Duas receitas fáceis e deliciosas de peixe para o feriado de Páscoa

Correria a semana inteira, a Sexta-Feira Santa chegou e você sequer teve tempo de pensar no prato que levaria à mesa? Seus problemas acabaram. Dá só uma espiada nessas duas receitas muito simples de fazer – para quem curte molho branco e para quem curte molho de tomate. Tem para todos os gostos. Delicie-se, não perca tempo na cozinha e bom feriado!

peixe-livroPEIXE BRANCO GRATINADO COM TOMATES ASSADOS

Ingredientes
1 quilo e meio de linguado ou o peixe branco de sua preferência
2 colheres de suco de limão
1 cebola
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de pão ralado
2 colheres de sopa de queijo ralado
125ml de leite
4 tomates grandes
1 punhado de salsinha
Manteiga para untar

Modo de preparo
Limpe bem o peixe em água corrente, deixe escorrer, coloque em um prato e regue com o suco de limão e sal a gosto. Deixe marinando alguns minutos. Unte com a manteiga um refratário próprio para ir ao forno e coloque o peixe e a cebola picada. Em uma tigela, misture bem a farinha de trigo, o pão ralado e o leite e derrame sobre o peixe e a cebola. Salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno a 200 graus pelo tempo de 25 a 35 minutos até perceber que o prato está dourando. Depois de tirar do forno, coloque a salsinha e sirva acompanhado dos tomates assados.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 porções

peixe-com-molho-de-tomatePEIXE BRANCO COM TOMATE E VINHO BRANCO

Ingredientes
4 postas de linguado fresco de 250 gramas cada uma
2 colheres de sopa de suco de limão
2 cebolas
2 dentes de alho
5 colheres de sopa de azeite de oliva
500 gramas de tomate
1 colher de tabasco (opcional)
250ml de vinho branco seco (sauvignon blanc)
2 colheres de sopa de creme de leite
Pimenta branca e sal a gosto

Modo de preparo
Deixe as postas do peixe marinando por 30 minutos no suco de limão e sal. Enquanto isso, em uma frigideira ou panela grande, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Quando estiverem macios e dourados, acrescente os tomates sem casca e cortados em cubos. Mexa até os tomates perderem sua água e misture o tabasco, o vinho e o creme de leite. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Em um refratário para ir ao forno, coloque as postas do peixe,  despeje o molho por cima e deixe assar a uma temperatura de 200 graus durante meia hora. Leve o prato quente à mesa e sirva.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 4 porções

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Minha luz na hora da meditação! #ppacessorios #luminaria
  • Domingo no parque 🐶🐶🐶#bentoestáescondido
  • Gorda adorou o tapete de gelar a barriga 😂😂😂 História completa no Stories!
  • Tomate + manjericão + alcaparras + sal rosa + pimenta preta + pimenta calabresa em grãos. Tudo marinando no azeite. Está pronto o molho da massa! 😋😋😋Passo a passo no InstaStories!
  • Super sócias ativando no InstaStories! Repost @mairafranz 👊🏻🔝♥️🦋
  • Faxina geral na república das bananas. E vamos criar um novo Brasil #sempartido #foraladrões #foratodosqueprecisar