Oftalmologista Terla Castro explica a importância dos óculos com proteção UV

No auge da minha adolescência, quando, como diz uma amigona minha, eu era uma “cerejinha”, pouca importância dava para a incidência dos raios de sol nos meus ricos olhinhos. O que aconteceu então? Tive pterígeo nos dois olhos. Nos DOIS olhos! Dá pra acreditar? O pterígeo é uma catarata externa, uma pele que cresce por cima do colorido do olho, uma carne nojenta e esponjosa que fica roçando, dá a sensação constante de areia dentro do olho e deixa o olho sempre vermelho. Então, a gente vive com cara de cansada, estressada, acabada. Até para maconheira já me tiraram.

Olha!

m-eye-eSABE O QUE É TER ESTE TROÇO INCOMODANDO NOS DOIS OLHOS?

Na época, eu morava em São Paulo e operei os dois olhos. Cirurgia com tesoura dentro do olho, sabe assim? O oftalmologista foi muito claro: a retirada do pterígeo não é garantia eterna. Ele pode voltar. Perguntem se não aconteceu comigo? Óbvio. Fiquei boa apenas de um dos olhos, mas o outro sofreu recidiva. É por isso que eu sou dependente de colírios e vivo pingando o que não devo no olho direito para ele ficar branquinho e me livrar de uma expressão de cansaço constante – isso até resolver fazer uma nova cirurgia.

Fui ouvir, então, a doutora Terla Castro, oftalmologista especialista em córnea, para tentar alertar minhas queridas amigas e leitoras sobre os problemas que o sol provoca, sim, nos olhos – especialmente durante o verão. Vamos lá?

Existem cinco doenças causadas pelo sol:

Fotoceratite: doença na superfície da córnea.
Pterígeo: meu caso, já explicado.
Catarata: tem várias causas, uma delas é a exposição ao sol. Perto da linha do Equador, há uma maior incidência de catarata.
Dano na mácula: degeneração macular. É a parte mais nobre do olho, que capta a luz e leva para o cérebro.
Câncer de pele: ocorre também na área dos olhos.

aviador-espelhado-2CORES DE LENTES OFERECEM DIFERENTES BENEFÍCIOS, SABIA?

Qual é a função de cada cor de lente para determinado problema:

Lente âmbar ou marrom
Melhora o conforto de quem tem miopia e hipermetropia porque aumenta a visão de contraste. Ajuda a filtrar a luz azul que também está relacionada ao desenvolvimento da catarata.
Lente verde
Ideal para pessoas com mais de 60 anos, já que oferece a melhor visão de contraste – característica que diminui com a idade. Também filtra um pouco da luz azul.
Lente cinza
É a mais adequada para quem tem astigmatismo porque reduz o brilho e não distorce as cores.
Lente amarela
Reduz o ofuscamento da visão do motorista no entardecer e filtra a luz azul, mas diminui a visão de contraste em horários de muita luminosidade.

oculosPROTEÇÃO UV INDEPENDE DA COR DA LENTE E DO QUÃO ESCURA ELA É

Perguntei para a doutora Terla: “Como escolher o óculos de sol capaz de ajudar a prevenir qualquer uma dessas cinco doenças?”. Explica ela:

– É preciso usar óculos que contenham bloqueio UV – A e B. É preciso que tenham de  99% a 100% de proteção. É muito importante que a loja forneça o certificado do óculos. O Inmetro e a Anvisa fazem esta fiscalização. As óticas dispõem de aparelhos que medem a proteção. É preciso checar se o óculos de sol tem de 290 a 400 nanômetros (400 é a proteção total).

E quem precisa usar grau?
É importante fazer óculos de sol com grau. As melhores óticas comercializam lentes com proteção UV. As lentes de contato também possuem proteção ultravioleta, mas, ainda assim, é recomendável o uso do óculos de sol para maximizar a proteção. A lente não protege a conjuntiva, só a córnea.


MEU ÓCULOS DE SOL COM GRAU

Muitas seguidoras do Instagram (@mari_kalil) me enviam direct perguntando qual é este meu óculos de sol cada vez que apareço com ele no Stories. Ele é do tipo 2 em 1. Trata-se de um modelo Moscot de grau, com clip on de lente de sol

A cor da lente dos óculos tem relação com a proteção UV?
Não. Em relação à proteção UV, não importa a cor da lente nem a intensidade do escuro. Proteção é independente da cor e de quão escura a lente é.

E quanto às lentes polarizadas? São mais eficientes neste sentido?
A lente polarizada tem como principal finalidade a capacidade de diminuir o reflexo de brilho. Auxilia na diminuição dos reflexos provocados pelo asfalto, diminui o brilho da água e do sol, por exemplo. Ajuda nas funções de dirigir, esquiar e também cumpre o propósito de proteger os olhos.

polarizada-e-nao-polarizada-2OLHA COMO MUDA!

Vale a pena comprar óculos com bloqueio de luz azul?
Vale. Eles garantem mais nitidez em objetos distantes.

