Crise de identidade

O Carnaval é a última trincheira. Tão logo terminar, tão logo a semana do dia 10 de março começar, seremos assolados, atropelados, patrolados por um assunto só: Copa, Copa, Copa, Copa…

27 panic460COPA, COPA, COPA, COPA

PanicCOPA, COPA, COPA, COPA

Eu faço parte do time que não aguenta mais ouvir sobre Copa, não aguenta mais DRs da Copa, não aguenta mais a frase “Imagina na Copa”. Mas não sou contra a Copa e não fico perplexa com a roubalheira que ela vem ocasionando – até porque nenhuma roubalheira mais me deixa perplexa neste Brasil, o país da corrupção endêmica como um dia bem definiu o ex-ministro Rubens Ricupero. Perplexa eu fico, sim, com um certo comercial de tevê metido a engraçadinho que faz uso de todo o talento engraçadinho do Camisa 10 da Seleção.

neymarNÃO ACHEI GRAÇA, VIU, NEYMAR!?

Não achei graça de ver o camisa 10 da Seleção Brasileira, um dos maiores ídolos do país, referência para milhares de crianças e adolescentes, sacaneando estrangeiros em horário nobre. Podem me chamar de mau-humorada, de pessoa sem espírito esportivo, podem me chamar do que for. Mas eu não achei graça. Acho que não precisava, sabe assim? Essa imagem de brasileiro espertinho já me cansou há um bom tempo.

Homem NoNÃO É POR AÍ

De outras coisas menos engraçadas, eu confesso que acho graça. Me refiro às duas camisetas lançadas pela Adidas, causadoras da ira do governo brasileiro.

129_2546-adidas-camiseta-copaMODELO AMARELO

D041MODELO VERDE

A primeira apresenta a frase “Lookin’ to score”, que pode ser traduzida por “em busca dos gols”. Mas também é uma expressão que significa “pegar garotas” de uma maneira mais sexual. A imagem da garota de biquíni reforça a intenção da mensagem. A segunda coloca um coração amarelo (que também pode ser enxergado no formato de nádegas) com um fio dental verde – e também passa uma mensagem de duplo sentido.

bento clássicaEU USARIA AS DUAS

4olivia10BENTO É METIDO A PEGADOR

Claro que eu concordo com a fúria do governo brasileiro ao ver uma patrocinadora da Copa do Mundo reforçar o apelo sexual num momento que tudo que se busca é lutar para não passar essa imagem internacionalmente. O que eu acho engraçado é essa energia toda dispensada na tentativa de fazer o mundo esquecer que nos conhece há milênios como o país do samba, da mulher pelada e do futebol. Não foi sempre esse o motivo de maior orgulho da nação?

MULHER_MELÃOHEIN?

Quem é visto como vencedor neste país não é o malandro agulha e a peladona do BBB? E agora, a menos de cem dias da Copa do Mundo, vem o presidente da Embratur Flávio Dino querer promover uma lavagem cerebral coletiva e dizer que “nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos culturais”.

mulher assustadaHEIN??!!

Nada mais me resta a dizer ou fazer a não ser me solidarizar com o senhor, Flávio Dino, nesta sua árdua e insana batalha de convecimento.

mulher espertaBOA SORTE, VIU?

Bento tem mais alguma coisa a declarar?

bento clássicaEU ACEITO A AMARELA DE PRESENTE

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.
  1. Maravilhosa crônica, Mariana! Falaste tudo o que milhares de brasileiros gostaria de dizer. Sua crônica deveria de estar em cada transporte público, em cada departamento público do país,enfim, tu lavaste minha alma e de muitos leitores do ZH. É por isso que amo o que escreves. Parabéns!!!

  2. Mariana concordo contigo em gênero, número e grau, assino cada palavra escrita por ti….Tem muita coisa absurda nesse nosso Brasil…Abçs

  3. Oi, Mari! Concordo contigo, o comercial para mim soa de péssimo gosto… Ainda que seja uma “brincadeira”, pegou mal, achei desnecessário! Bjs!

  4. Olá, Mariana! Concordo com a tua crítica com relação ao comercial do Neymar.
    Entretanto, achei correta a atitude do presidente da Embratur. No primeiro mandato do FHC, a Ruth Cardoso modificou substancialmente a divulgação do turismo no Brasil, de modo que não fossem veiculadas mulheres nuas ou mensagens de conotação sexual, como forma de coibir a prostituição na orla brasileira. Desde 1994, essa é a política adotada e a prostituição de menores, ainda, é um problema seriíssimo e difícil de ser combatido, pois agências internacionais vendem clandestinamente roteiros para turismo sexual no país.
    Concordo que esse “exército de bundas desnudas” no carnaval em nada ajuda, mas são de mulheres adultas que o fazem por opção e por cultura (ou falta dela, enfim?!), mas o trabalho da Embratur não tinha em mente essas mulheres livres e adultas, mas meninas indefesas que sustentam a família explorando o próprio corpo.
    Gosto muito do teu blog e quis contribuir com a minha opinião.
    Nem o malandro, nem a pelada por opção, nem as meninas vítimas da exploração sexual nos representam… Acho nossa parcela da população precisa melhor o marketing pessoal.
    Bj.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven
  • A tenteada é livre. Tome café todas as manhãs com esse farol de raio laser de olho no seu pão. 🐶 #gorda #gorducha #fofolete
  • “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer”. Marguerite Yourcenar, escritora francesa. #notredame #notredameparis #notredamecathedral 😢🙌🏻🙏🏻
  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
🧣🧤🧦
Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
🧤🧦🥾
A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
  • Transformação do dia para o Band Mulher ♥️ #camisadealfaiataria #calçacenoura #carrotpants #amigamari #poa.twentyfourseven #coisasdethayla