Ele está entre os ingredientes mais caros do mundo – e há quem diga que um grama do tempero vale mais do que a mesma quantidade de… ouro! Dá para acreditar?
Sim!! Pois o assunto aqui é o açafrão, especiaria que é obtida a partir do pistilo da flor Crocus sativus, de onde vem o perfume, a coloração e o sabor especial que dá aos alimentos. É justamente por conta da espécie que o açafrão verdadeiro é tão caro: para produzir um quilo da especiaria, é preciso colher cerca de 250 mil flores, e todo o processo é realizado manualmente.
O AÇAFRÃO SÃO ESSES FILAMENTOS VERMELHOS DA FLOR
Faz sentido, portanto, que todo o prato que leva a especiaria asiática na composição tenha valor mais elevado. Para se ter uma ideia, o milk-shake mais caro do mundo, vendido por apenas um dia na Inglaterra, saiu por 50 pounds, o equivalente a R$ 245 à época. O que continha de tão especial? Açafrão e folhas de ouro comestíveis. Uau!
Justamente pelo alto valor da especiaria, vale o alerta: é importante não confundir o açafrão verdadeiro com o chamado açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma – e bem mais popular no Brasil. A cúrcuma não é uma raiz, ela é um rizoma, ou seja, um caule subterrâneo de uma planta. Custa baratinho e é normalmente vendida desidratada e em pó, que é amarelo escuro ou laranja. É ela que contém curcumina, o antioxidante que está na moda e parece ser poderoso.
ATENÇÃO: CÚRCUMA NÃO É AÇAFRÃO
Mas, afinal, por que o açafrão de pistilos faz bem à saúde? Há séculos empregado para fins medicinais, os benefícios da planta vêm sendo estudados em relação à prevenção do câncer de cólon, fígado e ovários. Seus antioxidantes também atuam muito bem junto ao sistema nervoso e ajudam a preservar e melhorar a memória – além de colaborar na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.
Quer mais? Há estudos que relacionam o açafrão como um poderoso antidepressivo. Atua no sistema digestivo e auxilia pessoas com problema de apetite. Por conta de suas propriedades antibacterianas, ajuda a clarear manchas na pele quando misturado com leite e até a reduzir a acne. Também é fonte de vitaminas A e B2.
Curuiz que trem caro!