Escondidinho de carne seca com mandioca: delícia simples de fazer e mais ainda de servir!

O Nordeste possui características próprias, entre elas uma culinária de sabores fortes e marcantes. Muitos de seus pratos típicos são feitos com peixes e carne seca – entre eles, o Escondidinho de Carne Seca com Mandioca, presente nos cardápios de restaurantes e botecos em todo o país. Que tal aprender a preparar a delícia em casa? Pedimos este auxílio ao chef Leonardo Carvalho.

escondidinho-de-carne-seca-10ESCONDIDINHO DE CARNE SECA COM MANDIOCA

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes
Meio quilo de carne seca cozida e desfiada
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande picada
3 dentes de alho
1 tomate grande picado
Meio quilo de mandioca cozida
Meia xícara de leite fervente
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal
Pimenta

Modo de preparo da carne
Unte um refratário retangular médio e reserve. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Em uma tigela, tempere a carne desfiada a gosto (você pode usar apenas sal e pimenta ou utilizar algum tempero pronto de sua preferência). Em uma panela média aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o tomate e a carne seca temperada e refogue por mais cinco minutos. Coloque no refratário untado e reserve.

Modo de preparo do purê
Passe a mandioca ainda quente pelo espremedor ou amasse com um garfo. Junte o leite e a manteiga. Misture até formar um purê homogêneo. Cubra o refogado de carne seca com o purê de mandioca e alise a superfície com as costas de uma colher. Leve ao forno por 25 minutos ou até começar a dourar. Sirva em seguida.

Este é um prato muito simples e delicioso de servir para convidados. A dica é prepará-lo em mini porções e deixar pronto para ir ao forno e de lá direto para a mesa. Algumas ideias de como servir!

escondidinhoEM MINI COCOTTES DE CERÂMICA E UM TEMPERO VERDE DECORATIVO

escondidinho1EM PANELINHAS DE CERÂMICA COM ALÇA

escondidinho-de-peru7EM CUMBUQUINHAS COM COLHER DE PORCELANA

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.