MARI KALIL: Quatro encantadores lugares para curtir o Bom Fim e fazer feliz o paladar

Na falta de combustível, fui de bicicleta – e iria de bicicleta mesmo com oferta de combustível. Passear de bicicleta pelas ruazinhas do Bom Fim, em Porto Alegre, é um dos maiores prazeres que a cidade proporciona – para quem é daqui e para quem vem de fora (As bikes do Itaú ganharam um up grade e estão por toda parte disponíveis para serem alugadas). O propósito era um só: iniciar a traçar um roteiro de lugares bacanas para ser feliz no bairro e apresentar essas ideias no programa Band Mulher com Regina Lima, na Band. Foi o que aconteceu, de fato, nesta sexta-feira 1 de junho.

Porém, como vocês vêm pedindo continuamente, tentarei escrever um post com o conteúdo de cada participação no programa. Saibam, no entanto, que o link está sempre disponível no final do dia de cada participacão na página do Band Mulher no FB (bandmulherrs) e na minha página oficial (marianakaliloficial). Sigam-nos os bons, portanto.

Mas vamos lá? Vamos ver por onde andei neste primeiro roteiro pelo Bom Fim, para onde pretendo voltar muitas e muitas vezes para cumprir a totalidade de super lugares legais? Vamos, Mari! Primeira parada: El Churrero.

churrero8UMA DELÍCIA TIPICAMENTE URUGUAIA NA SIMPÁTICA RUA BENTO FIGUEIREDO
O lugar é pequeno, mas muito acolhedor. Com alguns bancos do lado de dentro e apenas um do lado de fora. Aquela tal exclusividade de quem chegar primeiro – e é sempre bom se apressar!

churrero9OLHA AQUI O LUCAS, O EL CHURRERO PROFISSIONAL
Uma simpatia de pessoa sempre com um sorriso no rosto e uma delícia para oferecer!

churrero10PANCHO COM SERRAMALTE PARA SER FELIZ
Engana-se quem pensa que no El Churrero só são servidos churros. Há empanadas e o pancho, duas delícias salgadas e tipicamente uruguaias. Recomendo!

churrero3AHÁ! QUE TAL? Churros croc croc croc, fininho com essa delícia de chocolate

churrero4MINI CHURROS NO COPINHO!
Sem palavras para comentar! Adoro esta ideia de comer o mini churros lá, claro, mas também de encomendar de sobremesa para algum jantar em casa ou evento. Super charmoso!

churrero5SABORES MIL
O cardápio varia de acordo com o dia: doce de leite, goiabada, chocolate, chocolate amargo, parmesão, romeu e julieta, baunilha…. Criatividade não é problema para o Lucas!

Tanto não é problema que, nesta época de Copa do Mundo, Lucas está colocando a mente para trabalhar em sabores alusivos às seleções. A ideia central e trabalhar com as cores das seleções de vários países nos recheios e massa. Para receber quem quiser ir até lá e também para encomendar e assistir os jogos em casa com os amigos.

churreroCHURROS DO BRASIL
A versão Seleção Brasileira vem nas cores verde e amarelo servidos no copinho com creme de baunilha e pistache.

churrero2Também podem ser pedidos em uma versão mais econômica como os espanhóis, apenas a massinha sem recheio, que vem nos palitos coloridos.

Minha outra parada neste roteiro de bike foi a Vincenzo Spaghetteria. Estava na hora do almoço, meu pobre estômago já roncava e resolvi unir o útil ao agradável: sentar para almoçar e trabalhar.

vincenzo8SENTEI AQUI NESTA VARANDINHA QUE DÁ A IMPRESSÃO DE ESTAR NA ITÁLIA
O nome do restaurante é uma homenagem do proprietário, Nicola, ao pai, que se chamava Vincenzo (ele desembarcou no Brasil vindo da Itália, na década de 50). Importante: o local segue à risca o lifestyle europeu, ou seja: é pet friendly!

