Mari Kalil foi para a cozinha e preparou receitas deliciosas para receber as amigas!

Receber bem é uma arte – e uma arte que requer uma logística cada vez mais complexa nesta rotina atribulada que a gente enfrenta no nosso dia a dia. Falta tempo para tudo, mas não pode faltar tempo jamais para estar entre amigos. Eu adoro minha casa; adoro ficar em casa e adoro ainda mais quando tenho o privilégio de estar cercada de quem quero e me quer bem.

Houve uma época em que marcar um programinha em casa me tirava o sono, pois o perfeccionismo era cruel comigo. Eu continuo perfeccionista (ninguém é perfeito!), mas com o tempo aprendi a simplificar. Não preciso montar um jantar de 500 talheres para oferecer um cardápio delicioso e prático de ser preparado.

Há delícias e receitas bem simples e nem por isso menos saborosas – e foi pensando neste modelo descomplicado e nem por isso menos apetitoso e agradável que orgulhosamente apresento o jeito Mariana de receber. A convite do Zaffari, criei este post exclusivo para  a rede de supermercados em comemoração à semana do aniversário de Porto Alegre – e agora orgulhosamente compartilho aqui no site MK. Oba!

Minha dica de cardápio é para picar, como dizem os espanhóis. São tapas – entradinhas, petiscos e aperitivos – para serem apreciados com vinhos e águas saborizadas.

Bem-vindos, entrem e sintam-se em casa!

z-tomate1BRUSCHETTAS DE TOMATE COM MANJERICÃO
Qual é a ideia aqui: deixar o convidado à vontade para servir sua própria bruschetta. Isso simplifica muita coisa: a montagem na cozinha, a disposição na mesa, mas, sobretudo, é uma maneira de manter o pão sempre torradinho. Quando a gente serve a bruschetta já montada, o suco do tomate acaba molhando e deixando a torradinha mole e perde aquela crocância que faz toda a diferença, sabe assim? Gosto bastante de decoração rústica e por isso optei por servir nesta tábua de madeira. De cada lado do pratinho com o tomate, um tipo de pão rústico, o tradicional, com farinha branca, e o integral.

Ingredientes
Tomate italiano
Azeite de oliva extra virgem
Pimenta preta
Sal grosso
Alho
Folhas frescas de manjericão
Pão artesanal tradicional
Pão integral

Modo de preparo do tomate
Pique os tomates e acrescente azeite, pimenta do reino, sal e mexa bem para que o tomate vá soltando o suco e misture-se com o azeite. Na hora de servir, decore com folhas de manjericão.

Modo de preparo das torradinhas
Corte em fatias finas, tempere com azeite, sal grosso e pimenta do reino e leve ao forno. Se desejar um pouco mais picante, acrescente uma pitada de pimenta vermelha tipo calabresa em cada fatia. Outra dica opcional é passar o dente de alho cru em cada torradinha antes de levar ao forno. Dá uma ótima temperada para quem curte alho (como eu!).

Se você gostou a ideia de servir em tábuas, saiba que na área de bazar do Zaffari há uma infinidade de modelos. Pode ser tábua para churrasco mesmo. Fica super bacana.

z-tabua1ACHEI LINDO ESTE MODELO PRÓPRIO PARA SERVIR TAPAS E EMBUTIDOS

Próxima receita parece um milagre de tão simples de fazer e de um resultado para lá de surpreendente. Eu chamo de Doguinhos da Liu. É uma receita da minha adorada irmã caçula e que ela adora servir com uma cervejinha gelada. Combina muito mesmo, já fiz esta harmonização mais de uma vez aqui em casa e foi aprovadíssima.

z-dog3DOGUINHOS DA LIU
Já adianto: é impossível comer 15 só! São mini cachorrinhos crocantes acompanhados de cumbucas com mostardas. Fica a seu critério servir os molhos e condimentos que seus convidados mais curtirem. Vale variedades de mostardas, ketchup, maionese…

Ingredientes
Massa folheada para pastel de forno
Salsicha Frankfurt
Dois ovos

Modo de preparo dos Doguinhos da Liu
Enrole a salsicha com a massa folheada (atenção: tem que ser folheada!) e corte do tamanho desejado (eu gosto pequeninho). Separe a gema da clara e pincele apenas com a gema cada doguinho. Em seguida, leve ao forno para assar.

