Ovo Gastronomia: Um refúgio onde a comida caseira e o churrasquinho são as estrelas

Polêmica recente entre a apresentadora Rita Lobo e alguns de seus seguidores deixou claro como a nossa relação com a comida tem se tornado problemática. Seja em nome das dietas, seja na busca por uma alimentação mais natural e funcional, seja pelos modismos da gastronomia, comer bem e com prazer é tarefa cada vez mais complicada. É por isso que causa tanta felicidade descobrir um lugar em que o amor pela comida simples, com sabor familiar e sem amarras, é a única ideologia que comanda as panelas. Então, comemoremos, pois Porto Alegre tem um lugar assim!

– Eu sempre quis servir comida caseira de verdade, daquelas que nos levam de volta à mesa dos nossos pais e avós, feijão com gosto de feijão, sabe? Esse era o sonho – comenta o sommelier Junior Maroso, idealizador do Ovo Gastronomia.

ovo12ovo7OVO GASTRONOMIA: LIMITE DE CLIENTES PARA COLOCAR EM PRÁTICA A ARTE DO BEM SERVIR E RECEBER

Uma viagem à Chapada dos Veadeiros ao lado da esposa, Juliana Dias, foi o momento de epifania que deu forma ao sonho acalentado pelo casal há tanto tempo. Lá, em meio às trilhas e às comunidades autóctones, eles tiveram contato com a base da alimentação dos povos primitivos do Brasil: arroz, feijão, ovo, aipim e a carne da galinha d’angola, ave trazida pelos portugueses na época da colonização.

– Vendo isso me dei conta de que esse cardápio nada mais é do que o nosso querido a la minuta, tão popular no país todo. Com algumas variações, claro, mas não deixa de ser a combinação clássica do prato feito. Quando percebi isso, enxerguei o que eu queria fazer – relembra Junior.

ovo6ovo5CARA DE CASA: A DECORAÇÃO SIMPLES E ANTIGA EM CADA DETALHE

O retorno à vida normal em Porto Alegre, onde o casal já administrava a Hamburgueria Haus, foi de correria para transformar a visão da Chapada dos Veadeiros em realidade.

– Eu tinha certeza de que o nosso lugar teria que ser aconchegante e a nossa comida seria simples, mas com muito sabor, como é a comida de casa, a comida de verdade que a gente come sem pensar se engorda ou se é funcional. A gente apenas come e se sente feliz – comenta Junior.

+MARI KALIL: Vinho combina com hambúrguer, sim senhora! A Haus Burger que o diga!

O resultado de toda essa paixão é o restaurante aberto há nove meses, no bairro Três Figueiras. Ao meio dia, o bufê está repleto de saladinhas e de acompanhamentos que deixariam à vontade o mais interiorano dos comensais. São pratos cheios de simplicidade, como carreteiro, salada de maionese e feijão, feitos com capricho e sem temperos e saborizantes artificiais. Aquele bife macio e a estrela da casa, os ovos, também estão sempre presentes em variadas versões.

ovo3NOITE DO CHURRASQUINHO: COMIDA DE VERDADE E NO PONTO CERTO

Mas é à noite que a verdadeira alma portoalegrense se revela nas mesas do Ovo. Os tradicionais acompanhamentos, como batatinhas rústicas, maionese caseira e arroz colorido ganham a presença do ilustre mais amado dos gaúchos: o churrasquinho. Esqueça, porém, aquele espetinho gorduroso que a gente devora na saída da festa. Por aqui a coisa é farta e minuciosamente preparada para chegar à mesa suculento, no ponto certo.

– Pensamos muito no nosso cardápio da noite, pois queríamos manter a essência da comida simples, bem brasileira. E percebemos que nada é mais brasileiro e gaúcho do que um bom churrasquinho – revela.

ovo1O PROPRIETÁRIO JUNIOR MAROSO: MAÇARICO EM PUNHO PARA A CARNE NÃO ESFRIAR

Quando a conversa está boa e a carne esfria, o pessoal da cozinha já vem, maçarico em punho, esquentar o churrasquinho na mesa mesmo, às vistas do cliente. Um mimo que faz a experiência ficar ainda mais bacana.

Para acompanhar o churrasquinho, não falta o tradicional chope e as cervejas artesanais. Mas, como bom sommelier, Maroso também não deixa faltar vinho – que é, segundo ele mesmo, a bebida ideal para harmonizar com a carne, já que acelera a digestão das proteínas. A bebida pode ser degustada em garrafas, em taças e até em copos, para descomplicar. Aliás, já está em vias de lançamento o rótulo exclusivo da casa, um merlot que deve se chamar Ovinho, elaborado em parceria com a vinícola Guatambu.

ovo13ÁREA EXTERNA: MESINHAS NO PÁTIO PARA QUEM CURTE SENTAR AO AR LIVRE

Além de beber e comer bem, estar no Ovo é uma agradável experiência visual. A decoração, composta por objetos antigos recolhidos pelo casal, nos transporta de imediato para as nossas lembranças na casa dos pais, dos avós ou daquele tio que morava “pra fora”. Velhos objetos relacionados à culinária convivem com garrafas de vinho, telas e peças de artesanato. E não faltam os ovos e as galinhas, claro. Tudo para nos lembrar que comer não é apenas nutrição, não é apenas dieta. Comer é cultura, é prazer, é felicidade.

  • Patrícia Lima, especial para o site MK

Ovo Gastronomia
Rua Desembargador Esperidião de Lima Medeiros, 389
Três Figueiras
www.ovogastronomia.com.br

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário
  1. Já fui no almoço e já fui no jantar. Levei meus pais na noite e eles adoraram – saio de Eldorado do Sul só pra jantar lá! Ao ponto de, no dia seguinte, meu pai ligar pra mim e dizer: “filho, foi o lugar mais bacana, de comida gostosa e custo x benefício que eu fui nos meus 75 anos de vida”. É bom demais! Na noite que levei meus pais, o Junior estava lá. Que criatura mais bacana. Esse guri é iluminado e trata a gente como se fosse da família. Eu recomendo de verdade!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Chegam a deixar a gente tonta, vai dizer? 😂😂 Mas vambora! 💪🏻👊🏻 Que venha a quinta-feira! Boa noite! ♥️
  • Ô, mãe! Por que tu deixava eu me apresentar assim, mãe?! Por quê!? 😂😩🔫 #leoparda #auladedança #fundodobau
  • Sim, adoro exibir meus máxi brincos 👯#marianasincera
  • Está dada a largada para a #fashionrevolutionweek2017 e para refletir sobre quem faz nossas roupas e a forma como consumimos moda! Visita de hoje: fábrica da @ralabela_oficial. Foi divertido, né @mairafranz? #fashionrevolution #quemfezminhasroupas #fashionrevolutionbrasil
  • Vitamina D é vida! 🌞🙌🏻🐶 #gorda #papaqui #emcasa #lardocelar #fimdedomingo
  • A gente briga, discute, discorda. Mas quando tem amor envolvido, ele sempre prevalece. #bento #companheirodejornada