Maria Angélica Zabaleta: a farmacêutica ensina 10 cuidados para a saúde do rosto

Qual o jeito certo de limpar a pele? É mesmo fundamental investir em um hidratante carésimo? E o filtro solar, funciona para hidratar? Dormir maquiada é mesmo um pecado mortal? O uso de cosméticos tem, de fato, alguma eficiência contra os efeitos do tempo? As dúvidas são muitas e das respostas para estes e outros tantos questionamentos depende a beleza e a saúde da nossa pele. Mas afinal, no meio de tanta informação que chega de todos os cantos, como saber o que realmente faz a diferença nos cuidados diários com o rosto?

Para solucionar de vez as principais questões sobre o tema, fomos consultar uma opinião especializada. Desde que saiu da faculdade de Farmácia e Bioquímica, há mais de 30 anos, Maria Angélica Zabaleta dedica-se ao mundo dos cosméticos. Fundou, ao lado do marido, o médico Miguel Zabaleta, o Instituto Pasteur de Cosmiatria, que fabrica, na sua sede em Porto Alegre, de 150 a 200 mil unidades de cosméticos para mais de 15 marcas brasileiras.

A experiência e os anos de estudo sobre a pele das mulheres ensinaram a Maria Angélica o que todas nós, no fundo, já sabemos: não existe mágica. O segredo no cuidado com a pele é rotina, disciplina e os produtos certos. E, atenção! Falamos em produtos certos, não necessariamente caros, raros, importados e de fórmulas mirabolantes.

woman-applying-skin-cream-600x450NÃO EXISTE MÁGICA: PELE SAUDÁVEL SE CONQUISTA COM ROTINA E DISCIPLINA

Nesta entrevista, Maria Angélica lista os dez principais segredos sobre os cuidados com a pele do rosto.

Rotina é a palavra-chave
“Os cuidados com a pele são como as atividades físicas: a gente só vê os benefícios quando temos uma regularidade, uma rotina na prática. Não adianta nada cuidar muito bem da pele de vez em quando. Tem que ser todos os dias, com disciplina, sem sucumbir à preguiça, à falta de tempo ou ao cansaço. Somente a repetição diária do ritual de cuidados é que traz os benefícios”

Limpar E tonificar (sim, as duas coisas)
“Tem aquela antiga máxima da cosmetologia que diz que o segredo é limpar, tonificar e hidratar. Isso foi descoberto há muitos anos e nada foi capaz de superar esse preceito. Há muitos outros passos, que foram sendo inventados ao longo do tempo, mas a base realmente eficiente ainda são essas três ações que nunca podem faltar. Na limpeza a gente tira a sujeira maior, que é a maquiagem, a poluição, a gordura e o suor que se acumularam na nossa pele durante todo o dia. Essa primeira remoção de impurezas pode ser feita com limpadores em sabonete ou gel, combinados com água, ou com loções demaquilantes cremosas ou bifásicas, para as mulheres que optam pela limpeza sem água.É sempre bom lembrar que existem diferentes tipos de limpadores, para cada tipo de pele e de mulher. Não é necessário usar todos – escolha o que se adapte melhor ao seu gosto. Depois da limpeza mais pesada, é a hora do tônico. E o tônico é importante, sim. Além de ser um ótimo limpador, que finaliza a higienização e remove os resíduos que restaram, o tônico tem a principal função de corrigir o Ph da pele e prepará-la para a hidratação.

É comum as mulheres economizarem no tônico, achando que ele não é necessário, mas ele é sim. As águas micelares, cuja proposta é serem uma junção entre o limpador e o tônico, também são boas opções”.

skin-toning-creamNÃO DESDENHE O TÔNICO: ELE É FUNDAMENTAL PARA LIMPAR BEM A PELE

Pele tem Ph?
“Tem, sim. E isso é muito importante. Nossa pele tem um Ph de, em média, 5,5, ou seja, um Ph levemente ácido. O Ph neutro é de 7, então, tudo o que está abaixo de 7 é considerado ácido; o que está acima é alcalino. Ao final do dia, depois de submetida a todas as agressões do ambiente, a pele apresenta um Ph mais alcalino. Porém, todas as trocas bioquímicas ocorrem de forma mais eficiente em qualquer substância quando ela está no Ph certo. Por isso é tão importante corrigir o Ph da pele antes da hidratação, para que todos os benefícios do produto sejam absorvidos de forma correta e tenham o efeito esperado”.

Ao final, a hidratação
“O último dos passos clássicos do tratamento diário da pele é a hidratação, que complementa e finaliza os dois primeiros. Há diferentes tipos de hidratação, com produtos diferentes para áreas do rosto e para o dia e para a noite. Basicamente, a hidratação do dia precisa ter filtro solar e não pode ter agentes fotossensibilizantes, como ácidos. Já os produtos da noite podem ter agentes anti-idade e antimanchas que não devem ser utilizados sob luz. O segredo é encontrar os produtos adequados para cada tipo de pele, que entreguem os benefícios desejados. E, claro, aplicar todos os dias, sem falhar”.

skincareCUIDADO BÁSICO: A HIDRATAÇÃO DO DIA PRECISA TER FILTRO SOLAR

A importância da noite
“Quando as nossas avós passavam aquele creminho de noite, antes de dormir, elas estavam cobertas de razão. A noite é o período em que a pele se regenera e se recupera das agressões sofridas durante o dia.

