28 de maio é Dia do Hambúrguer: curiosidades sobre esta delícia!

Você sabia que o hambúrguer tem um dia internacional? É comemorado neste sábado, 28 de maio. Talvez essa não seja a única coisa que você não saiba sobre ele. Para comemorar a data desse delicioso lanche, separamos algumas curiosidades sobre o hambúrguer. Vem ver!

Por que hambúrguer
O nome do lanche tem origem no nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturada com cebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.

Hambúrguer foi criado na Mongólia
Segundo historiadores, o hambúrguer foi criado no século 13 na Mongólia, quando os cavaleiros amaciavam a carne, colocando ela debaixo da cela do cavalo.

hamburguer_menuALTO TEOR DE GORDURA E SÓDIO: PARA DAR SABOR, PREFERE-SE CARNES GORDAS

Chegada ao Brasil
O hambúrguer chegou ao Brasil na década de 50, com as primeiras lanchonetes, e faz sucesso até hoje.

O lanche é cheio de armadilhas
Segundo a nutricionista, Patrícia Cruz, por apresentar um teor de gordura e sódio elevado, as carnes escolhidas para confeccionar o hambúrguer geralmente são as mais ricas em gordura. Além disso, algumas receitas, no momento da moagem da carne, adicionam um percentual de gordura, para deixar a carne mais suculenta no momento do preparo.

+MARI KALIL: Hamburguerias de babar meu paladar e calorias que não vêm ao caso

Hambúrguer não é pecado
Apesar do alto teor calórico com um teor maior de gordura, Patrícia Cruz recomenda o consumo do lanche. “Devemos consumi-lo em uma frequência mais baixa. Mas em hipótese nenhuma é pecado se deliciar com esse lanche. Na hora de comprá-lo, podemos pedir salada para acompanhá-lo. Se estamos cuidando do peso, podemos pedir sem muito recheio, por exemplo, sem maionese, com menos queijo.” A especialista também indica que ele deve apresentar proteínas, carboidratos e vegetais sempre que possível.

hamburger-dayNUTRICIONISTA LIMITA O CONSUMO: APENAS UMA VEZ AO MÊS

Hambúrguer é nutritivo
O pão é fonte de carboidrato; a carne, mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. Alface e tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas a nutricionista reforça que, mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, é importante não esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.

Quantidade ideal de hambúrguer
Para Patrícia, devido ao lanche ter um alto teor de gordura, deve-se manter o consumo do sanduíche uma vez por mês. Substituindo uma refeição almoço ou jantar, sem a batata frita. Para beber, os sucos de frutas devem ser preferência.

+UM LUGAR: Madero Porto Alegre: o melhor cheeseburger do mundo chegou!

Hambúrguer mais saudável
Patrícia recomenda optar por hambúrgueres de carnes mais magras (frango, salmão, fraldinha, alcatra) e trocar o pão de hambúrguer tradicional por uma versão integral. Também é ideal usar queijos mais magros (mussarela light, mussarela de búfala, queijo branco) e aumentar as saladas (alface, tomate, pepino, cenoura ralada, cogumelos, abobrinha e berinjela grelhada) dentro do pão. Além disso, trocar a maionese comum por uma versão light e não abusar no ketchup e mostarda ajuda a manter uma versão mais saudável do lanche.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E assim, de cantinho e fazendo mistério, a primeira Maricota dá o ar da graça ♥️🙌🏻👏🏼 A partir deste sábado, em cinco cores e na @ppacessorios perto de você! #maricota #maricotas #bolsaMK
  • O #tbt desta quinta é do xerife: Bento, 2 aninhos e o mesmo olhar, na nossa casa, em São Paulo. Abril de 2002 🐶 #companheirodejornada
  • Reboladinha no provador da @twentyfourseven.poa pra lembrar as migues que o desconto de 20% em toda a loja para quem der a senha AMIGA MARI termina nesta sexta 15! Tem detalhes no Stories! #AmigaMariTFS #AmigaMari #twentyfourseven #twentyfoursevenpoa #partiueconomizar
  • O retrato da felicidade 😁♥️🐶 #gorda #dog #sorrisonorosto
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica