Você sabia que das 23 milhões de empresas criadas em plataformas digitais no Brasil, 51% são lideradas por mulheres? E que de cada três empreendimentos um nasce digital? Estas mulheres que lideram e-commerces no Brasil têm em comum experiências e opiniões úteis que compartilho com quem faz do digital sua plataforma profissional.
Comece do jeito mais simples
Para quem está começando, o modelo home office possibilita maior flexibilidade de horários e menor custo. Para quem não tem um espaço de trabalho adequado em casa, pesquise os preços dos coworkings para alguns momentos de concentração (sem filhos e cachorro correndo em volta). Vale também para reuniões de trabalho. E, além disso, é ótimo para o network!
Arrisque parcerias
Se você acha que tem um bom produto e quer divulgá-lo, arrisque parcerias. Faça contato com influencers que você identifique ter potencial para divulgar o seu trabalho. Envie uma amostra, faça um bilhetinho à mão, personalize seu trabalho. Quem sabe você consegue espaço e divulgação na rede social dele? Faça onda! O mínimo que pode acontecer é nada. Arrisque.
Capriche
Coloque “você” no seu produto ou serviço. Entregue nada menos do que você gostaria de receber. Qualidade é um dos aspectos que vai diferenciar a sua entrega no mercado.
INTERAÇÃO NAS REDES SOCIAIS: ELAS SÃO VITRINE DO SEU NEGÓCIO
Anuncie nas redes sociais
O Facebook pode atingir o seu público-alvo de forma certeira e você vai gastar menos do que pagar anúncio nas mídias tradicionais. Os filtros do Facebook Ads permitem direcionar para quem você quer que veja o seu produto. Considere também os anúncios no Instagram e no Google.
Seja encontrado
Faça um bom trabalho de SEO (search engine optimization) para melhorar os mecanismos de busca no Google. Ao postar em blogs, por exemplo, utilize palavras-chave para ser encontrado.
Saiba usar as redes sociais a favor do seu negócio
De que adianta estar em todas e não interagir? As redes são a vitrine do seu negócio (muita gente começa vendendo pelo Instagram, Facebook e até pelo WhatsApp). Mantenha perfis ativos, atualizados, responda aos clientes com rapidez, seja transparente. Cuide para manter a unidade (mesma foto de perfil ou logo, mesma linguagem com português excelente!)
Personalize a sua marca
Invista na identidade visual da sua marca (logo, topo do Facebook, cartões). Para quem está começando, considere pagar o domínio na internet e email personalizado. Cartão com Gmail não passa credibilidade.