Caldo verde aquece o corpo, traz boas lembranças e compra o silêncio de alguém

O jantar na residência desta que vos escreve, nesses dias de inverno, não tem sido outro: sopa e sopa, sopa e sopa. É prático, é quentinho, é saboroso, é nutritivo, não pesa, não engorda e dá um conforto que nenhum outro prato de inverno é capaz de dar, vai dizer? Há receitas que sempre peço para a Rosa repetir – sopa de legumes, por exemplo. Outra que adoro é sopa de cebola e outra que sempre tem na geladeira é sopa de moranga (com carne ou com funghi, costumamos variar: meu respectivo marido prefere carne; eu prefiro funghi).

mulher-arrancando-os-cabelos4AS CONCESSÕES DE UM CASAMENTO

bento1125ELA ENTOPE O CHICO DE SOPA E AINDA RECLAMA

A última receita que pedi para a Rosa incorporar no cardápio de sopas da residência foi a sopa de vegetais termogênica que a nutri Carina Borges elaborou com exclusividade para nosso querido blog. Hein? Não viu? Pelamordedeus! Não sabe o que está perdendo! É fantástica!

apontando_para_baixo_0111Clica AQUI para acessar a receita!

Como a Carina sempre sugere comer 100 gramas de proteína à noite, peço para a Rosa deixar na geladeira uns filezinhos de frango grelhados, corto em pedacinhos e coloco dentro da sopa. Fica tudo muito delicioso. Dia desses, estava cá eu com meus botões pensando que estava na hora de diversificar uma vez mais o meu repertório de sopas. Foi quando comecei a pesquisar sopa disso, sopa daquilo, sopa daquilo outro – e eis que encontrei o tradicional Caldo Verde.

amo-almondegas14AMO CALDO VERDE

Quando morava no Rio e fazia um friozinho nos meses de junho e julho, eu pedia direto Caldo Verde quando sentava à mesa do Braseiro da Gávea para tomar um chopinho. Foi lá que aprendi a adorar a receita. “É isso”, pensei! “Vou buscar uma receita de caldo verde em algum livro de culinária e fazer dele mais uma opção de sopas de inverno”, continuei pensando. E fui atrás dos meus trocentos títulos de culinária que se amontoam nas prateleiras da cozinha – alguns úteis, alguns só para fazer pose de bonito mesmo.

Encontrei uma receitinha no livro Las Mejores Recetas de Portugal que me pareceu bem fácil e que pretendo dar nas mãos da querida Rosa tão logo ela adentre por esta porta atrás de onde agora me encontro.

bento1125A ROSA VEM HOJE?

Claro. Por quê?

bento1125SÓ PRA SABER

woman-looking-crazy-feature-280x1253SÓ PRA ME INTERROMPER

Então, muy amiga que sou, resolvi compartilhar a receita de Caldo Verde barbadinha que encontrei – e dar esta ideia também para minhas queridas leitoras que tanta companhia me fazem nesta coluna semanal.

Senhoras e senhores, a receita barbadinha de Caldo Verde!

caldo-verde2 NHAM NHAM!!!

Ingredientes
6 batatas
1 tablete de caldo de galinha ou de carne
1  litro e 1/2  de água
2 colheres (sopa) de azeite
1 paio (de light, o caldo verde não tem nada…)
1 gomo de linguiça portuguesa (como eu dizia, de light o caldo verde não tem nada…)
1/2 cebola
1/2 maço de couve

Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água, o caldo de galinha ou de carne, a cebola e as batatas. Espere cozinhar. Então, passe as batatas pelo espremedor ou amasse-as com o auxílio de um garfo. Coloque novamente as batatas (agora esmagadas ) na panela e adicione o paio e a linguiça portuguesa (previamente fatiados). Cozinhe mais um pouco e acrescente azeite, sal e a couve (fatiada bem fininha). Desligue e sirva.

Olha!

caldo-verdex575x375OOOOOOOOOHHHHHHH!!!!!

amo-almondegas14NÃO É SENSACIONAL?

bento1125POSSO FALAR AGORA?

Sim, o que foi?

bento1125POSSO FICAR SÓ COM O PAIO E A LINGUIÇA?

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.