Aprenda a manter as plantas lindas e irrigadas durante as suas férias

Com o período de festas e férias chegando, é preciso elaborar um esquema funcional para manter as plantas vivas durante nossa ausência. Um dos erros mais comuns é encharcar o vaso, colocando muito mais água do que a planta precisa na tentativa de compensar os dias que ela não receberá nada. Detalhe: a planta só absorve a quantidade de água necessária. O resto fica acumulado no fundo do vaso ou no prato, o que pode causar o apodrecimento das raízes e até a morte da coitada.

Foi para esclarecer dúvidas e não deixar que o pior aconteça que fomos ouvir a arquiteta e paisagista Lucia Manzano. Ela deu dicas preciosas para manter as plantas verdes e lindas até voltarmos para casa. Espia só!

 

Dry-WaterGEL: TRANSFORMADO EM LÍQUIDO, ELE LIBERA LENTAMENTE A UMIDADE

Uma dica legal é o uso de um gel (composto por 98% de água e 2% de celulose). Ao ser enterrado e entrar em contato com as bactérias do solo – durante o processo de quebra de seus compostos – há a transformação do gel para o estado líquido, liberando lentamente a unidade. Esse processo pode durar de 30 a 90 dias.

GARRAFA-PETGARRAFA PET: MÉTODO TRADICIONAL

Se a viagem for curta, feriado ou final de semana, por exemplo, uma garrafa de 500ml deve bastar. Detalhe: para até uma semana, a indicada é a garrafa de 2 litros. Para utilizar essa técnica basta encher a garrafa pet com água, fazer um pequeno furo na tampa e enfiar de cabeça para baixo na terra até que ela possa ficar em pé sozinha. Para retirar a pressão do ar, faça até três furos pequenos no fundo da garrafa. Dica importante: jamais coloque a garrafa na terra muito molhada ou muito seca.

cadarçoalgodao1CADARÇO DE ALGODÃO: SOLUÇÃO PARA PEQUENOS VASOS

Este método é ótimo para aqueles vasos pequenos com furinhos na base: passe um cadarço ou linha grossa de algodão pelos furos (imagem do meio) e deixe as pontas caídas para baixo. Coloque o vaso da flor sobre uma vasilha cheia de água e coloque as pontas do cadarço que estavam para baixo dentro da água do recipiente. O que vai acontecer? A planta vai sugar a água através do cadarço sempre que precisar.

plantas-dentro-de-casa-que-especies-usarILUMINAÇÃO NATURAL

As plantas de dentro de casa precisam ficar em lugares com iluminação natural (sem insolação direta) e boa circulação de ar. Não hesite em mudá-las de lugar, se este não for o caso, durante a sua ausência.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • De uma viagem a trabalho para o Oriente Médio, nasceu um livro. Deste livro, uma carreira de escritora. Desta carreira, o desejo de empreender. Deste empreendedorismo, um blog que agora virou coluna no Band Mulher e na BandNews FM. E muito ainda está por vir. O #tbt de hoje é pra relembrar com carinho o início de tudo ♥️ Deserto do Sinai, Egito. Outubro/2010. #peregrinadearaque #livro #porai #bandrs
  • Quando um bolinho de bacalhau é um bolinho de bacalhau ♥️ #pampulhinha
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs
  • Primeiro fim de semana na Fazenda Tapera, da família do meu então novo namorado, @carloseduardosperotto. Primeiro mês de volta ao RS depois de largar o emprego no Rio porque tinha certeza de que Chiquinho seria meu futuro marido. E não é que acertei?!♥️ #7dejunho #2007 #tbt #quintafeiradoretorno
  • #desafioaceito #todoscontraocancerdemama #euapoioessacausa Vamos fazer uma corrente por esta causa? Então compartilha uma foto tua em preto e branco para demonstrar apoio à luta contra o câncer de mama. Não precisamos esperar outubro quando é nossa saúde que está em jogo. O câncer de mama tem chances altíssimas de ser curado quando descoberto em estágio inicial #cancerdemamatemcura #ligafemininadecombateaocancer #imama #voluntariaspelavida