Durante o sono, nosso organismo produz o hormônio do crescimento que, mesmo depois de atingirmos a idade adulta, ainda continua atuando, mesmo em quantidades muito pequenas. Esse hormônio é o responsável pela regeneração da pele – razão pela qual a primeira regra para ter uma pele saudável é dormir bem e em quantidade adequada.

Pode reparar, uma pessoa mal dormida fica com a pele sem viço e opaca. Também durante o sono, as trocas metabólicas na pele são intensas, com a eliminação de radicais livres e células mortas acumuladas durante o dia. Por isso é tão importante limpar, tonificar e hidratar a pele à noite. É fundamental que o hidratante noturno não obstrua os poros, pois enquanto dormimos a renovação celular ocasiona a eliminação de muito suor e gordura, o que requer poros abertos”.

woman-sleeping-in-her-bedDURANTE O SONO: PERÍODO EM QUE A PELE ELIMINA RADICAIS LIVRES

Ritual rápido pela manhã
“Quando acordamos, a superfície da pele tem resíduos do creme que aplicamos na noite anterior, suor e secreção gordurosa. Então, não é preciso toda aquela limpeza cuidadosa e demorada que fizemos à noite. Basta lavar normalmente, no banho, aplicar o tônico rapidamente, o hidratante e pronto”.

Filtro solar substitui hidratante, sim
“Quem usa filtro solar durante o dia, não precisa usar hidratante. Nem deve, para não ocasionar uma sobrecarga na pele. Uma boa marca de filtro solar já tem a função de hidratante. Basta aplicar sobre a pele limpa, evitando o contorno dos olhos, e pronto. Depois é só usar (ou não) a maquiagem costumeira do dia a dia. Hidratação demais também prejudica a pele”.

Produto certo versus produto caro
“A busca por uma solução mágica é uma fantasia das mulheres. É como os aparelhos milagrosos nas academias, que prometem eliminar medidas como que por milagre. Acontece que não existe mágica. É tudo resultado de um trabalhinho, que nem é tão grande.

Adiantaria usar um creme dental super tecnológico mas escovar os dentes uma vez por semana? Claro que não. Com a pele é a mesma coisa. Existem produtos caríssimos e muito bons, claro. Mas mesmo produtos nacionais, um pouco mais simples, podem ser extremamente eficientes.

De nada adianta um produto cheio de atributos e princípios ativos que é usado uma vez por semana. O critério para a escolha tem que ser a procedência confiável e a adequação ao tipo de pele”.

keep-makeup-in-place-in-hot-summer-face-mist-600x400VERÃO E INVERNO: DEVEMOS TROCAR DE PRODUTOS COMO TROCAMOS DE ROUPA

Diferentes climas, diferentes produtos
“Ao mudar as estações do ano, mudamos de roupa. Por que não podemos mudar os produtos conforme o clima? Isso é normal e recomendável. No verão, temos mais umidade e calor. Clima quente ativa o funcionamento das glândulas sebáceas e sudoríparas, fazendo com que a pele precise de um produto extremamente leve. Já o frio dificulta a produção de gordura e suor. E tem o ar mais seco, que rouba umidade da pele.

No inverno, os produtos mais encorpados são ideais. Às vezes até o limpador precisa ser substituído, dependendo da resposta da pele ao clima. Essa adequação é importante, pois não existe um produto que vai ser sempre bom, em qualquer clima.

UVA X UVB
“O maior aliado contra o envelhecimento da pele é mesmo o filtro solar. Não adianta caprichar nos cremes tecnológicos e nas substâncias da moda e depois ostentar o bronzeado.

O protetor solar chegou ao Brasil em meados dos anos 1980, então, muitas de nós foram começar a usar filtro já adolescentes, adultas. E todo o sol que apanhamos sem proteção na vida fica gravado em nossas células como uma memória, como um copo que vai enchendo. De repente, a pele chega no limite e aparecem as manchas e rugas.

E temos que comemorar quando são apenas manchas! O raio UVB é o que provoca a queimadura imediata, aquela do torrão, da pele vermelha. Já o UVA é o raio manchador, que está sempre presente, desde os primeiros raios da manhã. Também é ele que causa câncer de pele. O fator de proteção solar que está estampado no rótulo, por exemplo 50, 60, 70, protege contra o raio UVB. A proteção UVA é sempre mais baixa. Por determinação da Anvisa, os fabricantes são obrigados a informar, nos rótulos, o fator de proteção UVA, o que é muito importante, pois precisamos dessa informação. Costumo dizer que vale mais usar um fator de proteção mais baixo e permanecer menos tempo no sol, pois fatores de proteção altos dão a falsa sensação de proteção, mas eles não são eficientes a longos períodos de exposição aos raios UVA”.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

3 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Viva as nove primaveras da Marina! Viva! 👏🏼🥂♥️
  • É nosso, gurias @karinachav @reginalimaoficial ♥️Melhor programa de televisão do ano do Prêmio Press! Jamais vou esquecer o convite de vocês duas pra fazer parte dessa equipe! Que orgulho! Ao alto e avante! 💪🏻♥️👊🏻 @ceciliakramer eternamente grata pela confiança! #tamojunto #bandemmovimento
  • A persistência faz do impossível uma possibilidade. No caso, voltar a fechar com folga o jeans guardado há 15 anos à espera deste momento!  #yeswecan 💪🏻👊🏻🤣♥️
  • Né?! 🤣
  • BFF ♥️
  • Meu amor por Porto Alegre é tão grande que não cabe no peito e não coube na foto com a obra do super @jotapepax 🤣🤣🤣. #ilovepoa #vemseapaixonar