Dermatologistas alertam para os (muitos!) riscos de usar maquiagem vencida

Damos muita atenção aos prazos de validade dos alimentos. Seria importante também ter o mesmo cuidado com os cosméticos. O alerta veio da Sociedade Brasileira de Dermatologia, preocupada com o aumento de mulheres que têm aparecido nos consultórios médicos com problemas de pele devido ao uso de maquiagem vencida. A Sociedade Brasileira de Dermatologia esclarece que o prazo de validade das maquiagens é determinado diretamente pelo fabricante e leva em consideração o tempo em que é possível manter a estabilidade, a cosmética, a fixação, a cor, o odor, enfim, todas as características do produto intactas. Segundo os fabricantes, a validade dos produtos costuma variar entre seis e 24 meses depois de abertos.

O prazo de validade é especialmente importante no caso de cremes para o rosto e produtos como protetores solares, pois, após a data determinada, podem ocorrer irritações e, principalmente, ausência de efeitos desejados. No caso de maquiagens, o prazo de validade aumenta o risco de irritações e possível contaminação dos produtos. Só para se ter uma ideia, um lápis de olho vencido pode provocar conjuntivite, se usado fora do prazo.

Se os produtos de maquiagem estiverem guardados em condições desfavoráveis, como ambientes úmidos e quentes, e vencidas há bastante tempo, podem ocorrer infecções de pele. É necessário ter atenção porque, em muitas maquiagens, a data de validade está estampada na embalagem e não no produto em si. Logo que comprar ou ganhar um produto, é necessário reparar na data antes de jogar a caixinha fora.

header_image_fustany-beauty-makeup-2015_best_seller_makeup-main_imageMAKE UP VENCIDA: USOU E IRRITOU? LAVE O ROSTO COM ÁGUA E SABONETE NEUTRO

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o lugar mais comum para armazenamento de maquiagens é o banheiro – e, acredite, esse é o pior lugar! O banheiro é um ambiente muito úmido, onde há acúmulo de vapor e variação de temperatura, o que sem dúvidas acelera a degradação das maquiagens.

O ideal é tê-las em local seco e longe do calor. Uma boa opção é fazer uma prateleira dentro do guarda-roupa, ou montar uma penteadeira no quarto. Também não é aconselhável carregar todas as maquiagens em uma nécessaire dentro da bolsa. Indica-se levar somente o essencial para o retoque.

+BELEZA: Hora do blush: Dicas de aplicação para ter aquele visual saudável

No caso de aplicar um produto vencido e só perceber depois, a SBD esclarece: se não houver nenhum sinal de irritação na pele, como ardência, pinicação ou vermelhidão, não há nenhum problema. Mesmo assim, considere descartar o produto, por mais que doa no bolso. Saúde em primeiro lugar. Caso perceba algum desconforto ao aplicar o produto,  deve-se lavar abundantemente com água corrente e um sabonete líquido suave. Em geral, pode-se observar o aspecto da maquiagem antes de aplicá-la. Se o odor, a cor ou a textura estiverem alterados, não use, alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologista.

national-lipstick-day-ftr1BATONS COSTUMAM TER PRAZO DE VALIDADE MAIOR: DOIS ANOS

Confira o prazo de validade médio de alguns produtos

Sombra compacta: 36 meses
Base aquosa: 12 meses
Base oleosa: 18 meses
Batom: 48 meses
Rímel: 6 meses
Corretivos: 18 meses
Pó solto ou compacto, iluminador, blush: 18 a 24 meses
Gloss labial: 6 a 12 meses
Delineador: 6 a 12 meses

 

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda
  • Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. Pecado capital, viu Gorda?
  • Abdominal, substantivo masculino. Preguiça, substantivo feminino. #chico #gorda
  • Observe os seus pensamentos, eles se transformam em palavras. Observe suas palavras, elas se transformam em ações. Observe suas ações, elas viram seus hábitos. Observe seus hábitos, pois eles se transformam em seu caráter. Observe seu caráter, pois ele se torna o seu destino. 🙌🏻♥️🙏🏻 Lao Tzu, filósofo e escritor da Antiga China, fundador do taoismo filosófico e religioso.
  • “Nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho.” Carlos Drummond de Andrade. 🙌🏻
  • Durante anos e anos e anos que somam mais de uma década, essa foi nossa história: de aeroportos em aeroportos, nos mudamos 12 vezes de casa. Cruzamos estados, fronteiras, oceanos. Como escreveu Machado de Assis, “felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos”. Feliz de mim, que pelo faro também te descobri, Bentolino. E lá se vão 18 anos de jornada. 🙌🏻🐶♥️ Rio de Janeiro, 2012. #tbt #bento #xerife #companheirodejornada