Validada por Rita Lobo, a carne de porco é opção magra e versátil

Quando a gente fala em carne branca, pensa logo em peixe ou frango. Esquece que a carne de porco é opção deliciosa (e também em conta!) para um sem número de receitas. A apresentadora Rita Lobo declarou em recente entrevista ao jornal Folha de S.Paulo que em sua casa não entra Peru de Natal.

– Não acho mais peru sem tempero pronto. Não é um boicote, é apenas um manifesto: eu não como tempero pronto – brada Rita.

Pois ela elegeu o porco como a carne de comemoração do brasileiro na ceia natalina, sabia? A carne de porco tem sido a grande estrela de receitas em seu canal Panelinha. Rita sabe o que diz. A carne de porco é magra, saudável e pode entrar na dieta. Rica em proteína, ácidos graxos, do tipo 3, 6 e 9, e vitaminas do complexo B, o indicado é consumir cortes como lombo (a parte mais magra do animal) e filé mignon suíno.

MARI KALIL: O que estou aprendendo com minhas pizzetas caseiras

Que tal variar seu cardápio sem perder a qualidade nem enfiar o pé na jaca? Não precisa mudar da noite para o dia o cardápio de Natal, mas começar 2016 introduzindo este alimento na mesa. A seguir, oferecemos três receitas deliciosas à base de carne de porco para fazer em casa.

15141313COSTELA SUÍNA DUPLA ASSADA COM DENTES DE ALHO E PURÊ DE BATATA
Receita do chefe Alain Poletto, do restaurante Bistrot de Paris

Nível de dificuldade
Fácil
Rendimento
4 porções

Ingredientes
Costela suína dupla
25 ml de óleo
40g de manteiga
16 dentes de alho
80 ml de vinho branco
100 ml de caldo de carne
Sal e pimenta branca à gosto

Modo de preparo
Numa frigideira grossa, aqueça o óleo e a manteiga, coloque as costelas e tempere com sal e pimenta branca. Adicione os dentes de alho com pele e cozinhe devagar por 4 a 5 minutos. Vire de lado, tempere e cozinhe o segundo lado por 3 a 4 minutos, dependendo da espessura (a carne de porco se serve ao ponto). Reserve as costelas deixando na frigideira os dentes de alho. Acrescente o vinho branco e caldo de carne. Coloque mais sal e pimenta, se necessário. Servir com purê de batata.

norman_owens_pork-lgFILÉ MIGNON SUÍNO COM MAÇÃ
Receita retirada do livro QR Code Prático & Saboroso

Nível de dificuldade
Fácil
Rendimento
4 porções

Ingredientes
2 xícaras (500 ml) de vinho branco seco
2 filés mignon suínos (500g cada)
Sal e pimenta do reino
4 colheres de sopa (60 ml) de azeite extravirgem
6 maçãs sem sementes, cortadas em meia lua

Modo de preparo
Coloque a carne em uma tigela, cubra com o vinho e deixe marinando por 2 horas, no mínimo. Preaqueça o forno a 200°C. Escorra a carne, reservando a marinada. Tempere com sal e pimenta do reino e coloque em uma assadeira com azeite. Leve ao forno por 10 minutos, regue com metade da marinada. Vire as peças de carne e asse por mais 20 minutos. Disponha as maçãs ao redor da carne, na assadeira. Adicione mais vinho se estiver seco. Asse por mais 30 minutos, até ficarem cozidas por igual. Fatie a carne e transfira para uma travessa. Sirva quente, acompanhada de purê de batatas.

PR11LOMBO DE PORCO COM MOLHO DE LEITE
Receita retirada do livro QR Code Prático & Saboroso

Nível de dificuldade
Fácil
Rendimento
4-6 porções

Ingredientes
1 e 1\4 quilo de lombo de porco
Sal e pimenta do reino
2 colheres de sopa de manteiga
1\4 xícara (60 ml) de azeite extravirgem
1 ramo de alecrim
1 cebola picada
3\4 de xícara (180 ml) de vinagre branco
1 e 3\4 xícara (430 ml) de leite
1 cubo de caldo de carne esfarelado

Modo de preparo
Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Enrole-a e amarre-a com um pedaço de barbante. Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela de fundo grosso, acrescente o alecrim. Quando a manteiga começar a espumar, adicione a cebola e refogue até amolecer, de 3 a 4 minutos. Acrescente a carne e doure por igual, por cerca de 10 minutos. Despeje o vinagre sobre a carne e cozinhe em fogo brando até evaporar. Adicione o leite e o caldo de carne. Tampe parcialmente a panela e cozinhe em fogo brando por uma hora, virando a carne de vez em quando. Quando estiver cozida, o molho da panela terá reduzido e engrossado. Fatie a carne, transfira para um refratário aquecido e espalhe o molho por cima. Sirva quente, acompanhado de batatas cozidas regadas com um pouco do molho da carne.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻
  • Humildes, humanos, generosos, apaixonantes. Não são quem são por acaso. Obrigada, @coldplay por uma noite que já está eternizada no ♥️ #coldplay #coldplayportoalegre #voltesempre