Rir pra não chorar: um livro que tenta decifrar o idioma da mulher sapiens

O jornalista Celso Arnaldo Araujo acompanha os discursos da presidente Dilma Rousseff desde a época em que ela dava expediente à frente do Ministério de Minas e Energia no governo Lula. Já naquela época, Dilma começava a se apresentar à população como presidenciável, e Celso começava também a notar que havia algo de errado em sua maneira de se expressar.

Era a semente inicial de Dilmês: o idioma da mulher sapiens, uma “análise sintática e política” da língua falada pela presidente. Com altas doses de humor, o autor destrincha, documenta e interpreta muito do que Dilma falou publicamente na última década, seja em entrevistas para os jornalistas ou em seus discursos – todos transcritos fielmente no portal oficial da presidente.

Dilmês-313x500RIR PRA NÃO CHORAR

Celso não poupa Dilma de seu sarcasmo. Escreve ele: “Com sentenças que, levadas ao pé da letra, sem uma rigorosa revisão, seriam barradas da ata de reunião de condomínio de um conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida, Dilma foi impondo o dilmês ao mundo civilizado.

MARI KALIL: Ah, eu sou coxinha!!!

Em seu texto, o autor acompanha a evolução da oratória da presidente ao longo de sua carreira política, em diferentes situações. Há declarações sobre futebol, outras feitas em suas viagens internacionais e um capítulo dedicado à aparente inaptidão de Dilma com os números, por exemplo.

Gafes e frases que ficaram famosas e deram até origem a memes na internet, como a “saudação à mandioca”, a “mulher sapiens”, a meta zero a ser dobrada ou o “cachorro que vem atrás da criança” estão entre os exemplos analisados por Celso.

Lembra do Melô da Mandioca? Aperta o play!

E o discurso do cachorro atrás da criança? Alguém entende? Aperta o play!

Nos capítulos finais, o autor ainda lista as 63 melhores frases da presidente, além de fazer um apanhado de alguns maneirismos e traços que se repetem no discurso de Dilma. Celso Arnaldo Araujo é jornalista. Trabalhou 27 anos na revista Manchete, pela qual conquistou duas vezes o Prêmio Esso. É autor do livro Dr. Zerbini: o operário do coração, biografia do médico pioneiro nos transplantes no Brasil. Desde 2009 acompanha e escreve colunas sobre os discursos de Dilma Rousseff.

No Facebook, a página da Comunidade Dilmês está sempre atualizada com as bolas fora da presidente.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquele sorriso que enche o coração da gente e faz toda a dedicação a um cachorrinho idoso valer a pena ♥️🐶 #bento17
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