Demissão não é o fim e estagnação faz mal pra cabeça: estude, leia, atualize-se!

Conheço muita gente próxima, ótimos profissionais que perderam o emprego nos últimos dois anos. Alguns conseguiram recolocação por salários menores, uns ainda estão em busca de oportunidades com carteira assinada, outros partiram para o empreendedorismo. Estes são os que estão em melhor situação, ainda que sobrevivendo em um mercado instável. Às vezes com mais trabalho, outras menos.

Entre os meus contatos no LinkedIn, é cada vez mais comum ver gente comemorando a reconquista do emprego depois de sete, oito meses de espera e um mar de dificuldades, começando pela autoestima. A crise começou decepando os maiores salários, depois atingiu geral, enxugou. Quem não tem um plano B engatilhado na manga demora mais a se reerguer.

O mais importante neste momento é, além de frear os gastos e controlar as contas, não sentir-se descartável. Todos nós somos ótimos em alguma coisa e tem, sim, lugar pra todo mundo. É preciso respirar fundo, manter a calma e não ficar parado.

student-studying-libraryNÃO FIQUE PARADO: ESTUDE, LEIA, INFORME-SE, ATUALIZE-SE

Não fique parado
Se trabalhando com carteira assinada ou empreendendo não podemos deixar de lado a atualização profissional, seja ela paga ou de forma autodidata, quem perdeu o emprego é que não pode ficar parado mesmo. A estagnação faz mal pra cabeça. Existem milhares de cursos de graça pela internet, ebooks, blogs, textos no LinkedIn. Estude, estude, estude, leia, informe-se. Atualize-se.

Cuide da sua marca
Aproveite o tempo pra cuidar dos seus interesses profissionais. Quem sabe é hora de colocar um talento em prática? Sempre tem alguma coisa que todo mundo diz que você faz muito bem. Pode ser o momento de investir em um negócio próprio, desde que você tenha disposição para empreender. Pense, planeje, comece. Aqui, mais algumas dicas para você posicionar sua marca: Oito passos para que sua marca tenha força.

Reforce sua network
Em vez de fechar-se na concha, retome as relações profissionais. Se ainda não tem um perfil no LinkedIn, considere a possibilidade. A rede de perfil profissional é ideal para ver e ser visto. Capriche nas informações, escolha uma foto adequada e, se você tiver disposição, aproveite seus conhecimentos profissionais para escrever no Pulse. Publique artigos, faça onda, mostre-se. Se tem perfil empreendedor, considere levar seu negócio a sério, profissionalizar um hobby, que tal? Faça a sua página no Facebook, use o Instagram. O tempo não para e a vida segue!

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.