Ramequim é um modelo de tigela de porcelana que faz parte da lista de utensílios que nunca é demais ter em casa, sabe assim? Há sempre uma utilidade para um ramequim. Trata-se de uma opção bacana de adquirir no Zaffari para servir as mostardas, caso você não tenha cumbuquinhas em casa.

ramequimMUITO PRAZER, SOMOS RAMEQUINS
A escolha vai de acordo com a sua louça e preferência. Eu acho uma maneira super divertida de servir com os doguinhos, um alimento que têm essa pegada mais lúdica!

Terceira receita de tapas inclui um tipo de carne, no caso o lombinho de porco. O bom desta receita é que ela funciona quente, morninha e fria. Então, vai da sua escolha (e tempo) na hora de preparar. Se quiser deixar o prato pronto algumas horas antes de servir, super tranquilo. Não vai afetar em nada no sabor, pelo contrário: fica uma delícia!

z-lombo-13-boaLOMBINHO DE PORCO COM TOMILHO E BATATAS RÚSTICAS COM ALECRIM
Faz o papel de prato principal e cumpre bem a função da proteína do cardápio. Neste prato, assim como nos Doguinhos da Liu, a mostarda é imprescindível!

Ingredientes
Lombo de porco
Limão
Alho
Tomilho
Alecrim
Batata
Sal
Pimenta preta
Mostarda clássica
Mostarda Rib’s
Mostarda escura

Modo de preparo do lombinho com tomilho
Tempere o lombinho com uma mistura de limão, sal, pimenta do reino, tomilho e deixe marinando na geladeira por algumas horas (eu já deixei de um dia para o outro e de manhã até a noite). Quanto mais marinar no tempero, mais gostoso fica. Coloque em um refratário, cubra com papel alumínio (para ele não secar) e deixe assar durante meia hora. Tire o alumínio e deixe assar por mais 15 minutos (que é para ele dourar). Corte em lâminas e sirva com as mostardas.

Modo de preparo das batatas rústicas com alecrim
Corte as batatas (sem descascar!) em cubos, fatias ou lâminas (você decide o que prefere!) e leve ao fogo para cozinhar. Não precisa cozinhar muito, pois elas ainda terão um tempo no forno para assar. Depois de cozidas, coloque em uma tigela e leve à geladeira ou ao freezer, dependendo do tempo que você terá até a hora de servir. O importante é que elas estejam geladas no momento de ir ao forno, já que é justamente o choque de temperatura que dará a crocância. Disponha em uma assadeira, regue com azeite e tempere com sal grosso, pimenta do reino e alecrim e leve ao forno.

As batatas também podem ser servidas em canecas. Montei uma segunda opção para você ter uma ideia!

z-lombo5ESTILO HAMBURGUERIA
Em muitas hamburguerias gourmet, as batatas são oferecidas desta forma, em canecas grandes. Acho uma coisa assim, digamos… Bem roots!

Outra proposta diferente para servir as batatas e que também curto bastante! Se quiser fazer um charme a mais, forre a caneca com papel manteiga e deixe as pontas displicentemente para fora. Rola o mouse que tem um exemplo!

batatas_rusticas_mcdonaldsESTA É A IDEIA DO PAPEL MANTEIGA!

Tudo muito bom, tudo muito bem… É chegada a hora da sobremesa. De novo: simplifique e surpreenda com a máxima do “menos é mais”. Esta ideia eu “roubei” da minha mãe. Faz o maior sucesso sempre que ela resolve receber em casa e não custa praticamente nada do nosso tempo, sem falar que fica linda na mesa. Tchan, tchan, tchan, tchan!

z-doce-de-leite2DOCE DE LEITE COM NOZES
Me diz se minha mãe não é uma gênia? Ela já ofereceu e repetiu, minha irmã imitou, eu imitei… E sempre ouvimos um “oooohhhhh” dos convidados. E mais: não sobra uma colher para contar a história – nem aquela última da cerimônia, sabe?

Ingredientes
Doce de leite de sua preferência (eu adoro o uruguaio Conaprole) e nozes chilenas sem casca

Modo de preparo das colheres de doce de leite com nozes
Preencha com o doce de leite cada colher de café (eu prefiro o doce de leite gelado, fica mais puxa, sabe?) e decore com pedaços de nozes. Na hora de servir, coloque em uma bandeja e polvilhe o que sobrou das nozes na volta para decorar.

