenta.

baby-kiss3NÃO SOU UM AMOR?

bento1125ELA SE ACHA

Dá uma olhada então nas três dicas para ter em casa suculentas!

1) Tudo que elas precisam é de muito sol e pouca água. Na minha varanda, bate sol direto à tarde e, como disse, molho uma vez por semana. O Anderson, da Floricultura Blumengarten, me falou que é comum afogar as suculentas. Para evitar que as raízes fiquem empoçadas e apodreçam, a dica é preferir vasos com furinhos. Olhe embaixo antes de comprar, portanto! Se colocá-las em cachepôs, certifique-se de que não ficarão com água embaixo.

suculentas3VÁRIAS ESPÉCIES JUNTAS NO MESMO CACHEPÔ TAMBÉM FICA UMA GRAÇA

2) No verão, talvez as suculentas precisem de mais de uma rega por semana. Mas não tem mistério. O mais indicado é colocar o dedo na terra e ver o quão seca ou molhada ela está. O ideal é que seja mantida sempre úmida. Evite molhar as plantas, molhe apenas a terra, pois as folhas podem apodrecer.

3) Evite adquirir suculentas com aquelas pedrinhas brancas usadas para enfeitar. Eu já fiz isso e me dei mal. Essas pedrinhas nada mais são do que mármore picado. Quando mollhado,  libera um pó que faz mal para a planta. No lugar deles prefira coberturas naturais como casca de pinus e palha de arroz. Ou nada.

dscn6612ESTÁ VENDO O MÁRMORE PICADO? EVITE PARA NÃO PREJUDICAR A PLANTA!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 👌🏻 #nãosejaumadelas
  • O melhor pai que esses peludinhos poderiam ter 🐶♥️🐶
  • Feliz Dia dos Pais ♥️ Faltou tu @luciakalil
  • #blackisbeautiful 🖤 #porai #bandmulher #transformaçãododia #twentyfoursevenpoa
  • Quem sabe ainda sou esta garotinha. Porto Alegre, 1979 #tbt
  • Muito prazer, Half-Tuck! Sou o estilo do momento de usar camisas e a Mari já sabia disso há 20 anos. É antenada essa guria, vai dizer?👌🏻🤣 Detalhes no blog e no Stories! #amigamari #camisa #halftuck #tendencia2018