Diário da Mari: “Com dois cachorros e quatro livros, Punta del Este aí vamos nós!”

Meu 2017 já começou. Mais precisamente à 1h39min da madrugada de 19 para 20 de dezembro quando meu querido astrólogo afirmou ser este o horário do novo ano na minha vida. O que senti? Não sei, estava dormindo. Como acordei na manhã do dia 20? Com o interfone aos berros na cozinha. Era a síndica. Queria avisar que alguém não havia segurado o intestino na garagem do edifício e tampouco no hall de entrada do prédio. Havia cocô perto dos carros e rastros de xixi ao lado do tapete.

bento1124ESTAVA DOS APERTADOS

Assim sendo, meu 2017 começou agarrada em um balde, um pano nojento e úmido e um vidro de Veja Lavanda.

mulher-doidissima5-594x4992SUPER LEGAL

Estamos, Bento, Papaqui e eu, a cinco dias de embarcamos de férias para Punta del Este. Eu já avisei: não levarei Veja Lavanda para o Uruguai para limpar dejetos e incontinência urinária de cachorro sem vergonha. Ficaremos por lá alguns dias de janeiro, só nós três, escrevendo, passeando, conhecendo novos lugares, revendo antigos que amamos e reportando tudo neste querido e amado blog diário. Eu espero ter tempo para meditar, para me ouvir mais (tenho passado muito pouco tempo comigo e isso está me angustiando), para ler, para inspirar, para expirar, para caminhar, andar de bicicleta, comer frutos do mar, beber vinho gelado, Spritz e clericot e voltar a entrar em sintonia com o ritmo normal que deveria reger a vida de pessoas normais.

bento1124QUAL VAI SER A PROGRAMAÇÃO?

Ainda não sei. Ou melhor, não haverá programação. Cada dia vamos inventar algo diferente, que será bolado naquele dia. Sem muitos planejamentos. Um dia após o outro, fazendo o que se tem vontade. No meu entender, é isso que se chama férias, ou não?

bento1124NÓS ESTAMOS DOS INCLUÍDOS EM TODOS OS PASSEIOS?

Naqueles passeios em que se incluem animais, sim. Por exemplo, algumas rotinas serão seguidas. Vamos acordar, vamos juntos comprar o pão, os frios e o jornal para o café da manhã, faremos momento leitura na varanda, depois eu vou dar uma corrida no Porto, depois escreveremos um pouco e depois pensaremos em qual será o passeio do dia. Se vamos a pé a alguma praia pertinho, se vamos de carro a uma praia distante, se não vamos a praia nenhuma, mas sim petiscar e bebericar em algum parador… E os dias vão ir passando, lindo e calmamente.

bento1124VAMOS COMER MILANESAS?

Sim, comeremos milanesas da Tienda Inglesa, sorvete do Arlecchino, compraremos frutos do mar no Porto, carnes divinas no super… Enfim, como toda temporada em Punta que se preze, comeremos e beberemos à lá vontê.

bento1124EU AMO PUNTA

manaEU TAMBÉM

bento1124A GORDA AMA LASANHA À CARBONARA

Pois, então… A alimentação de férias da Gorda será um capítulo à parte, pois temos que reeducá-la. A Gorda só quer saber de burger, massa e lasanha à carbonara. Não que eu ofereça, óbvio que não. A Gorda come a ração de muita má vontade e, quanto muito, engole um franguinho de cara feia. Só que a Gorda precisa perder uns quilinhos para o bem da saúde dela. Ela sabe disso, mas não ajuda.

bento1124A GORDA COME ESCONDIDO

Enquanto espero sentada provas do animal de que a Gorda come escondido, algo que ele jura há um ano de pé junto, mas nunca conseguiu comprovar, faço uma listinha de leituras que quero levar para as férias. Livros que há hoooooooras estão me encarando na estante do bunker escritório pedindo “me leia, me leia, me leia”, e eu me faço de cega por falta de tempo que agora terei. Que livros são esses, Mariana?

Olha!

images-livrariasaraiva-com-brA AMIGA GENIAL
De Elena Ferrante

Este livro me encara há quase dois anos. Fiasco total! Mas agora vai! Ele apresenta a narrativa de duas amigas que crescem juntas em Nápoles e inaugura uma série de quatro volumes que cobre mais de cinco décadas da amizade entre Lila Cerullo e Elena Greco, as principais personagens da saga, na qual a autora lida com questões políticas de seu país, principalmente da região de Nápoles, dominada pela máfia. Credita-se ao sucesso a capacidade de Elena de escrever sobre mulheres atuais como ninguém.

Elena é um pseudônimo para uma autora que ninguém sabe, ninguém viu. Uma autora que faz questão de manter-se anônima. Supõe-se que tenha lá seus 50 anos, especula-se que seja o pseudônimo de alguém bastante reconhecido e que deseja refugiar-se no anonimato sem ter que dar muitas explicações sobre suas obras. Estou tão atrasada na leitura deste livro que já saiu até o segundo volume da tetralogia aqui no Brasil, História do Novo Sobrenome.