Houve um 19 de dezembro na minha vida, data do meu aniversário, que recebi de presente algo que considerei chique e surpreendente das mãos da jornalista e escritora Célia Ribeiro, autora de vários livros de etiqueta e uma das mulheres mais elegantes com quem já tive o prazer e privilégio de trabalhar e conviver. Célia me ofertou uma bomboniére de cristal recheada com pães de mel e chocolate. Achei aquela ideia de uma criatividade e um refinamento ímpar – e desde então a bomboniére nunca mais ficou vazia. Ocupa o aparador da minha casa e está sempre cheia com algum doce à espera de uma amizade que bata à porta. Achei tão lindo que sempre adoro propagar esta ideia!

Olha!

z-bombomNO MOMENTO, TEMOS PARA OFERTAR QUADRADINHOS DE CHOCOLATE

Até aqui, devoramos tapas, sobremesas… E o assunto bebidinhas, como fica?! É pra já! Não vejo necessidade de oferecer uma grande variedade de bebidas. Opções de vinho branco e tinto e água saborizada – para quem não pode ou não curte bebida alcoólica – cumprem bem a função.

flavored-water-recipes-natural-healthy-and-flavored-ways-to-quench-your-thirstÁGUA SABORIZADA
Tenho visto muito por aí, em bares descolados, a ideia de servir água saborizada em vidros. Acho lindo demais. Podemos criar de diversos sabores: laranja com amora, lima com framboesa, uva com limão… E o canudinho fica um charme! Da próxima vez que comprar algo em vidro, saiba que pode reaproveitá-lo para esta finalidade!

Uma casa com flores tem outro astral. A minha vive florida, e o ato de receber transforma-se em uma motivação a mais para eu decorar mesas, estantes e aparadores com vasos e cachepôs. Nas lojas maiores do Zaffari sempre há uma floricultura com muitas variedades de plantas. Adoro tulipas, violetas e astromélias.

z-tulipaTULIPAS
Tenho muita simpatia por esta flor. Antigamente, na Turquia, ela era considerada uma planta tão valiosa que equivalia a uma joia. Os jardins reais eram cheios de tulipas como forma de demonstrar a riqueza da família, e a flor era ofertada como um presente chique. Gosto de comprar o equivalente ao número de convidados e dar de presente a cada um na hora da despedida

z-violetaVIOLETAS
São ótimas para decorar as mesas, pois a altura não impede a conversa olho no olho, sabe assim? Porque a pior coisa que tem é um vaso no meio dos convidados e aquele malabarismo para conversar, vai dizer?

Gosto de comprar várias violetinhas de tons semelhantes e colocá-las juntas em um cesto.

9cbb3ed16ee88108f975bdee3cc32ce3FICA LINDO TAMBÉM COM UMA VELA NO CENTRO

Bom, por fim, certifique-se de que o lavabo está lindo, cheiroso, com papel higiênico, sabonete líquido, toalha limpinha e um aromatizador de ambientes. Abaixe as luzes da sala, perfume o ambiente e deixe o Spotfy rolar em um volume agradável para que a conversa se estenda noite adentro sem hora para acabar. Afinal de contas, quem tem amigos tem tudo.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

5 Comentários
  1. Maravilha!!! Um “cardápio” simples e saboroso. Aprendi que na vida o Menos é sempre Mais!

    A sobremesa será copiada com certeza!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Uma noite de histórias e culinária coreana para a alma. Obrigada, Sandra e Rafael por esta noite inesquecível no @pkcpoa ♥️ Mais do que recomendado! Detalhes do jantar no Stories
  • E agora, José?
  • A gente é de Bagé!
  • Uhu, Santa Rosa! Daqui uma semana chegaremos para o Chá das 5, que acontece dia 29! Já estamos no aquecimento entusiasmadíssimas uhuuu, né @mairafranz #mariemairaontheroad. -
-
Dale @gentenews @agitusrouparia 🙌🏻♥️
  • Amizade fiel e verdadeira pra encarar a vida de alma leve! São os nossos votos de ♥️ neste #20dejulho #diadoamigo
  • Precisando estimular a criatividade 😊 #melhordocedeleitedePOA #elchurreropoa #guardonocongelador