Ótimos truques para não errar na criação de um lindo arranjo de mesa

Quase tão importante quanto o menu que será servido é pensar em como será a decoração da mesa para uma ocasião especial. Além de toalhas, talheres e aparelho de jantar, outro item que merece atenção redobrada é o arranjo de mesa. Afinal, de nada adianta ser lindo se dificulta a comunicação entre os convidados, vai dizer?

– Em geral, o arranjo de mesa é sempre maior do que precisa. Os modelos grandes funcionam melhor em um aparador, por exemplo – ensina a consultora de etiqueta Claudia Matarazzo.

Para te ajudar, enumeramos quatro truques para você escolher direitinho o arranjo que mais combina com o seu evento. Espia!

flores-centro-mesa-620-04_6567919452377562950EVITE ARRANJOS ENORMES

À primeira vista, eles até parecem mais bonitos e conferem um glamour extra à decoração, mas basta que os convidados sentem à mesa para que o anfitrião perceba que a escolha não foi tão boa assim. Prefira arranjos menores, com até 30 centímetros de altura. Para ver se funciona, faça o teste: você consegue enxergar bem a pessoa do outro lado da mesa? Se a resposta for sim, é só optar pela composição que mais lhe agrada.

arranjo-de-mesa-alto-de-flores-amarelas-casamento-ilana-luiz-andreARRANJO MAIS IMPONENTE? ATENÇÃO AO SUPORTE!

Se você faz questão de um arranjo maior, a dica é investir em um suporte que seja alto o suficiente para que deixe as flores em uma altura superior a dos convidados sentados. Em casas de decoração, opções é o que não faltam – e incluem vasos, garrafas e outros. Tome cuidado também para não escolher um suporte muito grande.

b6c8c441874d2359322c3f90b63cfe20NADA DE PERFUMES FORTES

Para não interferir no odor dos pratos que serão servidos – e atrapalhar a degustação dos convidados, opte por flores com pouco ou sem nenhum perfume. Lembre-se também que há muitas pessoas que têm alergias e, nesse caso, passariam o jantar inteiro espirrando. Rosas e lírios – exceto os de cor branca – são boas opções, mas vale avaliar com seu florista quais são as plantas da estação.

roses-in-recycled-asian-food-packagingA GRANA ESTÁ CURTA? RECICLE!

Quem já organizou um casamento ou formatura sabe: parece bobagem, mas flores são caras. Dependendo do suporte escolhido então, mesmo que alugado, pode pesar no orçamento do seu evento – ou até mesmo na hora de escolher um vaso bonito para decorar a sala naqueles jantares bacanas com a família. É por isso que vale a pena separar algumas horas de seu final de semana e exercitar a criatividade para criar seu próprio arranjo. Que tal utilizar belas garrafas que você tem em casa como vaso para aquelas flores do campo, ou latinhas de chás que terminaram? E lembra daquele pote de vidro meio sem uso no fundo da estante? Com pérolas falsas ou pedrinhas coloridas dentro, você pode compor um belo arranjo para a mesa da sala. Quer mais? Com laços e outros ornamentos, como cordas, é possível montar um arranjo mais rústico que funciona bem para aquela festa no jardim – e o melhor, feito por você.

Compartilhar
Mariana

Mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

2 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O primeiro episódio da série "Inspire e Expire Porto Alegre" a convite da Melnick Even para comemorar o lançamento do Pontal tinha que ser aqui: no meu amado Moinhos de Vento, onde nasci, cresci, passeio e respiro sempre uma boa nostalgia. Devidamente acompanhada, claro. #InspireExpirePOA #MelnickEven
  • Mais um #tbt nosso, meu companheiro de jornada. Dezessete anos juntos, todos os dias, dá nisso. Aqui, olhando sempre na mesma direção, na nossa Punta del Este amada! #2014 #bento #xerife #amigodeumavidatoda ♥️🐶
  • Pensa numa criança na Disney: pensou em Mariana no dia em que visitou pela primeira vez a fábrica do seu biscoito favorito e companhia inseparável há 7 anos. Me senti em casa, amigo @stroopwafelmoinho @willemvosbrasil ♥️ Tem detalhes (deliciosos!) no Stories #stroopwafel #spekulaas #biscoitoholandes
  • Dica da Mari 👌🏻🤣 #quemavisaamigoé
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️