Dieta, não! Hábitos saudáveis, sim! Bem-vinda à Alimentação Estratégica

Muito mais mais do que uma questão de estética, emagrecer tem se tornado questão de saúde pública. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, o sobrepeso tem afetado a vida de milhares de pessoas e tem avançado no país: atualmente, 51% da população brasileira, acima de 18 anos, está acima do peso ou obesa.

O grande problema na maioria das dietas que entram e saem de moda é que oferecem soluções a curto prazo, com a restrição de calorias e não tem foco em uma educação alimentar definitiva.

Na busca por uma solução para ajudar aqueles que desejam adotar hábitos de vida mais saudáveis definitivamente, atingir o peso ideal e recuperar a autoestima, o especialista no tratamento de pacientes com diabetes e sobrepeso, o médico Patrick Rocha, destacou para o site MK seis dicas essenciais para quem deseja adotar uma Alimentação Estratégica (ele chama assim mesmo) e entrar em forma com saúde. O médico Patrick Rocha é palestrante, pesquisador e presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas. Vem ver!

sugarspoon-5ee1d9cf2615c976d34480051e0cba6762f7cf81-s6-c30CORTAR AÇÚCAR E ALIMENTOS LIGHT

Para quem deseja perder peso e adotar uma alimentação estratégica, um dos primeiros passos é gradativamente retirar da rotina diária o açúcar refinado e a farinha refinada de fontes diretas, como bolo, refrigerante, açúcar refinado, massas, pães e salgadinhos. E mais: não pense que vale optar pelas opções diets e lights para fugir da restrição, pois estes produtos também devem ser restritos e podem ser até mais nocivos do que as versões tradicionais. Além de serem mais caros, possuem conservantes tão prejudiciais quanto o próprio açúcar. Nas bebidas, o ideal é utilizar a stevia, um adoçante natural que é uma ótima opção para substituir o açúcar e não traz malefícios para a saúde, ao contrário da maioria dos adoçantes.

Bread-657x393EVITE CONSUMIR PÃES E MASSAS (INCLUSIVE INTEGRAIS)

O trigo, matéria-prima do pão nosso de cada dia, das massas, biscoitos e bolos, é considerado um dos principais sabotadores da dieta. Os produtos de trigo, além de não possuírem elevado grau nutritivo, podem funcionar como gatilho da fome, aumentando o apetite poucos minutos depois.

– Uma alimentação saudável não significa passar fome, mas sim escolher alimentos que colaboram para o bom funcionamento do metabolismo e contribuem com o bem-estar. Substituir os farináceos por outros alimentos mais nutritivos é primordial – destaca Rocha.

Front-image_drinking-waterHIDRATE-SE

Hidratação é uma parte importante para o bom funcionamento do metabolismo e consequentemente, no processo de emagrecimento. No período do verão, com o aumento da temperatura ambiente, é essencial ter um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores. O ideal é beber ao menos dois litros de água por dia.

fryEVITE FRITURAS

Frituras em geral não trazem benefício algum ao corpo e são carregadas de gorduras ruins, responsáveis por aumentar complicações e riscos cardiovasculares. Óleos vegetais poli-insaturados, como soja, milho e canola, devem ser evitados. Sempre que for preparar e cozinhar um alimento, o ideal é utilizar o óleo de coco extra-virgem. Além disso, privilegie grelhados e assados, que irão saciar a fome e não prejudicar o seu organismo.

omelete 1 TLPRIORIZE AS PROTEÍNAS E GORDURAS SAUDÁVEIS

As gorduras estratégicas presentes nas carnes oferecem a energia e saciedade necessárias para manter o metabolismo alto e queimar gordura. Inicie o seu dia substituindo os alimentos produzidos com trigo e derivados por omeletes, por exemplo. Para diversificar, inclua recheios diversos, como queijo, carne, frango ou vegetais. Outra opção, são ovos cozidos ou mexidos, feitos na manteiga. Nas outras refeições, procure comer carnes de aves (peru, frango, chester) ou peixes, lombo de porco, complementados com saladas verdes, frutas da estação e legumes.

Physical-Activity-Improves-Quality-of-LifeFAZER ATIVIDADE FÍSICA INTERVALADA

Quem pensa que passar horas dentro de uma academia é a chave para o emagrecimento saudável está muito equivocado. Oitenta por cento dependem essencialmente da alimentação e apenas 20% dos exercícios. Portanto, use o seu tempo de maneira estratégica, iniciando um treinamento de atividade física intervalado, o mais eficiente para perda de gordura e que irá consumir menos tempo de você. Ao contrário da atividade física tradicional, em que o ritmo é constante, na atividade física intervalada você varia o ritmo, intercalando momentos moderados e outros intensos em ciclos. Isso ajuda a aumentar a queima de gordura corporal e contribui para a formação de massa magra.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

3 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda
  • Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. Pecado capital, viu Gorda?
  • Abdominal, substantivo masculino. Preguiça, substantivo feminino. #chico #gorda
  • Observe os seus pensamentos, eles se transformam em palavras. Observe suas palavras, elas se transformam em ações. Observe suas ações, elas viram seus hábitos. Observe seus hábitos, pois eles se transformam em seu caráter. Observe seu caráter, pois ele se torna o seu destino. 🙌🏻♥️🙏🏻 Lao Tzu, filósofo e escritor da Antiga China, fundador do taoismo filosófico e religioso.
  • “Nunca estou mais acompanhado do que quando estou sozinho.” Carlos Drummond de Andrade. 🙌🏻
  • Durante anos e anos e anos que somam mais de uma década, essa foi nossa história: de aeroportos em aeroportos, nos mudamos 12 vezes de casa. Cruzamos estados, fronteiras, oceanos. Como escreveu Machado de Assis, “felizes os cães, que pelo faro descobrem os amigos”. Feliz de mim, que pelo faro também te descobri, Bentolino. E lá se vão 18 anos de jornada. 🙌🏻🐶♥️ Rio de Janeiro, 2012. #tbt #bento #xerife #companheirodejornada