Um passeio por Cape Town, a charmosa cidade cosmopolita da África do Sul

Convidamos Rosele Penz, a Tamy, uma cidadã do mundo e sócia da Atelier de Roteiros Agência de Viagens para contar para a gente tudo que viu, ouviu e experimentou em sua mais recente jornada: a viagem a Cape Town, na África do Sul. Tamy torna-se desde já neste post de estreia a mais nova amiga da Turma da Mari. Oba! Todo mês ela trará seus ótimos textos e dicas incríveis desse mundão que nos espera lá fora.

Com a palavra, Tamy!

“Cape Town (em português, Cidade do Cabo), na África do Sul, é de longe a cidade mais charmosa de todo o continente. Sim, Franschhoek e Stellenbosch, ali pertinho também são encantadoras cidades vinícolas, mas Cape Town vai além. São incontáveis atrativos, de paisagens naturais belíssimas a atrações, restaurantes, lojinhas…

No Waterfront, região do antigo porto, que foi revitalizada na década de 1990, o clima é de descontração. Turistas e moradores locais passeiam por ali, de lojinha em lojinha, comprando lembrancinhas, provando delícias nos bistrôs, tomando sorvete e tirando selfies. Em alguns pontos, grupos de artistas reúnem-se e cantam aquelas músicas africanas num tom de arrepiar, é muito lindo.

table-mountainTABLE MOUNTAIN
Talvez a atração mais visitada – certamente a mais concorrida – é a subida da Table Mountain. Enfrentar a fila para pegar o bondinho até o alto e de lá admirar a vista vale o esforço! Mas anota a dica: se comprar o ingresso pelo site antes, acelera bastante a espera. E aqueles que têm espírito aventureiro (e fôlego) podem subir a montanha a pé!

robbenROBBEN ISLAND
Outro passeio interessantíssimo para quem visita a cidade é conhecer Robben Island, a ilha onde Nelson Mandela cumpriu 18 dos seus 27 anos como prisioneiro político. Convertida em museu, a ilha recebe um número limitado de visitantes por dia e as vagas se esgotam rapidamente – portanto, é altamente recomendado comprar o ingresso com antecedência, especialmente se não tiver muitos dias na cidade.

Um dos aspectos mais marcantes ali é que a visita pela ilha é guiada por antigos presos políticos, que contam suas histórias e relatam como foi enfrentar os anos de perseguição durante o período do apartheid. Talvez a experiência mais emocionante da viagem.

Fugindo um pouquinho do roteiro básico para uma primeira visita, a cidade tem ainda muito a oferecer!! Os food and lifestyle markets são incríveis!

mojo-marketMOJO MARKET
O Mojo Market está no topo da lista dos favoritos. Fica na região de Seapoint e abre todos os dias das 10h às 22h. São 2 mil metros quadrados com dezenas de lojas de produtos de design (roupas, objetos de decoração) e comida local (destaque para os frutos do mar e os marcantes e aromáticos cafés africanos), cercados por janelas que vão do chão ao teto e revelam uma vista belíssima do mar e da orla.

cape-town-food-marketORANJEZICHT FARMERS MARKET
Ainda entre os mercados, agora mais na linha de feirinha, está o Oranjezicht Farmers Market (só aos sábados das 9h às 14h), muito mais frequentado pelos moradores locais do que por turistas. Ambiente agradável, com bancas de pequenos produtores locais e muitos orgânicos. Vale para provar frutas, pães, mel e outras delícias direto a fonte.

Pra quem busca badalação: organize seu roteiro de viagem para estar em Cape Town na primeira quinta-feira do mês, a First Thursday. Já virou tradição: neste dia, os bares da Bree Street ficam abertos até mais tarde, a rua fica lotada e o pessoal vai pulando de barzinho em barzinho a noite toda. Mudando de ambiente e provando drinques e cervejas.

As galerias de arte também estendem o horário de funcionamento neste dia.
Cape Town também está cheia de excelentes restaurantes, dos pequeninhos e autênticos aos badalados e caros. A renomada revista britânica The Restaurant, que anualmente elege os 100 melhores restaurantes do mundo, tem dois de seus premiados em Cape Town: Test Kitchen (#63) e La Colombe (#73). Uma refeição em qualquer um deles é uma verdadeira experiência.

test-kitchentest-kitchenTEST KITCHEN

lacolombe1lacolombeLA COLOMBE

Há também os menos célebres, mas igualmente incríveis: o The Shortmarket Club é comandado pelo mesmo chef do Test Kitchen, Duke Dale Roberts, mas tem valores bem mais acessíveis! Outra ótima opção é o The Stack, em um antigo casarão restaurado e oferece um serviço absolutamente impecável!

shortmarketclubTHE SHORTMARKET CLUB

stackTHE STACK

Cape Town oferece também opções de hospedagem para todos os gostos – e bolsos. Alguns dos queridinhos são: o Cape Cadogan, estilo boutique com serviço muito bom; o Kensington Place, um pouco superior; o La Grenadine, mais modesto, mas igualmente ótimo!

cape-cadoganCAPE CADOGAN

kensington-placeKENSINGTON PLACE

la-grenadineLA GRENADINE

Toda a região do bairro Gardens está cheinha de charmosos hotéis boutique. Muitos deles são pequeninhos, e então ficam lotados rapidamente, é preciso planejar e reservar com antecedência!”.

  • Rosele Penz, a Tamy, é uma viajante inveterada. Conhece todos os cinco continentes do planeta. Já esteve peregrinando pela América do Sul, Estados Unidos, Europa, Ásia e África. Foram dezenas de países, dos mais turísticos aos menos explorados. Estão no passaporte lugares como Rússia, Antígua, Mongólia, Islândia, Zimbábue, Japão, Nepal, entre outros. A paixão virou trabalho e ela dedica-se a organizar viagens. Assim nasceu a Atelier de Roteiros Agência de Viagens.
Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Daí a dona Maria, responsável pela limpeza da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, viu no Band Mulher que a Mariana falava sobre a Nova Orla do Guaíba e do desejo de andar no ônibus de turismo. Daí a dona Maria chamou o diretor da secretaria, Roberto Snel, pra ver aquela menina falando maravilhas da cidade na TV. Daí o Roberto Snel e sua equipe chamaram a Mariana para mostrar as mil e uma iniciativas de turismo em Porto Alegre. Daí a Mariana ficou encantada e prontamente aceitou ser a embaixadora informal do turismo da nossa cidade. A seguir cenas de incríveis próximos capítulos! #visitportoalegre ♥️
  • Ninguém pode se queixar da falta de um amigo podendo ter um cão ♥️🐶♥️ #20dejulho #diadoamigo
  • De uma viagem a trabalho para o Oriente Médio, nasceu um livro. Deste livro, uma carreira de escritora. Desta carreira, o desejo de empreender. Deste empreendedorismo, um blog que agora virou coluna no Band Mulher e na BandNews FM. E muito ainda está por vir. O #tbt de hoje é pra relembrar com carinho o início de tudo ♥️ Deserto do Sinai, Egito. Outubro/2010. #peregrinadearaque #livro #porai #bandrs
  • Quando um bolinho de bacalhau é um bolinho de bacalhau ♥️ #pampulhinha
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs