Clube de Vinhos: vantagens e desvantagens de comprar pela internet. A gente testou e conta!

Depois da internet, a gente não se aperta para mais nada, não é? Desde a receita de última hora até aquele look que a gente viu a amiga da vizinha da prima usando, tudo a gente resolve pela internet. Com a compra de vinhos não seria diferente. Mas, para quem não é especialista, como nós, vale mesmo a pena comprar vinho pela internet? Para saber disso, fomos pesquisar a nova mania do momento entre os amantes da bebida: os chamados Clube de Vinhos – sites que funcionam com assinatura mensal, que oferecem itens exclusivos e consultoria de sommeliers para fazer a seleção dos produtos. Já são muitos funcionando no Brasil, oferecendo uma gama variada de rótulos e algumas possibilidades interessantes.

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Funciona assim: você assina uma categoria, paga uma quantia mensal e recebe um pacote (que pode conter dois, quatro ou mais vinhos) selecionado pelos sommeliers do clube de vinhos. Você não pode escolher quais vinhos vai receber, mas tem uma espécie de garantia de que os produtos serão de qualidade superior – ou ao menos equivalente – ao valor da sua assinatura. Em todos os clubes há pacotes mais básicos e seleções premium, para quem já curte vinho há mais tempo, já está familiarizado com a coisa ou simplesmente tem mais plata para investir nas bebidinhas.

Ah, você não quer assinar? Tudo bem. É possível comprar na maioria dos sites dos clubes de vinho por preços bem competitivos. A única desvantagem é que você não terá acesso aos descontos exclusivos dos sócios. Mas não desanime. Mesmo para quem não é sócio, a maioria oferece precinhos bacanas.

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Testamos a compra em um destes clubes, do qual não somos sócias, e já percebemos vantagens e desvantagens. Uma das coisas muito boas de se comprar vinho pela internet, especialmente por meio destes clubes de vinho, é o preço. Há rótulos por valor realmente competitivo (na nossa experiência, adquirimos um tinto português, elaborado na região do Douro, e um rosé argentino, os dois vinhos muito, mas muito bons, por pouco mais de R$ 35 cada). A administração destes clubes costuma fazer negociações diretamente com as vinícolas, das quais importam os produtos. Por isso, conseguem preços imbatíveis em alguns casos. Outra vantagem é a seleção que os profissionais do clube fazem, garantindo produtos condizentes com o preço cobrado.

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Mais uma vantagem: em muitas ocasiões, os clubes preparam pacotes acessíveis mesmo a quem não é sócio. Normalmente estes pacotes misturam rótulos muito bons com outros medianos, e todos saem por preço semelhante. Por exemplo, dá para comprar um vinho de R$ 75 por R$ 35, ao lado de um outro que teria qualidade para custar apenas R$ 25, mas vai acabar saindo pelos mesmos R$ 35, em função da sua presença no kit. Ao final das contas, acaba valendo a pena pelos bons vinhos que sairão por um preço bem mais camarada.

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Mais duas coisas muito boas: a entrega é segura, ocorre em dia combinado (na maioria dos casos) e, para compras acima de determinado valor, o frete pode sair de graça; e, para quem é sócio, sempre tem uns mimos como acessórios ou revistas com conteúdo especializado.

No entanto, nem tudo são aromas frutados. Uma das grandes desvantagens do clube é a dificuldade de comparar preços. Os produtos, na sua maioria, são exclusivos ou comercializados no Brasil somente pelo clube, o que dificulta enormemente a busca pelo valor praticado fora do site. Então, o simples comparar preços pode ser um desafio. Outra desvantagem é a curadoria do clube, que pode não acertar no seu paladar. O que é bom também pode ser ruim, caso a escolha dos profissionais não seja condizente com o seu gosto.

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As informações disponíveis nos sites sobre os produtos são, muitas vezes, insuficientes ou confusas, ao menos para quem entende somente o basicão. Por isso, pode ficar difícil decidir se o vinho é bom mesmo e se vale a pena investir (no caso dos não-sócios).
Outra desvantagem que percebemos pesquisando nos clubes é a presença tímida dos espumantes e dos rosés. Mesmo os brancos ocorrem em menor número. É verdade que o paladar dos brasileiros ainda está muito voltado para os tintos, mas também é verdade que o consumo de rosés e principalmente de espumantes cresce a passos largos. Então, se a sua busca for por este tipo de vinho, pode ser que você deixe a pesquisa decepcionado.

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Ao final, gostamos bastante da experiência da compra pela internet por meio dos clubes. Vamos experimentar mais. Afinal, o bom dessa história de vinho é mesmo provar, não é? Deixamos uma lista de Clube de Vinhos que você pode conhecer. Tim tim!

www.evino.com.br
www.wine.com.br
www.smartbuywines.com.br
www.confrariagrandcru.com.br
www.clubedosvinhos.com.br
www.clubeadega.com.br
www.vinhosite.com.br

Patrícia Lima, especial para o site MK

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mariana

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Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

2 Comentários
  1. Eu assino uma versão desses clubes que me manda apenas vinhos brancos, verdes e rosê. Fantástico! E fora isso ele tem uma assinatura só pra champanhe!

  2. Gostei da matéria. Sempre tive dúvidas sobre esses clubes. Agora me sinto mais a vontade para arriscar uma compra. A propósito: quais foram os 2 vinhos muito bons que vcs compraram? Dividam a experiência inteira, né meninas! kkkkkkkk Bjo.

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