Dietas Detox: muito marketing e nenhuma eficácia, alertam especialistas

Assim como acontece no universo da moda e da beleza, o mundo das dietas também vive de novas tendências. Uma das mais faladas, buscadas e comentadas, sobretudo nesta época do ano, são as dietas detox. São tidas como verdadeiros milagres para recuperar o organismo e eliminar toxinas que se acumulam no nosso corpo. Mas será mesmo que funcionam? Será mesmo que possuem tanto poder assim? Especialistas dizem que não.

Alegam que há muito modismo (a maioria propagado pelas celebridades midiáticas e adeptas dessas dietas de sucos) e nenhuma comprovação científica. Edzard Ernst, professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e um conhecido crítico e pesquisador da medicina alternativa, não só defende não haver evidências científicas como também diz que as afirmações sobre as supostas toxinas são “equivocadas e perigosas” e uma questão de “puro marketing”. A seguir cinco desmentidos a respeito delas.

Dietas detox são necessárias para “resetar” o corpo: FALSO!
Nosso organismo tem seus próprios meios para metabolizar e eliminar as toxinas que não necessita (por meio dos pulmões, rins, fígado). Não é necessário gastar centenas de reais em sucos que se dizem super potentes para promover a faxina no corpo.

detox-blog-banner

DIETA À BASE DE LÍQUIDOS: MAIS RISCOS DO QUE BENEFÍCIOS À SAÚDE

Os benefícios das dietas detox estão comprovados cientificamente: FALSO!
Essas dietas tornaram-se populares nos últimos anos em função de muita propaganda, mas não há qualquer estudo ou pesquisa que comprove sua eficácia. Mais: é cada vez maior o número de médicos contrários a esse tipo de dieta pelos malefícios que podem causar. Não há nenhuma comprovação científica a favor delas, eles alegam.

As dietas detox beneficiam o organismo. FALSO!
Elas podem ser muito prejudiciais, uma vez que, passar vários dias apenas consumindo sucos ou outras vitaminas, não corresponde a uma dieta equilibrada. Pode ocasionar tonturas, dores de cabeça, cansaço, náuseas, diarreias, desidratação e até alucinações. A atriz Gwyneth Paltrow admitiu ter sofrido uma série de alucinações após 20 dias submetida a uma dessas dietas de desintoxicação.

084608-101413577

EMAGRECER SEM SAÚDE: JUNTO COM OS QUILOS, VAI EMBORA A MASSA MAGRA

Com as dietas detox é possível emagrecer e manter-se magra. FALSO!
O que o organismo perde com esse tipo de dieta é justamente o que não deve perder: massa magra. Os açúcares contidos nos sucos e vitaminas farão com que o pâncreas promova uma grande saída de insulina, pois a glicose do sangue está baixa no momento da ingestão desses líquidos. Como nosso corpo necessita de gordura e proteína para produzir energia, acabará buscando esta fonte na massa magra. Além do mais, tão logo acabe a dieta detox e se restabeleça a rotina diária de alimentação, você estará com menos músculos para queimar calorias, que podem acabar virando gordura.

Dietas detox são indicadas para qualquer pessoa. FALSO!
Há certos grupos de pessoas que não podem nem devem submeter-se a esse tipo de alimentação restritiva, como gestantes, diabéticos e pacientes com problemas renais, entre outros.

Compartilhar
2 Comentários
  1. Oi Mari, tudo bem? Te acompanho já faz um tempo e queria te sugerir de fazer um post sobre como anda a sua vida profissional desde que você ficou independente da ZH. Adoro o teu trabalho! Um beijão carinhoso!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻
  • Início de namoro no balanço. Fazenda Tapera, Santo Augusto, RS. Junho 2007. #tbt #valentinesday2019 ♥️
  • Uma tarde em família descobrindo @pueblogarzon e as maravilhas da cozinha do @restaurantegarzon do super chef @francismallmann 👌🏻🇺🇾🐶 #uruguay #poraí #francismallmann
  • “Não existe uma raça superior. Tem tanto valor um porteiro quanto um médico, porque cada um desempenha o seu trabalho com dignidade e cada um é importante para toda a sociedade. Nós não vamos acabar com os problemas sociais enquanto não mudarmos nossas cabeças e exigirmos dos que estão acima de nós o respeito que o povo tem que ter e merece ter. Tem que nos dar respeito, e não caridade pública, mas respeito”. Dona Mercedes, mãe de Ricardo Boechat. A fruta não cai longe do pé. 🖤 #rip #ricardoboechat
  • Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube viver direito. 🙌🏻🇺🇾♥️ #graciasalavida #ricardoboechat #vivaempaz