Três pratos fáceis e deliciosos de preparar que (ainda por cima) ajudam a desinchar

Não existem receitas milagrosas para emagrecer. “O que existe é ciência na prática”. Quem faz o alerta é Rodrigo Polesso, certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego na Califórnia e criador do programa online Código Emagrecer de Vez. Segundo Polesso, uma das coisas que mais contribui com a sensação de inchaço é o excesso de carboidratos, principalmente os refinados e de rápida absorção.

– Doces, bebidas adoçadas, bolos, pães, massas, cerveja, tubérculos, entre outros, tendem a causar a retenção de água pelo corpo – avisa.

Ele vai além: lembra que, para algumas pessoas, laticínios, feijões e vegetais crucíferos,  como brócolis e couve, tendem a contribuir para a sensação de inchaço. Pensando nisso, ensina três receitas que ajudam na eliminação da água retida.

green-curry-847x567SOPA THAI
“Apesar de sopa, é uma refeição completa, feita à base de frango em cubos e curry. Este prato não inclui ingredientes que tipicamente retém água, e assim ajuda a eliminar a água retida no corpo”, observa Rodrigo.

 

Ingredientes
1 lata de leite de coco integral (aproximadamente. 250ml)
3 a 4 colheres de chá de pasta de curry verde (ou curry em pó)
300 a 400 gramas de peito de frango em cubos
1 pepino cortado
Legumes da preferência (sugestões: cenoura, couve-de-folhas, ervilhas, espinafre)
Sal e pimenta
Orégano ou manjericão a gosto

+RECEITAS: Arroz de couve-flor? Não é que existe, é delicioso e facílimo de preparar?

Modo de preparo
Em uma panela, despeje o leite de coco e aqueça em fogo médio. Dilua a pasta de curry ou o curry em pó no leite de coco. Quando o leite estiver começando a ferver, adicione o frango em cubos e a cenoura fatiada. Quando o frango estiver cozido, baixe o fogo e adicione o resto dos legumes cortados e, em seguida, todos os temperos da sua escolha. Mexa e retire do fogo, sempre com cuidado para não cozinhar demais os legumes.

beefWOK ESPECIAL PARA DESINCHAR
“Mais do que uma receita, é um modo de cozinhar, pois permite variar os ingredientes seguindo uma fórmula prática e simples. Ele pode ser feito com molho de soja, mas, como o nosso objetivo é desinchar, este ingrediente pode ser deixado para outro momento”, aconselha o especialista.

Ingredientes
500 gramas de peito de frango em cubos (ou bife de carne vermelha em tiras, pedaços de peixe, camarões, frutos do mar, ovos de codorna)
Mix de legumes frescos e cortados da sua escolha (sugestões: ervilhas, espinafre, aspargos, cenouras, quiabo)
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de chá de gengibre picado
2 colheres de chá de óleo de coco (ou azeite de oliva)
Sal e pimenta a gosto
Temperos adicionais sugeridos: curry, páprica, açafrão, canela, pimenta caiena.

+RECEITAS: Risoto de cordeiro com pinhão; a receita da leitora Elisa Boeira é show!

Modo de Preparo
Separe os cubos de frango ou a proteína escolhida e tempere com sal, pimenta, alho picado e gengibre. Aqueça uma frigideira em fogo médio com sua escolha de gordura saudável (azeite, óleo de coco ou manteiga). Adicione a cebola cortada e deixe fritar rapidamente. Acrescente a proteína na frigideira até ficar mal passada e só então adicione os legumes. Se necessário, adicione mais manteiga, azeite ou óleo de coco. Misture um pouco e comece a adicionar o restante dos temperos. Retire tudo do fogo assim que a opção de carne estiver do seu gosto. O ideal é que os legumes fiquem ainda com uma cor viva e crocantes.

tortilhaTORTILHAS MEXICANAS COM CARNE
“É um prato saboroso e que ajuda a manter os níveis de insulina sob controle, além de ter baixo teor de carboidratos”, defende Rodrigo. “Aproveite a receita mexicana e faça guacamole de acompanhamento, que é feito essencialmente de abacate, uma fruta baixa em carboidratos e com gorduras saudáveis”, aconselha.

Ingredientes para as tortilhas
(Se não tiver tempo ou disposição, pode comprar os discos prontos no supermercado)

60 ml de água
2 ovos inteiros
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de suco de limão
2 colheres de chá de farinha de coco
1/4 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de cominho
1/4 colher de chá de chili em pó (ou outra pimenta de preferência)

+RECEITAS: Validada por Rita Lobo, a carne de porco é opção magra e versátil

Modo de preparo
Misture a água, ovos, azeite de oliva e suco de limão em uma vasilha. Em outro recipiente, misture a farinha de coco, fermento, cominho e chili. Acrescente a primeira mistura aos poucos, mexendo bem. Em seguida, monte as tortilhas. Aqueça frigideira em fogo médio com um pouco de azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco, coloque um pouco da mistura até que a tortilha fique do tamanho desejado. Deixe fritar por 1 minuto. Coloque uma tampa e cozinhe por mais um minuto, repetindo o tempo com a outra face da tortilha. Evite deixá-la muito fina ou muito grossa.

Ingredientes para o recheio
450 gramas  de carne moída
1 colher de sopa de chili em pó (ou outra pimenta)
1 colher de chá de cominho
1/4 colher de chá de cebola em pó (ou um pouquinho de cebola picada)
1/4 colher de chá de alho em pó (ou meio dente de alho picado)
1/2 colher de chá de orégano
1/2 colher de chá de páprica
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo
Tempere a carne com todos os outros ingredientes, misturando bem. Coloque a mistura na frigideira até ficar no ponto de sua preferência.

 

Compartilhar
1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 👌🏻 #nãosejaumadelas
  • O melhor pai que esses peludinhos poderiam ter 🐶♥️🐶
  • Feliz Dia dos Pais ♥️ Faltou tu @luciakalil
  • #blackisbeautiful 🖤 #porai #bandmulher #transformaçãododia #twentyfoursevenpoa
  • Quem sabe ainda sou esta garotinha. Porto Alegre, 1979 #tbt
  • Muito prazer, Half-Tuck! Sou o estilo do momento de usar camisas e a Mari já sabia disso há 20 anos. É antenada essa guria, vai dizer?👌🏻🤣 Detalhes no blog e no Stories! #amigamari #camisa #halftuck #tendencia2018