Escute o corpo! Cinco sinais de que é preciso praticar exercícios físicos

Praticar atividades físicas traz benefícios muito mais importantes do que apenas emagrecer. Ter uma vida saudável é imprescindível para viver mais e com qualidade de vida. O preparador físico Vinícius Possebon ensina que não são necessárias longas horas na academia para isso.

– Treinos de cinco a 15 minutos são suficientes para tirar uma pessoa do sedentarismo. Qualquer pessoa pode começar a praticar exercícios, sempre respeitando seu tempo e as pausas necessárias para descanso quando o corpo pedir – ensina.

Recentemente, uma pesquisa publicada na revista científica Lancet indicou que as pessoas que passam oito horas por dia sentadas e nem praticam atividades físicas aumentam em 60% os riscos de morte prematura. Esta mesma pesquisa estima que o sedentarismo custa US$ 67,5 bilhões por ano à economia global.

– Esse valor faz sentido, já que as pessoas sedentárias tendem a gastar muito mais dinheiro com remédios e tratamentos médicos – comenta Possebon.

Physical-Activity-and-Sport-There-are-Two-Different-ThingsTEM QUE CORRER, TEM QUE SUAR, TEM QUE MALHAR: VAMOS LÁ?

Para facilitar a vida de quem ainda não se mexeu, o especialista listou os cinco sinais de que é necessário começar a fazer exercícios. Quando o corpo fala, o melhor a fazer é escutar e tomar providências.

Cansaço no fim do dia
Um dos sinais mais claros de sedentarismo é o cansaço extremo no fim do dia. “As pessoas que não praticam atividades físicas acabam se sentindo muito mais cansadas ao fim de um dia de trabalho. Ao se exercitar, o seu corpo fica muito mais disposto e você não termina o dia com aquela sensação de que um caminhão passou por cima de você”, diz Possebon.

Estresse diário
A prática de exercícios faz com que o corpo produza mais serotonina e endorfina, entre outros hormônios que trazem a sensação de bem-estar. “Quem está sempre nervoso ou bravo com as tarefas do dia a dia e não faz atividades físicas, com certeza vai se sentir melhor após começar”, alerta.

asleep-at-desk-1200.1200w.tnEXAUSTÃO PÓS TRABALHO: PIOR QUANDO NÃO SE PRATICA ATIVIDADE FÍSICA

Sobrepeso
Característica mais óbvia dos sedentários, o excesso de peso também pode trazer outros problemas de saúde além da estética. “Pessoas acima do peso ou obesas têm muito mais chances de ter problemas cardíacos e de circulação, entre muitas outras doenças”, alerta.

Falta de fôlego em atividades simples
Outro importante indício de que o corpo precisa fazer atividades físicas é a falta de fôlego com pequenos esforços. “Se você fica ofegante ao subir um ou dois lances de escada, ou depois de correr por menos de 10 metros para pegar o ônibus, isso indica que seu corpo precisa de mais resistência”.

Sono leve ou noites mal dormidas
Por fim, o preparador físico destaca que as atividades físicas ajudam as pessoas a terem mais qualidade de sono. “Se você dorme mal e quando acorda já está cansado, a prática de exercícios pode ser a melhor solução para melhores noites de sono, e por consequência, mais qualidade de vida”, conclui o especialista.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.