Quais sãos os benefícios dos outros tipos de lentes existentes?
A lente fotocromática escurece quando a pessoa está sob luz intensa e clareia quando ela está na sombra; lentes de policarbonato são mais resistentes e recomendadas para quem faz esportes, pois há risco maior de queda; as espelhados refletem mais a luz, diminuindo a intensidade de luz visível; a lente degradê é recomendada para quem dirige bastante; o duplo degradê, que é escuro em cima, claro no meio, escuro em baixo de novo, indica-se para praticantes de esporte aquáticos. Não é uma lente boa para dirigir, pois confunde um pouco o usuário.

kid1CRIANÇAS DE ÓCULOS? SIM, MAS NUNCA ESCURA DEMAIS

Crianças devem usar óculos de sol?
Recomenda-se que a criança proteja os olhos dos raios UV, sim. Mas há que fazer o alerta: com menos de sete anos, a criança ainda está em fase de desenvolvimento da visão. Nasce enxergando vultos e amadurece o sistema visual até mais ou menos esta idade. Justamente por isso, não pode usar lente muito escura, que bloqueie, de alguma forma, a visão. Também não deve ficar longos períodos com o óculos. Somente durante a exposição ao sol.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

8 Comentários
  1. Palmas! Muitas pessoas não tem o conhecimento desses detalhes, que nós profissionais temos. Obrigada por emprestar sua credibilidade para um assunto tão importante! Um beijo!

  2. Gente…amei seu trabalho Mariana!Nunca tinha lido nada seu;não fique desapontada com isso kkk; mas li agora e adorei.Seu jeito é descontraído e engraçado,bom de se ler, mas traz a informação de verdade;então;juntou o útil ao agradável que é o que o bom jornalista faz.Ah…só pra te contar,tenho uma filha jornalista e também escritora,ela tem um blog muuito legal.Não acesso meu e mail,pois consegui perder a senha.Se você realmente lê esses comentários retorne algo pra mim;seria muito legal.Bjos de uma nova fã!

    1. Oi, Rosane! Que adorável teu comentário! não imagina como fico feliz de saber que estou conseguindo entregar o que me proponho: jornalismo com entretenimento. Vou adorar tua companhia daqui pra frente. Me manda, por favor, o endereço do site da tua filha! Bjo grande. MK

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Penteados e escovados para a primeira de muitas noites de autógrafos de Vida Peregrina, que me levaria à lista dos livros mais vendidos do país e confirmaria Bentolino como um dos personagens mais importantes da minha existência como escritora. Seis anos hoje. Saudade, Xerife. ❤️🐶📘 #tbt #2013 #vidaperegrina #livromarikalil
  • Éramos uma família de bageenses morando no Rio e nossa família multiplicava-se com mais bageenses que chegavam no Carnaval. Tudo começava ao cair do sol com um primeiro chope para brindar a união e terminava com corpos ao mar pra curar o ressacão. Lembrança do nosso primeiro bailinho em que eu me retorci para entrar em uma fantasia de odalisca tamanho 14 comprada em uma loja infantil de Ipanema. É que ainda estava borracha da noite anterior. Borrachos entendem. 🍺
Casa da @renatabrasilvidal e do @marcelogoskes; Rio de Janeiro, Carnaval 2006. #tbt
  • Ter o privilégio de passar horas e horas conhecendo muitas das minhas perseguidoras faz a gente mais feliz. Ser recebida com carinho pelo @centrocarinaborges, que abriu suas portas para este momento tão especial de beleza e amizade faz a gente mais feliz. Poder oferecer a excelência dos produtos da @farmathuia para as amigas da Mari faz a gente mais feliz. Servir os melhores quitutes fit da @feeljoy.com.br e a delícia do capuccino proteico do @mundoverdeiguatemipoa faz a gente mais feliz. Rodopiar com um vestido de seda floral da @boutiquemariahelena capaz de traduzir com maestria meu estado de espírito faz a gente mais feliz. Felicidade é encontrar alegria na alegria dos outros; felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente. Obrigada a todas que hoje fizeram meu dia muito, muito mais feliz! ✨🙏🏻❤️
  • Quem nunca aplicou uma dessas?! 👆🏻
  • Me diga se pode existir desgraceira maior do que chegar ao vestiário de natação molhada em cima de um par de chinelos molhados, com o cabelo todo desgrenhado, com o rosto todo marcado dos óculos e ainda ter que pegar a sacola, botar a sacola em cima de um banco, abrir a sacola, retirar os saquinhos plásticos para guardar o maiô encharcado junto com a touca e o óculos, pegar a nécessaire, sair equilibrando toalha, xampu, sabonete e condicionador até o box, sempre pisando naquele chinelo nojento molhado, tomar banho na companhia de fios de cabelos de terceiros, recolher sabonete, condicionador e xampu, secar um por um com a toalha, se enrolar na tolha, voltar pingando até o armário em cima daquele chinelo nojento molhado, abrir o armário, abrir a sacola, guardar o xampu, o condicionador e o sabonete dentro da nécessaire, retirar o pente, desembaraçar o cabelo cuidando para não deixar fios caírem no chão, passar hidratante na volta dos olhos, sérum facial, creme com proteção solar, hidratante corporal, vestir a roupa toda amassada dentro da sacola, sentar no banco com o pé ainda molhado em cima daquele chinelo nojento com fio de cabelo de terceiros grudados na sola, secar dedinho por dedinho, colocar o sapato, secar o chinelo, ensacar o chinelo e terminar a maratona botando os bofes para fora do calorão que sai daquela quantidade de chuveiros quentes e secadores ligados. 
Me diga: pode existir desgraceira maior?!
  • Tenha coragem para as grandes adversidades da vida e paciência para as pequenas, e quando tiver cumprido laboriosamente sua tarefa diária vá dormir em paz. Deus está acordado. (Victor Hugo).