Mentes brilhantes: os projetos extraordinários da dupla de arquitetos da Smart

O que é luxo para você? Calma, não vá respondendo assim de pronto por que a pergunta é bem mais complexa do que parece. Uma definição do luxo depende do estilo, dos desejos e da visão de mundo de cada indivíduo em particular. Se para você esse conceito passa longe da ostentação e está próximo da qualidade acima da aparência, da simplicidade acima da opulência e do bom gosto triunfando sobre o lugar comum, você está na mesma vibe de Márcio Carvalho e Ricardo Ruschel. Com seus projetos autorais, os dois jovens arquitetos avançam na contramão dos grandes complexos residenciais, propondo uma nova maneira de viver e interagir com a cidade.

capa-ruschelMÁRCIO CARVALHO E RICARDO RUSCHEL, OS SÓCIOS DA SMART: NA CONTRAMÃO DO ÓBVIO E COM MUITO TALENTO PARA MOSTRAR

Depois de sair da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e atuar por anos no mercado tradicional de projetos imobiliários em Porto Alegre, os amigos Ricardo Ruschel e Márcio Carvalho estavam cansados. Já não encontravam caminhos para exercer sua criatividade e para praticar seus ideais e convicções nos trabalhos que desenvolviam. Nesta encruzilhada, perceberam que era hora de tomar uma atitude. Assim nasceu, em 2009, a Smart – Arquitetura para a Vida Contemporânea, um ateliê de desenvolvimento imobiliário voltado à arquitetura contemporânea e autoral desde sua concepção, projeto, incorporação e execução.

amelia-teles-1FACHADA DO AMÉLIA TELES 315, PRIMEIRO EMPREENDIMENTO DA SMART

Seguindo um modelo muito comum na Argentina, que é a figura do arquiteto-incorporador, eles decidiram controlar todo o processo, desde o projeto até a execução dos prédios. Assim, poderiam praticar a arquitetura na qual acreditavam em sua totalidade. O primeiro lançamento foi o Amélia Teles 315, uma aposta no escuro que acabou dando o tom e revelando a personalidade da Smart.

– No lugar de criticar o mercado, resolvemos propor um novo jeito de fazer. Estava tudo concentrado nos grandes empreendimentos e nós pegamos o caminho contrário, oferecendo um projeto diferente, com uma pegada cosmopolita, algo pequeno e cheio de personalidade. E a resposta foi muito melhor do que esperávamos. Havia espaço para os nossos sonhos – comenta Ricardo.

image-1INTERIOR DE UM DOS LOFTS DO AMÉLIA TELES 315: AMBIENTE CLEAN INTEGRADO COM A CIDADE

image-2ARQUITETURA CUSTOMIZADA: CADA UM DOS 8 LOFTS TÊM SEU PRÓPRIO DESENHO INTERNO DE ACORDO COM O DESEJO DO PROPRIETÁRIO

Inspirados pela arquitetura modernista praticada no Brasil nas décadas de 1940 e 1950, os arquitetos buscaram a máxima interação do empreendimento com o seu entorno, propondo um olhar sobre a cidade como elemento vivo no dia a dia das pessoas. Dentro dos prédios, a planta livre e com muito espaço também reflete este olhar moderno e cosmopolita, com a máxima qualidade aplicada em todos os detalhes e com a garantia de liberdade para que o morador interfira no seu ambiente. Da porta para fora, é a relação entre as pessoas e o ambiente urbano que entra em discussão.

– As pessoas querem, cada vez mais, viver a cidade, se relacionar entre si por meio do tecido urbano da rua, do bairro. Por isso conceitos como localização e estética são tão importantes para nós. Queremos propor uma arquitetura com a qual este sujeito cosmopolita, moderno e adepto do pós luxo se identifique. E também queremos deixar um legado positivo nas ruas de Porto Alegre, queremos tornar a cidade mais humana, mais harmoniosa e mais viva com nossos projetos – afirma Ricardo.

germano2FACHADA DO GERMANO OFFICE CONCEPT: PRÉDIO COMERCIAL NO BAIRRO HIGIENÓPOLIS FINALIZADO EM 2014 E ONDE FUNCIONA A SEDE DA SMART

