Café passadinho na hora! Dicas quentes para preparar o melhor de todos em casa

O consumo de café no Brasil cresce em média 25% ao ano, sabia? Entre os motivos está o fato de o brasileiro mostrar-se cada vez mais exigente no que diz respeito ao paladar oferecido por esta bebida. Ou seja: não é mais qualquer café passado que satisfaz. Entre um café ruim e uma delícia de companhia, há alguns pequenos truques e dicas a serem seguidas – e que fazem toda a diferença. Confesso que aprendi bastante com elas. Confesso que fazia tudo errado. Como acredito que não estou sozinha nesse mundo de equívocos fáceis de serem corrigidos, divido seis cuidados essenciais para fazer aquele cafezinho passado mais que especial em casa!

Ponto da água
Caso não tenha um equipamento para medir a temperatura da água, preste atenção para que ela não ferva. O ponto correto é quando a água começar a liberar bolhas no fundo. Caso abra fervura, tire do fogo e aguarde em torno de três minutos para baixar a temperatura.

Utilize coador de papel
Antes de colocar o pó, despeje um pouco de água quente para lavar o filtro. Filtros comuns podem liberar resíduo ou alterar o gosto do café. Com esta dica, você conseguirá um bebida com o sabor e aroma mais puro possível.

black-coffee-quotes-6CAFÉ PASSADO: ACOSTUME O PALADAR E NÃO ADOCE A BEBIDA

Não coloque açúcar
Muitas pessoas costumam misturar açúcar na água, ou até mesmo no pó, para o preparo de cafés. Isso jamais deve ser feito. Caso prefira mesmo assim colocar açúcar ou adoçante, coloque somente na xícara.

Não despeje a água sobre o café
Neste momento, muita calma. Comece molhando toda a superfície do pó no filtro, até que tudo fique úmido, e depois mantenha o fio de água lentamente no centro do filtro. Assim evita-se que o café fique amargo.

Conserve o café na própria embalagem
Cafés especiais são acondicionados em embalagens específicas e possuem uma válvula que retira oxigênio, evitando, assim, a oxidação do pó.

coffeeMOÍDO NA HORA: O CAFÉ GANHA OUTRO SABOR

Café moído na hora
Dê preferência a cafés especiais em grãos. Caso não tenha o moedor em casa, procure comprar o produto em cafeterias que façam a moagem do grão na hora para você.

Quantidade de pó
Para obter uma bebida saborosa, a proporção deve ser de 10% de pó. Ou seja, para 100ml de água deverá utilizar 10 gramas de pó.

Não use detergente para lavar
Os utensílios utilizados para preparar e armazenar o café não devem ser lavados com sabão, mas apenas com água quente. O detergente costuma deixar resíduos químicos que interferem no sabor.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar”, já dizia Sócrates. Com imenso prazer, anuncio que criei a Nécessaire Compartilhada da Mari. Todos os produtos de cabelo da @youhairstore testados por mim deixam o box do meu banheiro para estar disponíveis na loja para vocês testarem também. Oba! É grátis - e mais do que isso: é de coração. Conto detalhes no blog e no Stories! #compartilhar #amizade #youhairstore
  • Gorducha aderiu à moda da piranha 🐶♥️ Olha isso, @youhairstore! 🤣
  • As redes sociais hoje: DR até com a balança 🤣🤣🤣
  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
  • Três anos de adoção. Feliz Aniversário, minha Gorducha querida. Obrigada por este amor e este olhar ♥️🐶♥️ #18desetembro #adotaretudodebom