Conheça os tipos de insônia e as maneiras de se ver livre deste mal

Existem vários fatores que causam a insônia: uso de medicamentos, depressão, ansiedade e mais de 85 doenças que podem provocar essa ausência ou má qualidade do sono. Uma coisa é fato: quem não dorme bem vai acordar cansado e indisposto. Além disso, outras consequências com graves prejuízos ocorrem, como irritabilidade, dificuldades de concentração e de memória, ansiedade e sintomas depressivos

O médico psiquiatra Daniel Sócrates explica que insônia pode ser dividida em duas categorias: a aguda e a crônica. A aguda é causada por situações súbitas e pontuais. Como algo que possa ter acontecido que não foi legal, perda de alguém querido, separação conjugal, problemas no trabalho, entre outros.

– Nesses casos, o tratamento deve ser o mais precoce possível, porque a resposta, na maioria dos casos, é rápida e satisfatória – garante.

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Já a insônia crônica persiste por períodos mais longos e pode estar relacionada a outras doenças. Insônias podem ser divididas em três tipos:

Insônia inicial
Dificuldade de iniciar o sono.
Insônia de sustentação
Dificuldade de manter o sono contínuo a noite toda, perda do sono no meio da noite e impossibilidade ou dificuldade de voltar a dormir.
Insônia terminal
Despertar precoce, onde não se consegue também retornar ao sono.

Sócrates alerta que para todas elas o tratamento medicamentoso (indutores do sono ou antidepressivos em pequenas doses) é a última alternativa, apesar de necessária em muitos casos. Outras alternativas ao tratamento medicamentoso incluem higiene adequada do sono, psicoterapia e técnicas de relaxamento.

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O médico psiquiatra deixou algumas dicas para o site MK para ajudar a combater fatores que possa estar interferindo nas noites de sono. Espia só:

Pratique atividade física
Exercite-se e permaneça ativo. Atividade física ajuda a promover uma boa noite de sono desde que seja praticada em horário apropriado, nunca no período próximo à hora de dormir.

Verifique seus medicamentos e alimentação
Alguns remédios podem contribuir para a insônia assim como produtos que contêm cafeína, álcool ou outros estimulantes. Antes de dormir evite chá preto, café, refrigerantes de cola e chocolate seis horas antes de deitar.

+MARI KALIL: Os cinco benefícios de dormir do lado esquerdo do corpo

Regule o sono
Evite cochilos durante o dia. As sonecas distribuídas ao longo do dia podem dificultar na hora de adormecer à noite. Se for tirar um cochilo, certifique-se de este não passará de aproximadamente 30 minutos e não ocorrerá após as três horas da tarde. Regularize também o seu relógio biológico, estabeleça um horário fixo para dormir e acordar preocupando-se sempre na quantidade de horas dormidas.

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Na hora de dormir
Evite televisão no quarto, usar computadores, videogames, smartphones ou outras telas antes de dormir, pois a luz pode interferir no ciclo de sono. Feche a porta, apague as luzes, mantenha a temperatura agradável e deite-se confortavelmente. Encontre uma temperatura ambiente confortável para o sono e mantenha o quarto bem ventilado, livre de ruídos e o mais escuro possível.

Afaste o estresse ou depressão
A preocupação excessiva com os problemas do trabalho, da família e até mesmo da saúde deixa o organismo em estado de alerta permanente. Essa condição provoca a liberação de corticoide e adrenalina, e então o corpo não consegue relaxar. Já a depressão provoca um desequilíbrio químico cerebral.

Fonte: Daniel Sócrates
Graduado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU – Uberlândia/MG) em 2005, residência médica em psiquiatria pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG – Belo Horizonte/MG) em 2007, especialista em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – São Paulo/SP) em 2008, doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – São Paulo/SP) e Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina (CREMESP – São Paulo/SP). www.drdanielsocrates.com.br

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Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

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  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
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No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
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Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
🧤🧦🥾
A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
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