É tempo de festa! Nutricionista ensina como não colocar a dieta a perder nesta época do ano

Aproximam-se as festas de fim de ano – comemorações no trabalho, Amigo Secreto, Natal, Ano Novo… – e muita gente pensa: “Agora é ladeira abaixo”. Me refiro à alimentação, que vinha sido controlada até então. No consultório, não são poucas as pacientes que me pedem ajuda para aproveitar as delícias de cada festa sem colocar toda a reeducação alimentar a perder. Nesta coluna, vou compartilhar o que costumo passar para elas.

1 – Faça o planejamento do seu cardápio, escolha preparações leves e sem muita gordura. Em seguida, faça uma lista de compras. Com esta atitude, você não saíra comprando aleatoriamente tudo o que encontrar no supermercado.

2 – Entre as opções de carnes, prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Opte pelas carnes magras, como peru, outras aves ou até peixe assado. Tender e pernil são carnes que contêm mais gordura e colesterol.

tenderTENDER: SE PREFERIR, OPTE POR ACOMPANHAMENTOS MENOS GORDUROSOS

3 – Faça todas as refeições no dia 24 de dezembro. Se você ficar muito tempo sem comer, ficará com fome na hora da ceia e daí o abuso será inevitável. Não deixe de se alimentar durante o dia.

4 – Não “belisque” os alimentos ou beba drinques enquanto prepara a ceia, pois serão calorias a mais.

5 – Beba bastante líquido durante o dia. Assim, você estará se hidratando.

6 – Na hora da ceia, me primeiro lugar, faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras das hortaliças trazem saciedade.

tartelete-limaoSOBREMESA FEITAS COM MASSA PODRE E CHANTILLY? FUJA!!!

7 – Não repita a refeição. Lembre-se de que uma refeição saudável é composta de saladas, legumes, cereais e carnes.

8 – Se você é daquelas pessoas que não abre mão de comer uma carne mais gordurosa (tender, leitão, pernil), o ideal é combinar o prato com acompanhamentos menos gordurosos, como arroz com legumes, batatas cozidas ou assadas, saladas cruas, legumes cozidos. Evite combinar carnes gordas com maionese, farofa de ovos ou miúdos, torta de massa podre – para que seu prato não fique ainda mais calórico.

chutney1CHUTNEY: MOLHO À BASE DE FRUTA É OPÇÃO SAUDÁVEL E COM MENOS CALORIAS

9 – Evite os molhos à base de maionese, dê preferência para os feitos com iogurte, limão ou os chutney (molhos à base de frutas).

10 – Abuse dos temperos naturais: ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta.

11 – As sobremesas! Isso não pode faltar, não é mesmo? Pode consumir, sim, desde que faça a escolha certa e sempre com moderação. Prefira doces e sorvetes de frutas e evite aqueles que possuem cremes como chantilly ou massas podres, que contêm muita gordura.

palestra-espumante-abreESPUMANTE BRUT: OPÇÃO MENOS CALÓRICA NA HORA DO BRINDE

12 – Atenção para a bebida alcoólica! O álcool tem sete calorias por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida. Pode brindar a chegada do Ano Novo, mas sem exageros. Prefira espumante brut, vinho tinto seco ou vinho branco.

13 – Não abandone os exercícios físicos. Se não for possível ir à academia, faça caminhadas, ajude na preparação da ceia… Enfim, mexa-se!

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Repost @vitalvetpoa “Desejamos que todos os nossos amigos e clientes tenham uma segunda-feira igual à do Bento: agarradinho na sua almofada enquanto curte sua sessão de acupuntura naquela sonequinha gostosa com a língua de fora”. Meu agradecimento eterno. Quem ama cuida. 🐶♥️
  • Que o vento leve o necessário e nos traga o suficiente. ♥️🐶🙌🏻 #bento #xerife #companheirodejornada
  • Figos de Elsa! 👌🏻
• Seleciona lindos figos
• Corta a tampa rente ao talo
• Retira um pouco da polpa, coloca em um pratinho fundo, acrescenta queijo gorgonzola, amassa e mistura bem os dois
• Retorna com esse recheio para dentro do figo
• Pouco antes de servir, leva ao forno para gratinar rapidinho
• Na hora de levar à mesa, escolhe um prato bonito, faz algumas ranhuras com mel, polvilha flor de sal e voilà! Bon appétit! #entradinhadofindi #dicadamari #coisasdeelsa
  • Patricia foi minha boxer dos cinco meses de vida aos 12 anos de idade. Ganhei a Patricia de presente e fiquei muito incomodada. Cachorros têm sentimento, coração, pulmão. Cachorros não são vasos, lustres, sabonetes. Cachorros não são presentes que devemos ganhar sem o nosso consentimento. E a Patricia entrou na minha vida sem o meu consentimento. Eu não estava disponível para cuidar da Patricia naquele momento, eu estava com passagem comprada para São Paulo, contratada para um novo emprego, para um outro estilo de vida que exigia demais da minha capacidade profissional. Então, curti a Patricia por alguns meses, mas precisei ir embora. Durante anos, ela viveu na casa dos meus pais, e eu pedia notícias diárias por telefone. Voltava a Porto Alegre sempre que podia para que ela soubesse que meu comportamento não significava abandono, apenas nos encontramos em circunstâncias desfavoráveis. Pra mim; pra ti; pra nós duas, Patricia. Quando regressei definitivamente a Porto Alegre, Patricia havia acabado de completar 12 anos de idade. Ela sabia desde sempre, por mais de uma década, que pertencia a mim, e eu a ela. Aproveitamos nosso último ano com passeios em ritmo lento, com suas bochechas esbranquiçadas, com a fidelidade rara que só os animais conhecem. Ela partiu pouco tempo depois. Comemos um cheeseburger juntas no nosso último dia sentadas na grama do parque - e o bafo do queijo com mollho de catchup com maionese naquele pão ela sopra de quando em vez no meu nariz, durante a madrugada. Patricia desapareceu dos meus olhos, mas segue onipresente em cada minuto da minha vida. E eu tenho certeza que quando for a minha hora de cruzar a porta que leva para o outro lado da vida, ela estará lá, abanando o rabo e com o focinho rosinha para me buscar. #tbt. Porto Alegre, março de 1999
  • Minha irmã que criou. Minha irmã que me deu. Chato ter uma irmã assim, vai dizer?! 😜#convexoshoes #lojaconvexo #convexopoa #slipon #trendalert #animalprint
  • A vida é uma via de mão dupla. Durante anos, Bento deitou aos meus pés esperando, companheiro e paciencioso, o final de uma jornada extenuante de trabalho. Agora, chegou a minha vez de adequar o meu trabalho ao seu tempo, ao seu espaço, ao seu ritmo. ♥️🐶 #bento #xerife #18anosjuntos #companheirodejornada