Apolinário, um boteco sem modismo para viajar no tempo e nas delícias

Sou fã do Apolinário. Arrasto meus pais quando eles vêm de Santa Rosa, os meus irmãos quando marcamos de “comer alguma coisa”, apresentei ao marido… Pasme! Isso há mais de sete anos! É um dos meus locais prediletos. Penso que às vezes procuramos demais lugares novos e esquecemos de valorizar aqueles que se reinventam com o tempo, se adaptam, crescem e se consolidam com qualidade, sem nunca perder o charme, a elegância e a simplicidade. E pra mim esse é o bom e querido Apolinário.

apo IMG_1546UM CHARME DE BOTECO

Sou curiosa, e as paredes do Apolinário me fascinam. Têm foto antigas de Porto Alegre, de propagandas históricas e adoro ficar olhando para elas. É como se eu descobrisse um mundo novo, viajasse no tempo e sempre tivesse algo a desvendar por ali. Sem contar que a casa é histórica, tem mais de cem anos. Um casarão de novela em plena cidade baixa.

APOLINARIO RECANTO RUARECANTO DO CASARÃO EM MEIO AO VERDE

APOLINARIO PAREDEUM MUNDO DE HISTÓRIAS NAS PAREDES

APOLINARIO RADIOSRÁDIOS ANTIGOS, VIAGEM NO TEMPO

APOLINARIO RELOGIOO DETALHE ESTÁ NOS MÍNIMOS DETALHES

Gosto de lugares que nos surpreendem, que têm estilo, personalidade e histórias para contar, ou que rendem histórias , que podemos imaginar… Isso que nem cheguei a falar ainda da comida!! Eis meu ponto fraco. Confesso: eu malho antes de ir ao Apolinário.

Mr. Cheeney, a cookie store da perdição em novo endereço no Barra Shopping Sul

Não resisto à pizza de carne de panela. É inacreditável que carne de panela renda uma pizza tão crocante. Meu marido detestava caponata. Nunca entendi como. Mas isso era antes de comer a pizza de caponata do Apolinário. Berinjela foi trauma vencido para minha sorte ( ou azar né? Porque um minuto na boca, a vida inteira nos quadris.. Mas, neste caso, estou disposta).

APOLINARIO PIZZAA PIZZA IRRESISTÍVEL DE CAPONATA DE BERINJELA…

APOLINARIO PIZZA CARNEA PIZZA CROCANTE DE CARNE DE PANELA

Lá também se come muito bem escondidinho, batatas rústicas, petiscos. Então lembro das minhas origens – massa, arroz, polenta, tudo junto. Porque não consigo ficar só em um prato quando apareço no Apolinário. E ainda não consegui chegar nas sobremesas, então fico devendo essa parte.

APOLINARIO BATATASBATATAS RÚSTICAS COM MOLHO ALIOLI

APOLINARIO ESCONDIDINHOSESCONDIDINHOS E MAIS ESCONDIDINHOS

APOLINARIO PETSICOSPETISCOS E MAIS PETISCOS

Nas quintas, é só hambúrguer (para o meu azar). Não consigo ter quintas livres, tenho aula. Mas assim que entrar em férias, seu hambúguer você não escapa.

APOLINARIO BURGERSONHO DE CONSUMO

E as cervejas? Meu marido diz que pedir ceva gelada é desnecessário. Que chope ou cerveja artesanal chegam sempre à mesa na temperatura certa. Não precisa dizer que ama o Apolinário, um dos lugares com maior cartela de cervejas artesanais da cidade.

APOLINARIO CERVEJASAPENAS UMA PEQUENA PARTE DA CARTA EM EXPOSIÇÃO

APOLINARIO COPONO APOLINÁRIO, CADA TIPO DE CERVEJA TEM SEU COPO RESPECTIVO

Sei que o bom Apolinário faz nove anos. Parece fácil manter um negócio vivo por quase uma década. Mas a gente sabe que não é, porque poucos triunfam em meio à moda, modismos e crises econômicas. Então o que posso dizer? É que tenho orgulho de ter sido uma das primeiras clientes, de frequentar sempre e poder falar bem. Poder recomendar para quem quer sair para tomar uma ceva com os amigos ou só comer uma pizza com o marido, viu?

MARI KALIL: As delícias da Banca 40 agora em versão pocket no Moinhos de Vento

Não sou especialista em cerveja, mas sei que lá eles sabem dizer qual é a cerveja que combina com qual prato. Bom, está aí um assunto que ainda teremos que tocar: harmonização com cerveja. Por enquanto, até lá, o que me cabe é provar e apoiar para que negócios daqui triunfem além do tempo, que a gente não viva só do novo ou pelo novo, que possamos valorizar e frequentar os bons lugares que crescem apesar e com o tempo.

Apolinário
José do Patrocínio, 527
Cidade Baixa
Tel. 3013.0158
De segunda a quarta, das 18h às 00h; quinta a sábado das 18h às 01h. Fecha domingo
www.facebook/apolinariobar

Compartilhar
Maíra

Maíra

Publicitária formada pela UFRGS, conta com especialização em marketing, MBA em Gestão Empresarial e cursos na área digital, planejamento, marketing, administração e gestão. Na época que vivia em Santa Rosa com os pais, antes dos anos 2000, não escapou de estudar outras habilidades, culinária e bordados. Conclusão: não leva o menor jeito para o trabalho manual. É cachorreira, a matriarca da #matilhafranzfabbrin, que rende histórias apaixonantes que serão compartilhadas no site. Aventureira, sempre que o trabalho permite, adora viajar com o marido pelo mundo afora. É adepta do viver, fazer é mais do que ter, ser e conhecer: experimentar é o que a faz feliz. Isso, sem deixar de lado a quedinha por moda e beleza, consome Coca-Cola Zero e vive com iPhone na mão. Sempre atenta a lançamentos, marcas, negócios, é sócia da Mariana, sendo a responsável pela parte de business da empresa. Aprendiz de amadora de jogadora de tênis (sim, aprendiz de amadora!), faz pilates, funcional, patinação artística e ainda caminha todos os dias com Pink, Pantufa e Nelson, os três vira-latas mais geniosos de que se tem notícias. Como ainda queria fazer algo diferente e novo todos os dias, resolveu estudar Direito. Voltou à faculdade e se acha jovem com os colegas de 18 anos. O céu é o limite e aprender a mantém viva.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Deprimida sem motivo! 🤣🙌🏻🙏🏻♥️
  • 26/12/1993, PUC-RS, Bacharel em #jornalismo e uma frase de #paulofrancis que sempre me guiou: “Crítica não é raiva. É crítica. Quem ofende os leitores é o jornalismo em cima do muro, que não quer contestar coisa alguma. Meu tom às vezes é sarcástico. Pode ser desagradável, mas é, insisto, uma forma de respeito”. #tbt #throwbackthursday #quintafeiradoretorno #quintafeiradoretrocesso
  • A gente volta das férias assim! 💙 #lardocelar #gremio #campeaorecopa
  • Milanesa con huevo, papas y sin filtro 👌🏻🍳🍟 #despedida #fimdeferias 😢
  • Uma grata surpresa em Punta: Club de los Balleneros. Lugar lindo, restaurante maravilhoso e pet friendly. Precisa mais!? 🌞🙌🏻🐶♥️
  • Amizade: precisa mais!? Gracias por un verano más @jubassani ♥️ #tamojunto #puntadeleste