É tempo de colheita de uva na Serra Gaúcha e programa legal não falta!

Chegou a época da vindima. Só quem mora aqui na Serra Gaúcha sabe o quanto esta época é linda – e cheirosa também. Andando pelas estradas do interior sente-se o aroma da uva. Tinta, branca, rosada. Os viticultores já iniciaram a colheita da fruta, que é sustento para milhares de famílias. Esse período segue até o final de março.

Se essa é uma época de muito trabalho, é também um período de muita festa, afinal, vindima significa a colheita e comemoração. O principal evento é a Festa da Uva, em Caxias do Sul, que acontece de 18 de fevereiro a 6 de março. Mas não é só. Praticamente todos os municípios tem um evento neste período. Inicia tudo com um momento especial, que é a abertura da vindima. Flores da Cunha é a cidade maior produtora de uvas e vinhos do Brasil, seguida por Bento Gonçalves. Essas cidades já fizeram a abertura oficial da vindima, assim como Garibaldi.

D colheita momento de trabalho e alegriaCOLHEITA: MOMENTO DE TRABALHO E ALEGRIA

Os roteiros turísticos também estão bem preparados com uma programação especial, assim como as vinícolas. Piquenique nos vinhedos, almoços harmonizados, massagens em baixo das parreiras, edredon para relaxar, passeio de carretão, pisa de uvas…

D vinicola cristofoli edredom dos vinhedosDEGUSTAÇÃO SOBRE O EDREDON NA VINÍCOLA CRISTOFOLI

D vinicola cainelli turistaRECEPÇÃO AO TURISTA NA VINÍCOLA CAINELLI. QUE TAL?

O vinho é belo em todas as suas fases. Na primavera, quando os primeiros brotos de uvas começam a surgir nos parreirais, os visitantes e, principalmente, os produtores do Vale dos Vinhedos já podem entender o que a safra reserva para a época de colheita, a vindima. O trabalho de viticultores e enólogos chega a um dos seus pontos altos nos meses de janeiro, fevereiro e março, quando ocorre a colheita dos frutos que originarão vinhos e espumantes com a identidade do roteiro enoturístico mais emblemático do Brasil.

D mesa do meredim da vaccaroMESA DE DELÍCIAS NOS JARDINS NA VINÍCOLA VACCARO

D delícias da vinicola vaccaroPRA DAR MAIS ÁGUA NA BOCA

O encanto da época de safra começa neste sábado 23 de janeiro, data da abertura oficial da vindima no Vale dos Vinhedos, com um evento que celebra a pisa das uvas, com bênção dos vinhedos e um filó italiano autêntico. Participam da colheita as Soberanas do Vale dos Vinhedos, autoridades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, acompanhados de convidados, imprensa, comunidade local e visitantes. A programação, que inicia às 17h, com curso de degustação de vinhos e espumantes no Hotel Villa Michelon, se estende pelo fim de tarde e faz da pisa das uvas um espetáculo à parte.

D compasso da méricaUMA DAS CENAS TÍPICAS DO VALE DOS VINHEDOS

Durante todo o período de Vindima, é possível desfrutar ao máximo as atrações que o Vale dos Vinhedos oferece. Para quem busca relaxar em meio aos parreirais degustando, além de espumantes, vinhos e sucos, as delícias típicas da região, os piqueniques são excelentes opções. O ‘Piquenique nos Vinhedos’, ofertado pela Vinhos Larentis é um dos atrativos dessa natureza ao lado da novidade ‘Piquenique no Leopoldina Jardim’ e do ‘Verão no Vale dos Vinhedos – Jardim Leopoldina’, que oferece diferentes opções gastronômicas, como o gelatto e as cervejas artesanais do Vale.

D jardim leopoldinaA CASA HISTÓRICA DO JARDIM LEOPOLDINA, QUE OFERECE PIQUENIQUES

E para quem deseja uma refeição ao ar livre, o Mamma Gema Trattoria oferece aos domingos de fevereiro almoços no jardim do restaurante com vista para o lago e um cardápio sugerido pelo chef Altemir Pessali. O deck do Restaurante e Café Vallontano também está aberto para recepcionar com novos cardápios, que apostam nos sabores dos risotos harmonizados com os vinhos da vinícola. Degustações de queijos e espumantes desfrutando o ar agradável e as paisagens de verão do Vale dos Vinhedos são alternativas presentes no Saka Rolha, que funciona com horário diferenciado na vindima, atendendo até às 20h.

06CAFÉ VALLONTANO: RISOTOS HARMONIZADOS COM VINHOS DA VINÍCOLA

A programação da Vindima tem continuidade também buscando aprofundar o conhecimento de apreciadores de vinho. Minicursos de degustação com duração de duas horas e opções de um dia na Vinícola Miolo estão entre as atrações. Degustações verticais na Pizzato Vinhas e Vinhos, harmonização de frutas e vinhos no Aurora Tropical também integram a programação, bem como Degustação de Uvas Americanas e Vitis Viniferas na Lídio Carraro.

MAMMAMAMMA GEMA TRATTORIA: ALMOÇOS NO JARDIM EM CENÁRIO DE SONHO

imagem3UMA DAS DELÍCIAS OFERECIDAS NO LUGAR

O significado cultural da Vindima é ressaltado na programação, que conta com festas que celebram a imigração italiana e apresentam uma pequena amostra da elaboração de vinhos na época dos primeiros imigrantes através de celebrações religiosas seguidas da pisa da uva. Roteiros culturais também fazem parte da vasta lista de atividades que movimentarão o período. A uva é celebrada em festas que proporcionam ao visitante participação no período mais festivo do ano no Vale dos Vinhedos.

Mendoza é um dos destinos mais legais do mundo para degustar e passear

De 21 de janeiro a 21 de fevereiro, a Casa Valduga oferece a Festa da Colheita, com um resgate histórico, através do café da manhã sob os vinhedos e a colheita e pisa das uvas. O Spa do Vinho também festeja a colheita, em uma atração que oferece aos visitantes passeios nos vinhedos com orientadores, colheitas nos parreirais, pisoteio e degustação do primeiro vinho. Tudo isso com vestimenta adequada para a ocasião.

casa_valduga_turismo_300_500VISITANTE COLHE AS UVAS NOS PARREIRAIS DA CASA VALDUGA

O presidente da Aprovale, Márcio Brandelli, ressalta que a época de vindima faz com que os estabelecimentos do roteiro procurem, ano a ano, incrementar seus atrativos, surpreendendo os visitantes que crescem a cada ano.

– É importante que cada um de nós entenda o que o turista que se desloca até o Vale dos Vinhedos procura. Ele precisa se surpreender e também ter a certeza de que encontrará aqui hospitalidade, bons vinhos e espumantes e a garantia de excelentes dias no nosso roteiro – destaca.

A Vindima no Vale dos Vinhedos, ao lado do período de inverno, é uma das épocas mais propícias para o enoturismo. Em 2015, ano recorde de turismo no Vale dos Vinhedos, os meses de janeiro, fevereiro e março trouxeram ao Vale 79.629 visitantes, que desfrutaram de uma programação diferenciada com atrativos para todas as idades.

Confira a programação completa no site www.valedosvinhedos.com.br.

Compartilhar
Andréia Debon

Andréia Debon

Jornalista e sommelier internacional, Andréia Debon é editora da revista Bon Vivant, publicação sobre vinhos e outras bebidas, turismo, gastronomia e tudo o que envolve os prazeres em torno da mesa. Participa de degustações e concursos de vinhos no Brasil e no exterior. À frente da publicação, viaja para países produtores de vinhos para conhecer novos produtos e investimentos em enoturismo.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.