vincenzoA MELHOR BRUSCHETTA DO MUNDO
Sim, ela é a melhor bruschetta que eu já experimentei em meus 45 anos de vida – e olha que não foram poucas as bruschettas que já devorei por aí. Um tempero divino, um pãozinho crocante e aquele momento de comer de olhos fechados, sabe assim? Sim, eu fechei os olhos mastigando cada pedacinho, tamanho prazer!

vincenzo1INSALATA SICILIANA
Figos, rúcula, mozzarella di bufala e vinagre balsâmico com um toque especial de azeite de oliva extravirgem.

vincenzo5E AGORA, VINCENZO?
Difícil, muito difícil escolher um prato só. Trata-se de um lugarzinho especial para almoçar ou jantar. Passa a ideia de que viajamos sem sair do lugar, sabe assim? Todos os tipos de massa tipicamente italianas, todos os tipos de molhos, tudo que envolva a culinária da Itália você vai encontrar aqui.

Pedalando, pedalando e pedalando, cheguei ao Ginkgo 788 – um paraíso verde em plena frenética avenida Osvaldo Aranha.

gingko-1-valeMUITO PRAZER, GINKGO 788
Sabe quando a gente solta aquele suspiro lá do fundo da alma como quem encontra um alento para uma rotina frenética? É assim que você vai se sentir, eu juro! A frente da casa parece uma floricultura. Mas é só o começo.

gingko2TRATA-DE DE UM MIX DE FLORICULTURA + CAFÉ + RESTAURANTE
Sempre tem o prato do dia e a surpresa vai se tornando cada vez maior a cada passada pelo estreito corredor que leva aos fundos da casa.

ginkoACREDITA NESSE PARAÍSO EM PLENA OSVALDO ARANHA? POIS ELE EXISTE!
Literalmente um refúgio da vida que urge lá fora. Para almoçar, para tomar um café, para experimentar o Baguete 788, um dos carros chefes da casa. Trata-se de um sanduíche de carne de panela com toque de café, mussarela e rúcula. De sobremesa? outra delícia exclusiva: cheesecake de comer de joelhos. Há de tudo, de muffins a focaccias, de prato do findi a uma seleção de cafés.

Quarta parada: Ciao Pizzeria Napoletana. Havia horas passava pela frente e havia horas não conseguia entrar tamanho o movimento. A Ciao iniciou suas atividades na Rua Anita Garibaldi e o sucesso foi tanto que este ano esta filial foi aberta na Rua João Telles, coração do bairro. São pizzas individuais inspiradas nas delícias de Nápoles, na Itália. Uma legítima pizza napolitana. Mas o que significa exatamente isso? Para ser considerada uma legítima pizza napolitana, é preciso seguir algumas regrinhas fundamentais: a farinha, por exemplo, precisa ser importada de Nápoles, e o azeite e os tomates pertencem à região da Campagna, onde está localizada a cidade. E o queijo? Muzzarela de búfala fresca.

ciao-abreA CIAO DO BOM FIM: BURBURINHO CONSTANTE DIA E NOITE

Aceitam sugestões? A Diavola  tomate San Marzano, mussarela de búfala fresca, queijo parmesão, azeite de oliva extravirgem, manjericão fresco, pepperoni e molho picante) e a  Prosciutto Crudo e Rucola (tomate San Marzano, mussarela de búfala fresca, queijo parmesão, azeite de oliva extravirgem, manjericão fresco, presunto cru e rúcula fresca) são minhas preferidas.

Ah, e detalhe: acabaram os ingredientes do dia, acabaram as pizzas também. Quem chegar por último é literalmente mulher do padre!

ciao-vale-2CARDÁPIO DE PIZZAS: REGRAS NAPOLITANAS SEGUIDAS À RISCA

ciao-vale1O FORNO TAMBÉM SEGUE OS PRECEITOS BÁSICOS DOS FORNOS DE NÁPOLES

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Dica da Mari 👌🏻🤣 #quemavisaamigoé
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada