Instagram: especialista em marca pessoal ensina a tirar o melhor proveito da rede social da hora

Muita gente pergunta qual é o segredo do sucesso de muitos profissionais que usam o Instagram como vitrine da marca pessoal. Selecionei as dúvidas mais comuns dos meus clientes da consultoria em personal branding para contribuir com quem quer melhorar a performance na rede:

Produção de conteúdo: produzo eu ou pago para alguma agência produzir para mim?
Minha opinião é clara: você assina um documento seu ou paga para alguém assinar por você? A produção de conteúdo para o Instagram é igual. Por mais que alguém diga que não tem tempo para usar a rede de forma ativa, saiba que sem dedicação, o resultado é quase nulo em termos de engajamento.

Comprar seguidores é uma boa ideia?
Eu não aconselho a compra de seguidores por um motivo muito simples: é apenas um número. Os seguidores comprados não curtem, não comentam, não repostam nada. De que adianta comprar 12 mil seguidores para parecer que você é interessante? Acho mais digno ter 1 mil seguidores que reagem às suas postagens de forma orgânica e espontânea. O desafio de mostrar-se uma pessoa interessante sendo exatamente quem é, é seu.

Devo ter uma conta pessoal e uma conta profissional?
Depende. Não é a coisa mais difícil do mundo ter duas contas no Instagram porque a interface entre elas é facilitada no aplicativo. Mas são duas contas para gerenciar. Todos nós temos a nossa vida particular e profissional, portanto, somos uma só pessoa. Brilhante, não? Então optar por uma conta com perfil comercial (que te permite patrocinar posts de interesse profissional) pode ser a melhor escolha. Nesse caso, é preciso ter alguns cuidados ao publicar fotos pessoais, caso você queira preservar a imagem dos filhos, família, relacionamentos… É preciso equilibrar o pessoal e o profissional. Marcas pessoais humanizadas são poderosas porque geram identificação e emoção. E abra a conta para o público.

instagramINSTAGRAM: A REDE MAIS QUERIDA DO MOMENTO GERA MUITAS DÚVIDAS

Eu não gosto de fazer vídeos mas percebo que todo mundo usa o Stories. Devo usar também?
Esta decisão é sua. Se você não sente-se à vontade para fazer Stories, fique apenas nas postagens de fotos. Perceba que é possível fazer vídeos que você não apareça. O fato é que os vídeos engajam mais. Humanos gostam de humanos. Há pessoas que usam mais o Stories para o pessoal e mais as fotos para o profissional. Acho engraçado quem diz que não gosta de fazer vídeos. Estes só não percebem que são observados pelos outros o tempo inteiro, só não são gravados e não se veem em movimento.

Devo responder a todos os comentários nas minhas postagens?
Uma dúvida tão óbvia merece uma resposta à altura. Se a rede não fosse social, não precisaria.

Em redes sociais, é preciso socializar, sim. Não só responda, como curta os comentários. Ou você costuma deixar as pessoas que falam com você pessoalmente sem resposta?

É importante usar hashtags? Eu tenho dúvidas e não sei quais devo usar.
Pense nas hashtags (#) como etiquetas em uma prateleira gigantesca. Para a sua foto publicada no Instagram ser localizada na busca, ela precisa ser etiquetada por uma palavra que a defina. Por isso a #hashtag. Olhe para a postagem e pense: como você procuraria uma foto como esta? As palavras que definem a foto são as hashtags que você pode usar. Comece a observar como as pessoas usam as hashtags e vai ficar mais fácil.

A dificuldade campeã: eu não sei que tipo de conteúdo profissional publicar na minha rede.
Comece pensando na sua pauta profissional. Priorize a informação que pode ser útil para as pessoas que interagem com você. Um médico, por exemplo, pode eleger as dúvidas mais comuns dos seus pacientes em relação à sua especialidade e isso vira a pauta dele. As pautas sazonais são ótimas: todos os anos tem o mês de prevenção a algum tipo de doença. Pauta! Cursos, palestras, eventos, também podem ser postados, mas com moderação. Neste caso, o melhor é patrocinar para garantir maior alcance.

Dê atenção ao seu perfil na rede. Uma boa foto, uma ótima descrição sobre você e o seu trabalho, email, telefone, WhatsApp, site. Quanto mais claro, completo, melhor. E revise as palavras e o bom português não só no perfil, mas nas legendas.

Minha consultoria conduz profissionais autônomos, corporativos e empreendedores a obterem visibilidade de marca, referência no mercado em que atuam. O resultado reverte em vendas, percepção de autoridade e maior engajamento com o público por meio da humanização da imagem de marca pessoal. Atendo profissionais e empresas no Brasil e em Portugal.

contato@lucianebemfica.com
www.lucianebemfica.com

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Novo cabelo de Mariana. Sem filtro. Obrigada. De nada! 👌🏻 Obra do master @rafabedulli ♥️
  • Terá a justiça dos homens e conhecerá como outros monstros da História a Justiça Divina.
  • Amor de primos irmãos. Um sentimento lindo de ver e vivenciar. Que a vida siga iluminando essa amizade hoje e para todo o sempre, meus amados Marina e João Benício. E que essa imagem sirva, especialmente agora que uma data tão simbólica como o Natal se aproxima, como entedimento e compreensão de que acima de qualquer presente de Papai Noel, está a entrega incondicional e o bem-querer ao próximo. ♥️
  • Cada vez mais marcas entendem que o presente e o futuro da comunicação passam por associar seu nome não apenas à imagem de influenciadoras digitais, mas, sobretudo, ao conteúdo capaz de humanizá-las. Obrigada @coliseujoalheria por delegar a mim a autoria do teu blog. O lindo e eterno universo da joalheria pode ser contado de um jeito leve, descontraído, bem-humorado e próximo do dia a dia de todas as mulheres. Menos conto de fadas e mais vida real. É isso que devemos compartilhar. É assim que a vida deve ser. #coliseujoalheria #coliseulovers #blogcoliseu #marianakalil
  • Transformação do dia para o Band Mulher: regata e scarpin de milênios atrás + jeans com aplicação de pérolas @twentyfourseven.poa + Maricota off-white ♥️ #bandrs #bandmulherrs #maricota19 #bolsamk #ppacessorios #twentyfoursevenpoa
  • Né?! 🍻🥂🍷