Olha!

elenaHISTÓRIA DO NOVO SOBRENOME
Deveria criar vergonha na cara e já levar este também.
Aliás, é o que vou fazer!

meia-noite-e-vinteMEIA-NOITE E VINTE
De Daniel Galera

Considero um dos grandes escritores brasileiros da atualidade. Já leu Barba Ensopada de Sangue? Pois leia. Daniel é daqueles que nos prende na leitura, sabe assim? Este é seu mais recente livro – e esta é a sinopse:

“Em meio a uma onda de calor devastadora e a uma greve de ônibus que paralisa a cidade, três amigos se reencontram em Porto Alegre. No final dos anos 1990, eles haviam incendiado a internet com o Orangotango, um fanzine digital que se tornou cultuado em todo o Brasil. Agora, quase duas décadas depois, a morte do quarto integrante do grupo vai reaproximar Aurora, cientista e pesquisadora vivendo uma pequena guerra acadêmica, Antero, artista de vanguarda convertido em publicitário, e Emiliano, jornalista que tem uma difícil tarefa pela frente. Captando com maestria a geração que cresceu em meio ao início da internet, Galera explora essas vidas acuadas entre promessas não cumpridas e anseios apocalípticos. Nas vozes de Aurora, Antero e Emiliano, Meia-noite e vinte é um retrato marcante de uma juventude que recebeu um mundo despedaçado e para quem o futuro pode não significar mais nada”.

wallaceFICANDO LONGE DO FATO DE JÁ ESTAR MEIO QUE LONGE DE TUDO
De David Foster Wallace

Esta foi uma dica da Lu Thomé, a querida editora dos meu livros, aquela mezzo carrasca mezzo amiga, que sabe dosar a hora de me puxar a orelha e me fazer um afago. Conversava com a Lu dia desses sobre ideias para meu novo livro e, entre tantas coisas que surgiram, pensamos em crônicas em que eu seria colocada em ambientes e lugares completamente estranhos à minha pessoa. Por exemplo: uma corrida de rali. Pergunte o grau do meu mau humor em ter que participar de uma corrida de rali? DEZ. Pois a li jogou a cabeça para trás às gargalhadas e disse: “É isso! Imagina o quão engraçado seria ler!”

Woman looking crazy.ENGRAÇADO PRA QUEM, CARA PÁLIDA

Então, a Lu sugeriu que eu lesse este livro de David Foster Wallace e amadurecesse a ideia. Diz a sinopse:

“Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo'” reúne alguns ensaios de David Foster Wallace. Com a proposta de fornecer uma porta de entrada ao universo literário do autor, o volume abriga três reportagens – entre elas o ‘texto do navio’, o relato de um cruzeiro pelo Caribe -, uma palestra sobre Kafka, uma crônica sobre o tenista Roger Federer e ‘Isto é água’, o discurso de paraninfo que se difundiu pela internet. Na reportagem que dá título ao livro, Wallace, enviado pela Harper’s a uma feira agrícola em Illinois, sai com uma crônica sobre o estilo de vida americano. Em ‘Pense na lagosta’, o autor aproveita a visita a uma feira gastronômica para refletir sobre a legitimidade ética de ferver lagostas vivas para degustá-las. Ao tratar desses e de outros temas, o autor busca ignorar as convenções da apuração jornalística e se concentra nos detalhes mais inusitados.

bento1124TU VAI LER TUDO?

Olha, vou tentar. A ideia é esta.

bento1124E OS PASSEIOS?

O que tem os passeios?

bento1124NÃO VÃO FICAR DOS COMPROMETIDOS?

Eu prometo que não. Mas só peço uma coisa a vocês dois: que vocês tenham paciência, que a gente possa fazer tudo sem pressa, afinal estaremos de férias. Que vocês não comecem a uivar na frente da porta de entrada do apartamento me apressando, por favor. Posso contar com a compreensão e colaboração dos dois?

manaPODE

bento1124A GORDA NÃO FALA POR MIM

Ok, e o que tu me diz então?

bento1124NÃO SEI SE CONSIGO ME CONTROLAR

enxaqueca115AS FÉRIAS PROMETEM

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

2 Comentários
  1. Estou ja no terceiro livro da tetralogia de Helena Ferrante, amei os dois primeiros e não consigo para de ler o terceiro. Descobri esses livros e essa escritora graças a ti, acho que a uns dois anos atras quando tu comentaste que estava para ser lançado no Brasil. Fiquei aguardado e amei, Obrigada.

  2. Eu concordo muito com a tua Editora. Acho que tu, melhor que ninguém, saberia nos divertir com o teu senso de humor.

    Bjão e Feliz 2017.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • #ptnão #ptnuncamais #vemprarua 🇧🇷👊🏻
  • Então, em um belo dia do ano passado, recebi uma ligação da direção de @revistadonna @gauchazh comunicando que minha coluna não se encaixava mais no perfil editorial da empresa. Pois o tempo sempre vai mostrando suas razões. Quanto orgulho de não me encaixar na filosofia de um veículo que cede espaço à defesa do extermínio de animais inocentes.
  • Quando você fica sabendo que mãe e filha se divertem às suas custas - ainda que rindo da desgraça alheia🤣🤣🤣 Obrigada pela companhia @llillinee e @helena.e.silva.7 ♥️
  • Em um universo digital cada vez mais galopante, grandes empresas começam a entender que a comunicação de qualidade está nas mãos dos influenciadores. Obrigada por me incluir nesta turma @tramontinaoficial. Foi um privilégio estar com todos vocês! #visitatramontina #tfactorystore #serragaucha
  • Encontrei meu vagão na Maria Fumaça. Grata pelo toque @adrianafranciosi 🤣 #firstclass #sóquenão #viagemdetrem #visitatramontina #tfactorystore
  • Convido a todos vocês a acessar o site historiasquemarcam.com.br. Uma  bela homenagem do @simers_rs aos médicos neste 18 de outubro. Porque a vida deles, e eu tenho esse lindo exemplo em casa, merece ser sempre lembrada e reverenciada. Parabéns, meu pai querido e a todos teus colegas ♥️ #18deoutubro #diadomédico #historiasquemarcam