Ele te ama, sim! Aprenda a reconhecer os 7 gestos que provam o afeto do seu gato

Gatos são cada vez mais comuns nos lares de todo o mundo como animais de estimação. Não era para menos, afinal, eles são realmente incríveis: fazem a própria higiene (e não resta um odorzinho sequer), aprendem por instinto a usar a caixa de areia, são independentes e se adaptam facilmente a ambientes pequenos. Ainda persiste, porém, a crença equivocada de que os bichanos são indiferentes, frios, traiçoeiros ou incapazes de dar e receber amor. Por compará-los com os cães, muita gente não enxerga neles os companheiros leais e amorosos que são.

Para desfazer de uma vez por todas a má fama dos felinos, preparei uma lista de sete sinais que os gatos transmitem às pessoas, demonstrando sua afeição. Se você já convive com esses extraordinários animais (é o meu caso, tenho dois!), vai reconhecer muitos desses pequenos gestos. E, se está pensando em virar gateira, prepare-se, pois esses rituais serão parte da sua rotina. E você vai ser imensamente feliz por isso.

Miar
O miado será, possivelmente, a primeira interação entre você e o gato, seja ele filhote ou já adulto. Pesquisadores já afirmaram que gatos selvagens miam com muito menos frequência do que os domésticos. Eles acreditam que tipos específicos de miado foram desenvolvidos ao longo do tempo pelo animal especialmente para se comunicar com os humanos.

Logo você vai perceber que, quando está com fome, o gato solta um miado alto e longo. Mas um miadinho, em particular, demonstra seu desejo de interagir conosco. Quando ele soltar uma espécie de grunhido ou um miado agudo curto, pode chegar perto e começar a troca de amor.

Carícias
Você já deve ter visto o gato se esfregando em pessoas ou objetos. Primeiro ele passa as bochechas, depois o lado do corpo, próximo da cauda. Parece até um carinho. E, na verdade, até é uma espécie de carinho, sim. Animais com forte instinto territorial, os gatos possuem glândulas que liberam odor justamente nas bochechas, na base dos bigodes, e nas ancas, perto da cauda. Ao marcar as suas pernas com esse cheirinho (que é imperceptível para os humanos), seu gato está deixando um recado para outros gatos para que se afastem, afinal, você já tem dono. Pois é, eles são possessivos. Mas, quem resiste?

Mostrar a barriguinha
E quando seu gato te olha e logo se joga no chão, de barriguinha para cima? Essa é uma profunda demonstração de confiança, já que nessa posição ele fica vulnerável a qualquer perigo. Mas, como confia em você, tem certeza de que irá protegê-lo. Mas, cuidado. Muitos gatinhos gostam de carinho na barriga, já outros não. Então, tenha cautela antes de cair matando naquela pancinha, pois se o animal tiver cócegas ou não gostar desse tipo de carinho, pode reagir de forma inesperada.

cat

Dormir junto
Não é só frio o que o seu gato sente quando se encosta em você para dormir. Afinal, basta um local protegido para que ele se aqueça sozinho. Quando se aninha no seu colo ou junto de você, o gato quer mesmo é estar perto, desfrutando da sua companhia. Quem é dono de gato certamente já ficou com todo o corpo dormente por passar horas na mesma posição, só para não acordar o gato.

Ronronar
O som, que no passado era tido por asma ou alguma doença respiratória do gato, é uma das mais encantadoras particularidades dos felinos. Produzido pela vibração de uma glândula perto da garganta, o ronquinho dos gatos pode ter muitos significados, mas na maioria das vezes denota um estado de conforto e bem-estar. Ele sobe no seu colo e começa a ronronar? Saiba que esse é um momento de intenso prazer para ele. O ronron não é exclusividade dos gatos domésticos. Outros grandes felinos como o puma e o leopardo também ronronam.

Apesar dos cientistas ainda terem uma série de dúvidas com relação ao ronronar, já se sabe que ele faz um bem enorme para os seres humanos. Uma das descobertas é que a vibração em baixa frequência da glândula é benéfica para os músculos e ossos, além de provocar um intenso relaxamento, com efeitos inclusive em pessoas que sofrem com doenças cardíacas e hipertensão arterial.

Lambidas, mordidinhas e baba
Diferentemente dos cães, gatos raramente lambem ou mordem em situações amigáveis. Mas é comum que, de vez em quando, deem pequenas lambidas e mordidas indolores nos humanos de quem mais gostam. Se seu gato faz isso, saiba que ele gosta realmente de você. Agora, se ao subir no seu colo uma gotinha de baba cai da sua boca, considere-se o humano escolhido e amado por esse gato. A baba é mais um mecanismo de demarcação de território, mas não é só isso. É também um sinal de conforto, companheirismo, confiança e afeto.

gato1-tumblr_o60xo3vg1g1u7gnm9o1_400

Presentes
Já acordou com um cadáver de lagartixa, passarinho ou inseto ao lado da cama? Antes de espinafrar o animal, fique grato, afinal, seu amigo te presenteou com algo precioso, a caça pela qual ele tanto lutou. O mesmo vale para bichos de pelúcia ou até peças de roupa que ele deixa no seu caminho. São presentes, provas de que ele se preocupa com o seu bem estar e com a sua alimentação. É claro que você não precisa comer o pobre passarinho morto, mas compreenda que esse é mais um jeito que ele encontrou pra dizer que gosta de você.

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Pra quem conhece alguém precisando cair na real 👌🏻🍷
  • Bad hair day e antenas brancas a gente não vê por aqui! 👌🏻 #mariespertinha #truquedeestilo #turbante #veludo #youhairstore
  • Que Nossa Senhora Aparecida esteja sempre contigo, Bentolino. Feliz Dia da Criança, meu velho companheiro de jornada há 17 anos ♥️🙏🏻🐶 #bento #xerife
  • Transformação do dia para o Band Mulher #semfiltro #grupobandrs #twentyfourseven.poa
  • Né?! 👌🏻🤣
  • Teve um surto master de apaixonite pela dinda hoje 🤣♥️ #joaobenicio #amordadinda