Dermatologistas alertam para os (muitos!) riscos de usar maquiagem vencida

Damos muita atenção aos prazos de validade dos alimentos. Seria importante também ter o mesmo cuidado com os cosméticos. O alerta veio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, preocupada com o aumento de mulheres que têm aparecido nos consultórios médicos com problemas de pele devido ao uso de maquiagem vencida. A Sociedade Brasileira de Dermatologia esclarece que o prazo de validade das maquiagens é determinado diretamente pelo fabricante e leva em consideração o tempo em que é possível manter a estabilidade, a cosmética, a fixação, a cor, o odor, enfim, todas as características do produto intactas. Segundo os fabricantes, a validade dos produtos costuma variar entre seis e 24 meses depois de abertos.

O prazo de validade é especialmente importante no caso de cremes para o rosto e produtos como protetores solares, pois, após a data determinada, podem ocorrer irritações e, principalmente, ausência de efeitos desejados. No caso de maquiagens, o prazo de validade aumenta o risco de irritações e possível contaminação dos produtos. Só para se ter uma ideia, um lápis de olho vencido pode provocar conjuntivite, se usado fora do prazo.

Se os produtos de maquiagem estiverem guardados em condições desfavoráveis, como ambientes úmidos e quentes, e vencidas há bastante tempo, podem ocorrer infecções de pele. É necessário ter atenção porque, em muitas maquiagens, a data de validade está estampada na embalagem e não no produto em si. Logo que comprar ou ganhar um produto, é necessário reparar na data antes de jogar a caixinha fora.

header_image_fustany-beauty-makeup-2015_best_seller_makeup-main_imageMAKE UP VENCIDA: USOU E IRRITOU? LAVE O ROSTO COM ÁGUA E SABONETE NEUTRO

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o lugar mais comum para armazenamento de maquiagens é o banheiro – e, acredite, esse é o pior lugar! O banheiro é um ambiente muito úmido, onde há acúmulo de vapor e variação de temperatura, o que sem dúvidas acelera a degradação das maquiagens.

O ideal é tê-las em local seco e longe do calor. Uma boa opção é fazer uma prateleira dentro do guarda-roupa, ou montar uma penteadeira no quarto. Também não é aconselhável carregar todas as maquiagens em uma nécessaire dentro da bolsa. Indica-se levar somente o essencial para o retoque.

+BELEZA: Hora do blush: Dicas de aplicação para ter aquele visual saudável

No caso de aplicar um produto vencido e só perceber depois, a SBD esclarece: se não houver nenhum sinal de irritação na pele, como ardência, pinicação ou vermelhidão, não há nenhum problema. Mesmo assim, considere descartar o produto, por mais que doa no bolso. Saúde em primeiro lugar. Caso perceba algum desconforto ao aplicar o produto,  deve-se lavar abundantemente com água corrente e um sabonete líquido suave. Em geral, pode-se observar o aspecto da maquiagem antes de aplicá-la. Se o odor, a cor ou a textura estiverem alterados, não use, alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologista.

national-lipstick-day-ftr1BATONS COSTUMAM TER PRAZO DE VALIDADE MAIOR: DOIS ANOS

Confira o prazo de validade médio de alguns produtos

Sombra compacta: 36 meses
Base aquosa: 12 meses
Base oleosa: 18 meses
Batom: 48 meses
Rímel: 6 meses
Corretivos: 18 meses
Pó solto ou compacto, iluminador, blush: 18 a 24 meses
Gloss labial: 6 a 12 meses
Delineador: 6 a 12 meses

 

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.