Café passadinho na hora! Dicas quentes para preparar o melhor em casa

O consumo de café no Brasil cresce em média 25% ao ano, sabia? Entre os motivos está o fato de o brasileiro mostrar-se cada vez mais exigente no que diz respeito ao paladar oferecido por esta bebida. Ou seja: não é mais qualquer café passado que satisfaz. Entre um café ruim e uma delícia de companhia, há alguns pequenos truques e dicas a serem seguidas – e que fazem toda a diferença. Confira seis cuidados essenciais para fazer aquele cafezinho passado mais que especial em casa!

Ponto da água
Caso não tenha um equipamento para medir a temperatura da água, preste atenção para que ela não ferva. O ponto correto é quando a água começar a liberar bolhas no fundo. Caso abra fervura, tire do fogo e aguarde em torno de três minutos para baixar a temperatura.

Utilize coador de papel
Antes de colocar o pó, despeje um pouco de água quente para lavar o filtro. Filtros comuns podem liberar resíduo ou alterar o gosto do café. Com esta dica, você conseguirá um bebida com o sabor e aroma mais puro possível.

black-coffee-quotes-6CAFÉ PASSADO: ACOSTUME O PALADAR E NÃO ADOCE A BEBIDA

Não coloque açúcar
Muitas pessoas costumam misturar açúcar na água, ou até mesmo no pó, para o preparo de cafés. Isso jamais deve ser feito. Caso prefira mesmo assim colocar açúcar ou adoçante, coloque somente na xícara.

Não despeje a água sobre o café
Neste momento, muita calma. Comece molhando toda a superfície do pó no filtro, até que tudo fique úmido, e depois mantenha o fio de água lentamente no centro do filtro. Assim evita-se que o café fique amargo.

Conserve o café na própria embalagem
Cafés especiais são acondicionados em embalagens específicas e possuem uma válvula que retira oxigênio, evitando, assim, a oxidação do pó.

coffeeMOÍDO NA HORA: O CAFÉ GANHA OUTRO SABOR

Café moído na hora
Dê preferência a cafés especiais em grãos. Caso não tenha o moedor em casa, procure comprar o produto em cafeterias que façam a moagem do grão na hora para você.

Quantidade de pó
Para obter uma bebida saborosa, a proporção deve ser de 10% de pó. Ou seja, para 100ml de água deverá utilizar 10 gramas de pó.

Não use detergente para lavar
Os utensílios utilizados para preparar e armazenar o café não devem ser lavados com sabão, mas apenas com água quente. O detergente costuma deixar resíduos químicos que interferem no sabor.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Ninguém pode se queixar da falta de um amigo podendo ter um cão ♥️🐶♥️ #20dejulho #diadoamigo
  • De uma viagem a trabalho para o Oriente Médio, nasceu um livro. Deste livro, uma carreira de escritora. Desta carreira, o desejo de empreender. Deste empreendedorismo, um blog que agora virou coluna no Band Mulher e na BandNews FM. E muito ainda está por vir. O #tbt de hoje é pra relembrar com carinho o início de tudo ♥️ Deserto do Sinai, Egito. Outubro/2010. #peregrinadearaque #livro #porai #bandrs
  • Quando um bolinho de bacalhau é um bolinho de bacalhau ♥️ #pampulhinha
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs
  • Primeiro fim de semana na Fazenda Tapera, da família do meu então novo namorado, @carloseduardosperotto. Primeiro mês de volta ao RS depois de largar o emprego no Rio porque tinha certeza de que Chiquinho seria meu futuro marido. E não é que acertei?!♥️ #7dejunho #2007 #tbt #quintafeiradoretorno