Dez tendências gastronômicas na Califórnia que estão dando o que falar (e babar!)

Sobremesas saudáveis, tacos gourmet e drinques artesanais estão fazendo os menus de bares e restaurantes pela Califórnia – e a Califórnia, como se sabe, é grande exportadora de modas e modismos. Portanto, atente para o que já é realidade por lá e que em breve deve chegar por aqui.

1) Bares clandestinos
Durante a Lei Seca, inúmeros bares subterrâneos – e, claro, ilegais – surgiram especialmente em cidades portuárias como Los Angeles e San Francisco. Hoje, uma nova geração desses bares altamente estilizados presta homenagem à era passada, mas com toque moderno, interiores criativos e coquetéis inspiradores. Ótimos exemplos são o Break Room 86, em Los Angeles (ao estilo anos 80, tem uma entrada peculiar que fica localizada atrás de uma máquina automática de vendas), e o The Wilson Bar, em San Francisco, dentro de um antigo escritório de detetive particular da década de 1930.

Rickhouse, San FranciscoTHE WILSON BAR: NAS ANTIGAS DEPENDÊNCIAS DE UM ESCRITÓRIO SECRETO

2) Loco for Locavore
A Califórnia foi um dos primeiros estados a adotar o movimento de valorização dos alimentos locais. O termo “locavore” foi inventado lá e já faz parte dos menus do Golden State há tempos. Agora, a região mais uma vez é a incubadora da mais recente novidade no movimento locavore – ingredientes locais e alimentos saudáveis a preços acessíveis para atrair uma comunidade mais ampla. O Loco’l é uma colaboração inovadora entre dois dos chefs mais respeitados e renomados da Califórnia: Roy Choi e Daniel Patterson. Suas respectivas influências pioneiras vão do movimento food truck (Choi) à alta gastronomia local californiana (Patterson). Os dois primeiros restaurantes Loco’l serão inaugurados em San Francisco e Los Angeles, ainda sem data definida.

daniel_patterson_roy_choi_fb.0.0ROY CHOY E DANIEL PATTERSON: A DUPLA DINÂMICA DA HORA

3) Brewtails
O espírito livre da Califórnia é vanguarda também na elaboração de bebidas alcoólicas, como as brewtails, uma combinação de cervejas artesanais e ingredientes de coquetéis. O resultado? Drinques surpreendentes como o Tijuana Matinee (mescal, Cointreau, laranja e o Almanaque Golden Gate Sour Wheet Beer), servido no Barrelhead Brewhouse, em San Francisco.

MARI KALIL: Uma semana de paz em Dubrovnik

4) Destaque para IPAs
A Califórnia é uma potência em cervejas artesanais, sempre refinando e reinventando a categoria com novas interpretações. Ultimamente, as IPAs têm alcançado popularidade e os melhores fabricantes de cerveja do Estado produzem rótulos premiados como a Racer 5 IPA, criada pela Bear Republic Brewing, na região de Napa Valley, e a India Pale Ale, de San Francisco, fabricada pela Ballast Point.

5) Bebidas nativas em alta
Lar de mais destilarias artesanais do que qualquer outro lugar do Estados Unidos, é natural que a Califórnia seja berço desse hit. Cada vez mais, a generosidade agrícola ajuda na invenção de bebidas como a vodka California Citrus, com infusão de San Joaquin Valley Citrus e bergamota, criada pela St. George Spirits, na cidade de Alameda. Já o trigo orgânico California Red Winter é usado para produzir o gin artesanal agora destilado pela Spirit Works Distillery, baseada em Sebastopol, que também inclui outras especiarias em receitas tradicionais do Velho Mundo.

st-george-california-citrus-vodka__03632.1434375272.1280.1280A VODKA CALIFORNIA CITRUS: MADE IN CALIFORNIA

6) A onda de Gastropubs
Em geral, os pubs são famosos mais pelas bebidas que pelas comidas, mas isso tem mudado com a nova onda de gastropubs, que mesclam cervejas de alta qualidade com pratos requintados. Um dos exemplos é o Flying Pig, com itens de menu como batatas fritas trufadas com parmesão e algumas das melhores cervejas artesanais do Condado de San Diego. Perto de Sacramento, Boneshaker Public House, em Rocklin, é adorado pelo pão na chapa com pesto de frango e o Blind Pig Mac and Cheese (vale ainda acrescentar bacon, salsicha e porco desfiado). Tudo harmonizando com uma lista rotativa e prodigiosa de, principalmente, cervejas artesanais regionais.

thumb_600FLYING PIG: UMA DAS DELÍCIAS DO FAMOSO GASTROPUB

7) Lámen
Importada do Japão, esse tipo saboroso, casual e saudável de macarrão estilo fast food tem encontrado muitos fãs na Califórnia e o resultado é uma deliciosa seleção de restaurantes. Na região japonesa de Los Angeles, Little Osaka, há o Tsujita LA, que serve lámen com saborosos molhos e sashimi. Já Ramen Shop, de Oakland, é o lugar ideal para saborear misturas californianas como o lámen vegetariano com shoyu e limão harmonizado com uísque ou uma lista impressionante de bourbons.

ramen-beerLÁMEN EXCÊNTRICO: PRECIOSIDADE DO RAMEN SHOP

8) Frutos do mar sustentáveis
A diminuição da população de alguns tipos de peixe fez com que toda a indústria de alimentos, do pescador ao restauranter, mudasse. Muitos menus são deliberadamente desprovidos de espécies ameaçadas e oferecem alternativas planet-friendly. Um exemplo é o Border Grill, em Santa Monica, que utiliza apenas frutos do mar aprovados pelo Seafood Watch, um programa do renomado Monterey Bay Aquarium. O aquário de Monterey age como um fiscal, monitorando populações de peixes para uso da indústria e dos consumidores. Para saber mais sobre o programa, baixe o aplicativo Seafood Watch, também disponível para download.

Cantina-Bar-1000x426BORDER GRILL: SÓ FRUTOS DO MAR CERTIFICADOS

9) Tacos refinados
Taco é um dos pratos mais amados e populares da Califórnia. Tacos de peixe à beira da praia, então, é uma combinação vencedora na região – seja em San Diego, na Taco Surf Taco Shop na Pacif Beach, ou o Ruddell’s Smokehouse, na pequena cidade de Cayucos, na região de Central Coast. Esse legado mexicano é servido desde em food trucks a restaurantes finos como o Bar Amá, em LA, um sinal de que tacos adquiriram status e respeito na gastronomia local. Caso em questão: por três anos consecutivos, o festival Tacolandia, um taco-palooza que acontece em Los Angeles e reúne profissionais de todo o mundo especializados na iguaria, teve seus ingressos esgotados.

lat-la-fo-gold-la0007688326-20130111-e1358542104354PRATO DO BAR AMÁ EM LOS ANGELES: ONDE TACO É COISA FINA

10) Sobremesas Saudáveis
A tendência atual é usar um montão de ingredientes saudáveis, como beterraba, carne de coco e tâmaras. Exemplos não faltam, desde cheesecakes sem glúten do Sinners and Saints Deserts, em Venice Beach, e o baklava feito com melaço de romã, pólen de abelha, pistache, hortelã oferecidos no restaurante de Santa Barbara, Mesa Verde.

Mesa-Verde_54_990x660BRUNCH DO MESA VERDE: DELEITE PARA OS OLHOS; IMAGINA PARA O PALADAR!

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Dica da Mari 👌🏻🤣 #quemavisaamigoé
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada