O que você precisa (muito) saber na hora de comprar um aparelho de ar-condicionado

Queridinho das estações quentes, o ar-condicionado faz sucesso quando o assunto é se refrescar. Mas é preciso saber alguns macetes básicos para não embarcar numa fria e colocar o investimento fora. O primeiro cuidado é na escolha de quantos BTUs o ar-condicionado deverá ter. BTU significa Britsh Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica) e indica a unidade de energia não métrica.

Cada modelo de ar-condicionado é indicado para um tamanho ideal de ambiente. Assim, não adianta querer que o ar-condicionado de 7000 BTUs gele um ambiente enorme da casa. Para calcular o BTU, existem quatro regras básicas:

  1. Para cada metro quadrado do cômodo, multiplica-se por 600 BTU
  2. Cada pessoa adicional soma 600 BTU (a primeira não é contabilizada)
  3. Cada equipamento eletrônico soma 600 BTU
  4. Se o cômodo ficar diretamente exposto ao sol, recomenda-se acrescentar mais 800 BTU para cada medida.

Por exemplo, uma sala que possui 30 m² onde ficarão três pessoas, dois computadores e que não está diretamente exposta ao sol, pede um ar-condicionado de 20.400 BTU. O cálculo feito é: 30 (m²) x 600 (BTU) + 1.200 (BTU – para duas pessoas, excluindo-se primeira) + 1.200 (BTU – dois computadores) = 20.400 BTU.

LOCAL ADEQUADO: NA POSIÇÃO MAIS HORIZONTAL E PRÓXIMO AO FORRO

Outra recomendação é: não espere o ar-condicionado dar algum problema para levar ao conserto. A manutenção preventiva de seis em seis meses, dependendo do aparelho, garante mais eficácia de seu funcionamento. Isso porque, quando o aparelho está sujo, 5% da sua capacidade de refrigeração é reduzida além de ter um aumento de 20% na conta de energia elétrica. Portanto, é necessário limpar os filtros regularmente e fazer uma troca a cada ano.

Como tirar o melhor proveito do ar-condicionado para a conta não pesar (tanto) no bolso

Antes de comprar o aparelho, é importante ver qual será a posição que ele irá ficar na casa, pois o ar frio deve trocar calor com o ar do ambiente antes de atingir o nível das pessoas. Deste modo, o ideal é instalar na posição mais horizontal, próximo ao forro, para que o ar atinja uma parede antes de entrar em contato com o corpo.

Não quer comprar um ar-condicionado porque tem problemas respiratórios? Equipados com filtros que podem reter até 99,9% das impurezas e poeira, este aparelho ajuda nesse sentido. Ou seja, seguindo as recomendações acima, não há problema quanto ao uso por pessoas com problemas respiratórios.

Existem ainda três diferentes modelos: ar-condicionado de janela, ar condicionado-split e ar-condicionado portátil. Antes de adquirir o seu, confira qual é o aparelho que realmente se adequa às suas necessidades.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Gorducha aderiu à moda da piranha 🐶♥️ Olha isso, @youhairstore! 🤣
  • As redes sociais hoje: DR até com a balança 🤣🤣🤣
  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
  • Três anos de adoção. Feliz Aniversário, minha Gorducha querida. Obrigada por este amor e este olhar ♥️🐶♥️ #18desetembro #adotaretudodebom
  • Né?! 🍫