Jamie Oliver causa polêmica ao tomar partido sobre amamentação

O debate está em polvorosa no Reino Unido desde que ganhou o rosto e a voz de uma das maiores personalidades do país, o chef de cozinha mundialmente famoso Jamie Oliver. Ele declarou apoio aberto ao aleitamento materno e disse que deseja “lutar pelo direito das mães amamentarem em qualquer lugar”. Depois de dedicar muito tempo para fazer campanhas para a criação de um imposto sobre o açúcar e as bebidas açucaradas, Jamie, que é pai de quatro filhos, falou que sua nova missão é resolver o “problema que a Grã-Bretanha parece ter com a amamentação”.

Segundo Oliver, “é preciso apoiar as mulheres da Grã-Bretanha para que elas amamentem mais e em qualquer lugar que desejarem. Disse ele em entrevista à Rádio LBC:

– Temos um problema com a amamentação. Se você parar para pensar sobre isso, a amamentação é o começo da história, vem antes da briga para melhorar o lanche escolar, vem antes de coibir a venda indiscriminada de bebidas açucaradas. Amamentar é algo que é muito natural para nós: é fácil, é mais conveniente, é mais nutritivo, é melhor, é grátis.

Jamie-Oliver-breastfeedingIMAGEM DA CAMPANHA DE APOIO ÀS DECLARAÇÕES DO CHEF

Oliver alegou que apoiar a amamentação é tão importante quanto brigar por um imposto sobre o açúcar para defender a saúde das crianças na Grã-Bretanha, acrescentando que as duas questões estão relacionadas.

– Quando você se preocupa com a saúde das crianças, você não pode simplesmente olhar para uma coisa ou outra. O imposto sobre bebidas açucaradas é interessante, mas se você realmente se preocupa com a obesidade infantil, verá que a amamentação está no epicentro do problema.

Jamie-Oliver-breastfeedingREPERCUSSÃO NAS REDES SOCIAIS: NEM TÃO CERTO E NEM ERRADO

As ouvintes da rádio não ficaram tão satisfeitas com a campanha de Oliver como ele esperava. Muitas alegam que “um homem não é o melhor advogado para a amamentação”. As críticas das ouvintes recaem sobre a palavra FÁCIL. Elas defendem que amamentar “não é fácil para todas as mães”. E questionam: “Como alguém que nunca tenha amamentado e tampouco saiba o que é isso pode ser o rosto desta campanha?”.

JAMIEJAMIE COM A MULHER, JOOLS, E OS QUATRO FILHOS: ELA ESTÁ GRÁVIDA DO QUINTO

A cantora Adele, mãe de Ângelo de três anos, engrossou o coro contra Jamie Oliver, quando interpelada em um show, afirmando que a “pressão sobre as mães é f***, é ridícula (…) Tudo o que eu queria fazer era amamentar, mas não consegui. Se eu estivesse na selva, meu filho estaria morto porque o meu leite se foi”, levando o público de 20 mil pessoas às risadas com a comparação.

Após os protestos, Jamie Oliver escreveu em seu twitter: “Eu entendo que a amamentação muitas vezes não é fácil e, em alguns casos, nem mesmo possível, mas só queria apoiar as mulheres que amamentam. (…) Como um pai – e com mais um filho para nascer – eu nunca iria ofender as mulheres ou as mães, já que eu sei o quão incríveis elas são”.

British singer and songwriter Adele accepts the award for best British female solo artist at the BRIT Awards at the O2 arena in LondonJAMIE OLIVER E ADELE: CONVERSA AFIADA SOBRE AMAMENTAÇÃO

Enquanto os debates seguem acalorados nas redes sociais, com detratores e defensores se posicionando contra e a favor de Oliver, uma pesquisa com 2.393 mães realizada pelas autoridades de saúde pública da Inglaterra, em novembro de 2015, constatou que mais de um terço das mulheres “fogem” da amamentação em público. Uma em cada cinco disse que não amamenta em público porque não se sente bem com a censura pública. Uma em cada 10 mulheres que optou por não amamentar disse que a preocupação de fazê-lo em público influenciou sua decisão.

+KIDS: Quase metade das mães do Brasil passa menos de 10 horas por semana com os filhos

Diz o pediatra Moises Chencinski:

– Daqui do Brasil, apoiamos a cruzada de Jamie Oliver em prol da amamentação. Aplaudimos cada manifestação positiva em favor do aleitamento materno, seja do Papa Francisco, seja da modelo Gisele Bündchen. Só combateremos os tabus que cercam o tema com a junção de forças, não com a divisão de vozes na Internet. Mas de forma alguma, desejamos afastar as mães que por qualquer razão não puderam ou não conseguiram amamentar. Elas também, em grande parte das vezes, conhecem os benefícios do aleitamento e, se tivessem tido a oportunidade e o apoio necessários, com certeza amamentariam.

No próximo dia 17 de abril, domingo, acontecerá o Grande Mamaço na Paulista, em São Paulo, às 10h30min, em frente ao Masp. O objetivo é chamar a atenção para a importância do aleitamento materno. Quem quiser confirmar presença e saber maiores detalhes, basta acessar a página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/996673783746404/?active_tab=posts

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻
  • Humildes, humanos, generosos, apaixonantes. Não são quem são por acaso. Obrigada, @coldplay por uma noite que já está eternizada no ♥️ #coldplay #coldplayportoalegre #voltesempre