Dermatologista esclarece seis mitos sobre diferentes métodos de depilação

Existem diversos métodos para remoção dos pelos. Eles vão desde a tradicional lâmina de barbear até os lasers, todos variando quanto ao período entre uma sessão e outra, dor e tempo necessário para a depilação. A dermatologista Fernanda Pereira explica para o site MK o que é mito em relação aos efeitos da depilação para a saúde. Espia só!

Depilação com luz pulsada é definitiva
MITO: A depilação com luz intensa pulsada (IPL) reduz drasticamente a quantidade de pelo, afina e reduz a velocidade de crescimento. São necessárias várias sessões de tratamento, com o número variando dependendo da tecnologia utilizada. A fotodepilação com IPL geralmente necessita de maior número de sessões e é considerada uma depilação prolongada, não definitiva. A destruição completa do pelo só ocorre se o mesmo for atingido com uma energia adequada numa fase específica de crescimento. No entanto, não é qualquer pelo que tem boa resposta ao tratamento.

luz-pulsada-depilacaoLUZ PULSADA: TRATA-SE DE UMA DEPILAÇÃO PROLONGADA, NÃO DEFINITIVA

Depilação com luz pulsada pode causar câncer de pele
MITO: Não há qualquer evidência científica da indução de lesões malignas cutâneas com o uso de luz pulsada ou mesmo de laser para depilação.

Depilador elétrico encrava os pelos
MITO: O uso correto do depilador elétrico não favorece o encravamento dos pelos. Para isso, deve-se prestar bastante atenção à direção do crescimento do pelo para que ele não seja fragmentado e sim arrancado na depilação. Assim, o aparelho deve ser movimentado na direção contrária ao crescimento do pelo, acompanhando o pelo.

depilador-eletricoDEPILADORES ELÉTRICOS: EM PELOS CURTOS, CAUSA MENOS DESCONFORTO

O depilador elétrico é um método sempre dolorido
MITO: O uso incorreto do produto é que pode causar maior desconforto. Mas, existem alguns procedimentos importantes que tornam a depilação mais agradável, como a utilização do aparelho com os pelos curtos, ou logo após o banho.

+MARI KALIL: Por que adotei a depilação com lâmina e o que dizem os dermatologistas

Na depilação com lâmina, os pelos podem engrossar
MITO: Muitas pessoas acreditam que, com esse método, os pelos engrossam. Isso não é verdade. O pelo tem uma estrutura que se assemelha a um cone, sendo mais delgado na extremidade. Quando aparamos os pelo com uma lâmina ou com uma tesoura, cortamos a estrutura numa área de diâmetro maior do que da extremidade, daí a impressão que o pelo engrossa.

A depilação com cera pode causar flacidez e varizes
MITO: Algumas pessoas não toleram a dor causada pela extração dos pelos. No entanto, essa extração não causa flacidez da pele nem desencadeia o surgimento de varizes. O que pode acontecer, em casos de peles mais sensíveis, é o rompimento de alguns vasinhos, principalmente na face.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Minha jornada em busca da cura envolve três pilares: Ciência, Alegria e Fé. Hoje, especialmente, eles me abençoam com um dia muito especial. Obrigada. Mais uma vez, obrigada. Seguimos! 🙌🏻✨🙏🏻 #bepositive
  • Sobre amar e ser amada. ❤️
  • Ontem um menino que brincava me falou: hoje é semente do amanhã. Para não ter medo que este tempo vai passar; não se desespere e nem pare de sonhar. Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs. Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar. Fé na vida, fé no homem, fé no que virá. Nós podemos tudo, nós podemos mais. Vamos lá fazer o que será. #timetogohome #gonzaguinha
  • “Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas. Porque somos curiosos - e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente”. (Walt Disney)
  • Quem me conhece de toda uma vida sabe que palavrão é algo que não sai da minha boca de lady. Mas, né? Vamos combinar! 😂😂😂 #humor #bepositive
  • Baba, mami e meu bolinho de aniversário de 1 ano. Sempre com a certeza de ainda muitos e muitos outros de vida. ✨ Londres, 19/12/1973. #tbt❤️