Depois do primeiro empreendimento, os outros só reforçaram as convicções dos sócios. Até mesmo na execução de um prédio de escritórios comerciais o conceito foi mantido. Em meio às árvores do bairro Higienópolis está o Officeconcept Germano 508, prédio comercial que pratica o conceito de office boutique e que, por suas características, atraiu empresas como start-ups, agências criativas, escritórios de arquitetura e a própria sede da Smart, onde nossa conversa foi realizada. Ao dar os primeiros passos em direção ao interior do prédio, a recepção com sofás, iluminação direcionada e música ambiente já trata de informar que aquele ali não é um lugar comum.

germano-entradaENTRADA DO GERMANO 508: CELEIRO DE PROFISSIONAIS CRIATIVOS

germano-recepcaoRECEPÇÃO DO PRÉDIO DE ESCRITÓRIOS: MUITO LONGE DO LUGAR COMUM

germano-smartA SEDE DA SMART: CUIDADO E APURO ESTÉTICO EM CADA DETALHE

Em oito anos de existência, já foram seis projetos, alguns concluídos, outros em fase de execução. Ao falar do mais recente empreendimento, em fase de vendas e construção, os olhos de Ricardo reluzem. Fruto de uma parceria entre a Smart, a artista plástica Heloísa Crocco e a Saccaro, o Iguaçu faz conexões entre o contemporâneo e o ancestral, entre o urbano e o natural, no mais arrojado lançamento da dupla.

iguacu2PROJETO DO IGUAÇU: INTERSEÇÇÕES ENTRE O ANCESTRAL E O CONTEMPORÂNEO

iguacu1PARCERIA COM HELOÍSA CROCCO: ALCANCE DE NOVO PATAMAR ESTÉTICO COM GIGANTESCAS CHAPAS METÁLICAS NA FACHADA

iguacu-fachadaDESTAQUE NO HORIZONTE: LOFTS PERSONALIZÁVEIS DE 103 A 215 METROS QUADRADOS

Com base no projeto arquitetônico, Heloísa desenvolveu uma série de suas topomorfoses em gigantescas chapas metálicas, que comporão a fachada do prédio. São obras de arte que integrarão a paisagem urbana e que poderão interagir de três formas: com quem vê o prédio de longe, como um todo; com quem passa na rua e vê os painéis de perto; e com os moradores de cada apartamento, que terão a visão das obras de arte pelo lado de dentro.

iguacu3A OBRA PRIMA DO LADO DE DENTRO: PARCERIA COM O DESIGN SACCARO E ALTO PADRÃO DE CONFORTO E EFICIÊNCIA TERMOACÚSTICA

– Estamos muito empolgados, pois acreditamos que o diálogo entre a arte e a arquitetura não é somente possível, mas fundamental – diz Ricardo.

Recentemente, o projeto do Iguaçu rendeu à Smart o Ouro no Sinduscon Premium 2016/17, na categoria empresas de Pequeno e Médio Porte. É um reconhecimento da indústria da Construção Civil a um fato novo que está chamando a atenção no mundo da arquitetura no Rio Grande do Sul.

iguacu4AMBIENTE INTERNO PROJETADO PARA IGUAÇU: PRÊMIO MERECIDO

Depois de ouvir Ricardo explicar com paixão e emoção os seus projetos e a personalidade da Smart, questionamos sobre a sua felicidade pessoal com isso tudo. Ele e o sócio estavam realmente mais felizes e realizados?

– Enfrentamos muitos desafios, nem sempre é fácil e tivemos que aprender um caminho novo para praticar arquitetura. Mas se estamos mais felizes? Com absoluta certeza. Hoje somos pequenos, mas acreditamos no que fazemos. E isso deu um novo sentido a tudo.

+ Patrícia Lima, Especial para o site MK

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades
  • Golden Milk, o leite dourado da medicina ayurvedica que muda a vida! Tem receita no Stories (fiz nesta madrugada insone) e no site! #goldenmilk #leitedourado #vegan #curcuma #ayurveda #food #healthyfood