Jura que sabe passar um cafezinho? Huumm… Melhor espiar essas dicas!

O que pode parecer mais simples do que passar um café? Alto lá: fazer o tradicional “pretinho” vai bem além do ato de despejar água quente sobre o pó em um coador. Para ajudar na tarefa de extrair o máximo em sabor e aroma daquele delicioso cafezinho passado na hora, confira 10 segredinhos que podem fazer a diferença no resultado final na xícara.

1. Não use água direto da torneira, preferindo sempre a mineral ou a filtrada. Impurezas, excesso de cloro e outras substâncias que podem estar presentes na água são capazes de afetar o sabor e o aroma do café.
2. Esquente a água até começar a borbulhar. Desligue e deixe descansar por 1 minuto.
3. Dobre o filtro de papel seguindo a dupla costura, coloque no suporte e derrame um fio de água para esquentar os objetos do preparo.

cafe-figura-05

4. Para cada 100ml de água, use, aproximadamente, uma colher de sopa de pó de café.
5. Distribua o café uniformemente no filtro.
6. Comece pelo centro: deixe um fio de água cair e vá fazendo círculos com a água até chegar nas extremidades do filtro.
7. Espere alguns segundos até toda a água passar pelo filtro. O ar preso entre as partículas de pó levantará algumas bolhas. Ótimo: assim, o café será melhor extraído pela água.

caf-con-espuma-de-burbujas-de-colores-1-BOLHAS: SINAL DE UM CAFÉ BEM EXTRAÍDO PELA ÁGUA

8. Despeje água novamente pelo centro, em círculos, em direção às extremidades do filtro. Apenas não passe de 5 minutos, para que a filtragem excessiva não torne seu café amargo.
9. Dispense o açúcar. Ao adoçar a bebida, você mascara características naturais dela, como corpo, aroma e acidez.

ArquivoExibir.aspxSE FOR MANTER NA TÉRMICA, MELHOR ESCALDAR A GARRAFA

10. Passe a bebida no momento em que for tomá-la. Após 20 minutos no bule ou em uma hora na garrafa térmica, o café oxida. Isso faz com que a bebida perca algumas características sensoriais. Caso precise colocar o café na garrafa, a tática é escaldar o recipiente antes. Derrame água fervente no interior e depois esvazie na pia. Desta forma, quando você despejar o café, ele ficará quente por mais tempo.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário
  1. EXATAMENTE DESSE JEITO QUE FAÇO, SÓ TEM UM DETALHE, AINDA FAÇO EM COADOR DE PANO E NÃO DEIXO A ÁGUA ENTRAR EM EBULIÇÃO, QUANDO ENTRA EM EBULIÇÃO A ÁGUA DÁ UMA PEQUENA ESFRIADA E FAZ DIFERENÇA NO CAFÉ, RECEBO ELOGIOS DEMAIS COM MEU CAFÉ MODÉSTIA A PARTE NÉ! RS

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Vamos dar uma dormidinha e já voltamos 😴🐶♥️ #domingonoparque
  • Quando a gente trabalha com o que ama! ♥️ Imagens: @carloseduardosperotto #porai #bandmulherrs
  • Primeiro fim de semana na Fazenda Tapera, da família do meu então novo namorado, @carloseduardosperotto. Primeiro mês de volta ao RS depois de largar o emprego no Rio porque tinha certeza de que Chiquinho seria meu futuro marido. E não é que acertei?!♥️ #7dejunho #2007 #tbt #quintafeiradoretorno
  • #desafioaceito #todoscontraocancerdemama #euapoioessacausa Vamos fazer uma corrente por esta causa? Então compartilha uma foto tua em preto e branco para demonstrar apoio à luta contra o câncer de mama. Não precisamos esperar outubro quando é nossa saúde que está em jogo. O câncer de mama tem chances altíssimas de ser curado quando descoberto em estágio inicial #cancerdemamatemcura #ligafemininadecombateaocancer #imama #voluntariaspelavida
  • Né?! #vidaquesegue
  • “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Antoine de Saint-Exupéry #bento #17 #xerife #comendador #companheirodejornada