Cuidados fundamentais para praticar CrossFit de forma eficiente e evitar lesões

Verdadeira febre nas academias, o CrossFit – esporte de alta intensidade, que promete queimar até 1.000 calorias por hora e proporciona condicionamento físico por meio de movimentos que mesclam levantamento de peso, ginástica olímpica e cardio – pode causar sérias lesões aos praticantes que não seguem as orientações de um profissional qualificado e/ou não possuem preparo adequado para a prática da atividade.

De acordo com o fisioterapeuta André Nogueira, as regiões que sofrem maior sobrecarga com a prática do esporte são joelhos, coluna e ombro.

– Vários dos exercícios exigem que o aluno erga rapidamente o braço carregando uma grande quantidade de peso, o que acarreta lesões no ombro – alerta.

Já as lesões no joelho estão associadas à prática incorreta dos exercícios e sua repetição. O agachamento, por exemplo, é praticado no CrossFit com aumento de angulação, ou seja, o aluno precisa descer até quase o chão e voltar. Isso, segundo o especialista, pode causar sobrecarga na articulação do joelho.

– Quando você passa de uma angulação acima de 60°, aumenta a sobrecarga da articulação patelofemoral – entre a patela e o fêmur – causando desgaste da cartilagem e a longo prazo pode gerar uma artrose – explica.

exercicios-do-crossfitAGACHAMENTO: SEM SUPERVISÃO, É ALTO O RISCO DE LESÕES NO JOELHO

Na coluna, os movimentos de torção são os vilões. A carga excessiva de peso associada a uma postura errada nos exercícios é fatal para a coluna.

–Movimentos errados podem acarretar dores na coluna, em hérnias de disco e até em cirurgia – revela Nogueira.

No entanto, o fisioterapeuta não desaconselha a prática do esporte, principalmente para quem acha a musculação monótona. Mas alerta que, para segurança e eficácia do CrossFit, é necessário um acompanhamento de um especialista.

+FITNESS: O treino que conquistou as mulheres e ajudou Patricia Poeta a perder 10 quilos

– Nossa equipe criou um programa preventivo voltado para os praticantes de CrossFit, que envolvem ativação dos músculos estabilizadores do ombro, coluna vertebral e membros inferiores. Essa rotina realizada antes da prática visa preparar os músculos para a atividade que irão enfrentar durante o treino – destaca.

crossfit-um-exercicio-que-define-o-corpo-em-pouco-tempo-blog-cutivando-saude1BOA POSTURA: A CORRETA EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO DE FORÇA PASSA DIRETAMENTE POR ELA

A melhor forma de evitar lesões é realizar um trabalho de base adequado, já que os movimentos do CrossFit requerem grande mobilidade e estabilização do tronco. Além disso, é necessário ter em mente que não só a prática dos WOD (“Workout Of the Day”, parte principal do treino) vai levá-la a ser uma atleta melhor. É necessário o treino da técnica dos movimentos, por serem fundamentais para uma prática saudável e efetiva.

– Os limites do treinamento devem estar relacionados às questões posturais, sempre prezando pela boa execução. E o treinador deve impor os limites, já que, como em qualquer esporte, eventualmente peca-se pelo excesso – diz o personal trainer Ricardo Custódio.

Criado pelo americano Greg Glassman, a essência do CrossFit veio de treinamentos militares, também usados em tropas de elite no mundo todo, utilizando objetos e materiais que existem no nosso cotidiano, como barras para se pendurar, pneus, sacos de areia, pedaços de madeira, cordas, blocos de cimento.

Leia também na seção Fitness do site MK!

+MARI KALIL: Por menos glamour e mais vida real: correr causa dor no joelho, sim! Aprenda a alongar e a evitar!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda
  • Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. Pecado capital, viu Gorda?
  • Abdominal, substantivo masculino. Preguiça, substantivo feminino. #chico #gorda
  • Observe os seus pensamentos, eles se transformam em palavras. Observe suas palavras, elas se transformam em ações. Observe suas ações, elas viram seus hábitos. Observe seus hábitos, pois eles se transformam em seu caráter. Observe seu caráter, pois ele se torna o seu destino. 🙌🏻♥️🙏🏻 Lao Tzu, filósofo e escritor da Antiga China, fundador do taoismo filosófico e religioso.
  • “Nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho.” Carlos Drummond de Andrade. 🙌🏻
  • Durante anos e anos e anos que somam mais de uma década, essa foi nossa história: de aeroportos em aeroportos, nos mudamos 12 vezes de casa. Cruzamos estados, fronteiras, oceanos. Como escreveu Machado de Assis, “felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos”. Feliz de mim, que pelo faro também te descobri, Bentolino. E lá se vão 18 anos de jornada. 🙌🏻🐶♥️ Rio de Janeiro, 2012. #tbt #bento #xerife #companheirodejornada