Dica de especialista! Três livros que falam a verdade sobre emagrecimento e alimentação

A todo momento, diversas pessoas sentem que precisam emagrecer. Com pouco conhecimento sobre o assunto, elas começam a fazer dietas muito restritivas que prometem verdadeiros milagres, mas é preciso muito cuidado, uma vez que emagrecimento está ligado diretamente à saúde. Para esclarecer alguns pontos sobre o assunto, o especialista em nutrição otimizada pela Universidade Estadual de San Diego, Rodrigo Polesso, sugere três livros que vão ajudar a mudar a percepção sobre emagrecimento e alimentação de qualidade.

– O conteúdo presente nesses livros é baseado em fatos e evidências científicas, não em achismos, e ajuda a entender que a alimentação impacta em tudo que está relacionado ao nosso corpo, nossa saúde e até mesmo à nossa performance cerebral – revela o especialista.

por_que_engordamos_corr_9788525431493_hdPOR QUE ENGORDAMOS E O QUE FAZER PARA EVITAR
Autor: Gary Taubes

Gary Taubes é considerado um dos mais prestigiados jornalistas científicos da atualidade. Segundo Polesso, este é o primeiro livro ideal para que as pessoas aprendam, de maneira bem simples e embasada na ciência, o verdadeiro motivo pelo qual elas engordam, quebrando os maiores paradigmas sobre alimentação.

No conteúdo presente no livro, os leitores descobrirão que a razão de engordarem está fundada em uma disfunção metabólica: as pessoas comem mais por estarem engordando e não o contrário, pois ao engordar, o corpo precisa de mais energia e produz mais insulina, o que dá a sensação de fome infinita. A solução, segundo Gary, é eliminar da dieta os alimentos que causam um rápido aumento da insulina do corpo, como açúcar e carboidratos refinados e processados, presentes em bolos e pães, por exemplo.

Ao ler o livro, Rodrigo revela que as pessoas poderão fazer escolhas mais conscientes para a alimentação, tendo como base questões científicas e quebrando os mitos que estão disseminados. “Gary constrói a base de entendimento sobre uma alimentação verdadeira para a saúde e para o emagrecimento, focando não nas calorias, mas na qualidade dos alimentos”, ressalta.

barriga-de-trigoBARRIGA DE TRIGO
Autor: William Davis

Neste livro, o doutor William Davis, após anos de estudos clínicos, explica por que parar de comer trigo, até mesmo o integral, ajuda na perda de peso, redução de gordura localizada e eliminação de vários problemas de saúde, uma vez que observou resultados extraordinários após orientar milhares de pacientes a pararem de consumir trigo.

Rodrigo ressalta que atualmente uma grande quantidade de pessoas consomem alimentos derivados do trigo e este livro ajuda a entender o impacto que essa alimentação gera no organismo. “Existem muitos problemas relacionados com a questão do consumo desse alimento, tais como doenças, condição física e obesidade”, explica. O especialista acredita que uma das mais poderosas mudanças possíveis de se fazer na dieta é a retirada total do trigo da dieta ou a redução drástica de seu consumo.

dieta-da-menteA DIETA DA MENTE
Autor: David Perlmutter

Este livro conta a verdade sobre os efeitos do trigo, do açúcar e dos carboidratos refinados e processados no cérebro, e que o destino desse órgão não está na genética, mas naquilo que as pessoas comem. Segundo as descobertas do escritor David Perlmutter, os carboidratos ruins podem destruir o cérebro. O livro apresenta pesquisas de alta qualidade, junto com histórias reais de transformação, para explicar por que uma dieta rica em “gorduras boas” é ideal para o corpo e pode fazê-lo emagrecer sem voltar a engordar.

Rodrigo Polesso conta que o autor do livro, David Perlmutter, é um dos mais importantes neurologistas de sua área. “Uma das coisas mais importantes que temos em nosso corpo é o cérebro, pois nós não funcionamos sem ele, e este livro irá mostrar o impacto da alimentação na nossa performance cerebral”, explica. O especialista ressalta que, quando o cérebro está funcionando bem, o resto do corpo também funciona, e por isso é de alta importância que as pessoas cuidem da saúde cerebral.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

2 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter
  • Então você foi a aluna eleita de hoje para posar no paredão anti-fashion. Motivo? Seu Crocs verde tartaruga 🐢🐢#yoga #sattvashala #aulaonoferiado