Cuidados fundamentais para praticar CrossFit de forma eficiente e evitar lesões

Verdadeira febre nas academias, o CrossFit – esporte de alta intensidade, que promete queimar até 1.000 calorias por hora e proporciona condicionamento físico por meio de movimentos que mesclam levantamento de peso, ginástica olímpica e cardio – pode causar sérias lesões aos praticantes que não seguem as orientações de um profissional qualificado e/ou não possuem preparo adequado para a prática da atividade.

De acordo com o fisioterapeuta André Nogueira, as regiões que sofrem maior sobrecarga com a prática do esporte são joelhos, coluna e ombro.

– Vários dos exercícios exigem que o aluno erga rapidamente o braço carregando uma grande quantidade de peso, o que acarreta lesões no ombro – alerta.

Já as lesões no joelho estão associadas à prática incorreta dos exercícios e sua repetição. O agachamento, por exemplo, é praticado no CrossFit com aumento de angulação, ou seja, o aluno precisa descer até quase o chão e voltar. Isso, segundo o especialista, pode causar sobrecarga na articulação do joelho.

– Quando você passa de uma angulação acima de 60°, aumenta a sobrecarga da articulação patelofemoral – entre a patela e o fêmur – causando desgaste da cartilagem e a longo prazo pode gerar uma artrose – explica.

exercicios-do-crossfitAGACHAMENTO: SEM SUPERVISÃO, É ALTO O RISCO DE LESÕES NO JOELHO

Na coluna, os movimentos de torção são os vilões. A carga excessiva de peso associada a uma postura errada nos exercícios é fatal para a coluna.

–Movimentos errados podem acarretar dores na coluna, em hérnias de disco e até em cirurgia – revela Nogueira.

No entanto, o fisioterapeuta não desaconselha a prática do esporte, principalmente para quem acha a musculação monótona. Mas alerta que, para segurança e eficácia do CrossFit, é necessário um acompanhamento de um especialista.

+FITNESS: O treino que conquistou as mulheres e ajudou Patricia Poeta a perder 10 quilos

– Nossa equipe criou um programa preventivo voltado para os praticantes de CrossFit, que envolvem ativação dos músculos estabilizadores do ombro, coluna vertebral e membros inferiores. Essa rotina realizada antes da prática visa preparar os músculos para a atividade que irão enfrentar durante o treino – destaca.

crossfit-um-exercicio-que-define-o-corpo-em-pouco-tempo-blog-cutivando-saude1BOA POSTURA: A CORRETA EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO DE FORÇA PASSA DIRETAMENTE POR ELA

A melhor forma de evitar lesões é realizar um trabalho de base adequado, já que os movimentos do CrossFit requerem grande mobilidade e estabilização do tronco. Além disso, é necessário ter em mente que não só a prática dos WOD (“Workout Of the Day”, parte principal do treino) vai levá-la a ser uma atleta melhor. É necessário o treino da técnica dos movimentos, por serem fundamentais para uma prática saudável e efetiva.

– Os limites do treinamento devem estar relacionados às questões posturais, sempre prezando pela boa execução. E o treinador deve impor os limites, já que, como em qualquer esporte, eventualmente peca-se pelo excesso – diz o personal trainer Ricardo Custódio.

Criado pelo americano Greg Glassman, a essência do CrossFit veio de treinamentos militares, também usados em tropas de elite no mundo todo, utilizando objetos e materiais que existem no nosso cotidiano, como barras para se pendurar, pneus, sacos de areia, pedaços de madeira, cordas, blocos de cimento.

Leia também na seção Fitness do site MK!

+MARI KALIL: Por menos glamour e mais vida real: correr causa dor no joelho, sim! Aprenda a alongar e a evitar!

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.