Por que o açafrão é tão caro e tão bom para a saúde?

Ele está entre os ingredientes mais caros do mundo – e há quem diga que um grama do tempero vale mais do que a mesma quantidade de… ouro! Dá para acreditar?
Sim!! Pois o assunto aqui é o açafrão, especiaria que é obtida a partir do pistilo da flor Crocus sativus, de onde vem o perfume, a coloração e o sabor especial que dá aos alimentos. É justamente por conta da espécie que o açafrão verdadeiro é tão caro: para produzir um quilo da especiaria, é preciso colher cerca de 250 mil flores, e todo o processo é realizado manualmente.

acafrao3O AÇAFRÃO SÃO ESSES FILAMENTOS VERMELHOS DA FLOR

Faz sentido, portanto, que todo o prato que leva a especiaria asiática na composição tenha valor mais elevado. Para se ter uma ideia, o milk-shake mais caro do mundo, vendido por apenas um dia na Inglaterra, saiu por 50 pounds, o equivalente a R$ 245 à época. O que continha de tão especial? Açafrão e folhas de ouro comestíveis. Uau!

Justamente pelo alto valor da especiaria, vale o alerta: é importante não confundir o açafrão verdadeiro com o chamado açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma –  e bem mais popular no Brasil. A cúrcuma não é uma raiz, ela é um rizoma, ou seja, um caule subterrâneo de uma planta. Custa baratinho e é normalmente vendida desidratada e em pó, que é amarelo escuro ou laranja. É ela que contém curcumina, o antioxidante que está na moda e parece ser poderoso.

Beneficios-do-acafrao-da-terraATENÇÃO: CÚRCUMA NÃO É AÇAFRÃO

Mas, afinal, por que o açafrão de pistilos faz bem à saúde? Há séculos empregado para fins medicinais, os benefícios da planta vêm sendo estudados em relação à prevenção do câncer de cólon, fígado e ovários. Seus antioxidantes também atuam muito bem junto ao sistema nervoso e ajudam a preservar e melhorar a memória – além de colaborar na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.

Quer mais? Há estudos que relacionam o açafrão como um poderoso antidepressivo. Atua no sistema digestivo e auxilia pessoas com problema de apetite. Por conta de suas propriedades antibacterianas, ajuda a clarear manchas na pele quando misturado com leite e até a reduzir a acne. Também é fonte de vitaminas A e B2.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.