Há uma super tendência fast food no ar. Ela já vinha dando o ar da graça há um ano, mas agora estabeleceu-se como o que há. É o chamado Ramen Burger e tem no chef Keizo Shimamoto seu idealizador.
HAMBÚRGUER DE MIOJO?
Ramen ou Lamen é aquela massinha comprida, típica da culinária japonesa e chinesa e que, aqui no Brasil, ganhou o popular nome de miojo. Sim, grosseiramente falando, o Ramen Burger é um hambúrguer de miojo.
Keizo Shimamoto e seu Ramen Burger andam fazendo um sucesso estrondoso em Nova York – e o sanduíche ganhou fama mundial. Recentemente, o legítimo Ramen Burger esteve em São Paulo, participando da Feirinha Gastronômica da Vila Madalena. Quem provou pagou R$ 20 e aprovou.
– Quando criei o primeiro Ramen Burger, tinha a ideia de preparar um delicioso lanche capaz de mesclar a cultura americana e japonesa, duas culturas que me representam – explica Keizo Shimamoto.
Olha o Ramen Burger aberto!
Até a invenção do Ramen Burger, restaurantes especializados em ramem limitavam-se a servir a tradicional sopa japonesa com macarrão instantâneo. Agora, não param de surgir variações sobre o tema. Outros chefs nova-iorquinos arriscam-se a criar em cima da obra de Shimamoto. A última ideia lançada é o queijo quente de ramen. No lugar dos pão de forma entra o miojo, que é grelhado e recheado com queijo cheddar derretido, rúcula e cogumelos fritos levemente na manteiga.
Olha!
Keizo não estudou para ser chef. Foi a paixão por mijo que o elevou ao status que desfruta hoje, após a invenção que ganhou o mundo. Há quatro anos, largou o emprego como programador de computador para embarcar neste sonho de encontrar novas possibilidades para o ramen.
– No Japão, o ramen é considerado fast-food. Com um número cada vez maior de estabelecimentos de serviço rápido de comida nos Estados Unidos, considerei que o ramen seria um ajuste natural para quem adota este modelo de alimentação – explica.
KEIZO SHIMAMOTO VESTINDO LITERALMENTE A CAMISETA
O modismo ainda não chegou a Porto Alegre, mas já se aproxima. Em São Paulo, o Astolpho Burger Gourmet & Tartares, oferece o Miojoburger (R$ 29).
– Depois de cozido, o macarrão vai para a chapa para ganhar o formato do sanduíche”, explica o chef executivo Cristóbal Carrión, que criou a novidade.
Comensais que experimentaram o Miojoburguer afirmam que ele é supercrocante, e o mix de texturas surpreende.
O MIOJOBURGER DO ASTOLPHO BURGER GOURMET & TARTARES
Mari, sem querer ser chata, mas já sendo,srsrsrsr. Não pude deixar de me impressionar o quanto de trabalho que as pessoas tem para se afastar da boa alimentação. O simples é tão perfeito. Miojo não pode nem ser considerado comida. Vc que pratica yoga e conhece a alimentação ayurvédica realmente se sente tentada com este tipo de alimento?
Claro que não, Deise!! Haha! Mas como jornalista, nao posso deixar de divulgar a noticia. bjo. Mk
Obvio que nao dá pra fazer disto uma “alimentação”, uma filosofia.
Mas fico curiosa pra provar. Não posso torcer o nariz pra quem tanto me acompanhou na vida de estudante!
Quem diria que alguém conseguiu fazer outra variação do miojo além de miojo com requeijão, miojo com requeijão + orégano?
Kkkk
Oi Mariana, teu blog sempre maravilhoso, nao saio de casa sem ler teus escritos. Para minha surpresa conheci a gatinha Bruna. Claro que o Bento é a estrela da família mas gostaria de conhecer as histórias da Bruna. Beijos
rsrsrs… ato falho??… Foi a paixão por miojo que o elevou ao status que desfruta hoje,…