Nos últimos tempos, o dress code das empresas e seus rígidos códigos de vestimenta voltaram a ser discutidos. Por que esse tema continua na ordem do dia? Simples: o mundo mudou e com ele muitos conceitos. O que antes era entendido como vestir-se de uma forma adequada e compatível com sua empresa, de maneira a corresponder às expectativas daqueles com quem você trabalha, talvez esteja caindo em desuso. Mas será que isso faz sentido? Afinal, no mundo dos negócios sua roupa é uma mensagem imediata aos outros a respeito do seu profissionalismo, autoimagem, autoconfiança e até mesmo sobre seus hábitos e local de trabalho.
A principal razão pela qual se vestir adequadamente no ambiente de trabalho é importante, para todos os profissionais, é porque nossa aparência transmite uma imagem visual e envia uma mensagem de que os funcionários são profissionais. Outra razão é porque você nunca sabe quando será obrigado a se reunir com alguém de fora da empresa. Sua imagem, para este estranho, será a imagem da sua empresa. Naquele momento você será o “cartão de visitas do seu ambiente de trabalho”. Nos negócios esta imagem e mensagem precisa ser profissional. Na realidade, essa imagem poderia indiretamente significar a diferença entre garantir um novo acordo, contrato ou venda, ou perder a oportunidade de fazer negócio.
IMAGEM TRANSMITIDA PELA ROUPA: POSSIBILIDADE DE ATRAIR OU NÃO NOVO NEGÓCIO
A maneira como você se apresenta, a aparência da sua imagem profissional, desempenha um papel importante no seu sucesso. Quando pensamos em nos vestir para atingir o sucesso, precisamos lembrar de que as primeiras impressões são tudo e que no ambiente profissional, dependendo da sua profissão, elas acontecem diariamente e nós só temos uma chance de fazer uma primeira impressão positiva.
ATENÇÃO ÀS PRIMEIRAS IMPRESSÕES: ELAS SÃO TUDO NO AMBIENTE PROFISSIONAL
Nas últimas semanas, duas notícias me chamaram a atenção. A primeira foi a de uma apresentadora do noticiário americano, que fala sobre o clima, e foi surpreendida, ao vivo, por um colega de profissão lhe entregando um cardigan para se cobrir durante a transmissão do programa, pois ela usava um vestido tubinho preto bem justinho. A segunda foi sobre uma secretária inglesa que teria sido demitida por não ter aceito trabalhar de salto alto. No primeiro caso, a apresentadora publicou em sua rede social que teria sido uma brincadeira entre a equipe; já no segundo caso, a secretária entrou com uma ação contra empresa e o caso veio à tona como uma bomba.
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Como consultora de Imagem, e sabendo da importância da mensagem que transmitimos através das nossas roupas, tenho que dizer que no caso da apresentadora, infelizmente, a roupa usada não estaria adequada à sua imagem e ao ambiente profissional. O vestido colado ao corpo marca as formas femininas em demasia, transmitindo uma sensualidade fora do contexto do ambiente de trabalho, onde a credibilidade e confiança são o mais importante, afinal queremos ser lembradas pelo que falamos e não pelo que vestimos, certo?! Essa roupa se encaixaria melhor para o ambiente social em que temos uma liberdade maior de escolhas. Já no segundo caso, não conheço profundamente a situação nem a empresa citada, mas acho que a falta do salto alto não seria um agravante para uma demissão.
O TERNINHO TRADICIONAL VEM SENDO SUBSTITUÍDO POR BLAZER E CALÇA OU SAIA DE CORES DISTINTAS
As empresas estão mais maleáveis quanto aos códigos de vestimenta. O dress code formal, ternos do mesmo tecido e com cores mais escuras, já está sendo, aos poucos, substituído pelo novo formal, blazer e calça social ou saia de cores diferentes, por exemplo. Mas existem profissões que exigem o uso da vestimenta formal como forma de transmitir seus conceitos mais rígidos. Um exemplo disso são os advogados e instituições governamentais.
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A importância de um código de vestimenta para o profissional varia um pouco de acordo com o segmento onde trabalha. Toda organização tem um estilo, e você o adota para se entrosar. Algumas empresas normalmente incentivam e/ou exigem um código de vestimenta mais definido e profissional para manter uma imagem profissional de si mesma e dos negócios, onde os funcionários rotineiramente interagem diariamente com clientes, parceiros de negócios e futuros clientes.
No entanto, outras empresas permitem e até encorajam os funcionários a vestirem-se livremente ou casualmente para seu conforto, como as Start Up. Esta prática, entretanto, costuma ser mais comum em ambientes de trabalho mais criativos.
CUIDADO COM AS SEXTAS-FEIRAS: A LIBERDADE DO DRESS CODE PODE SE TRANSFORMAR EM VERDADEIRO DESASTRE DE MODA
Com tantas mudanças no vestuário e códigos a serem compreendidos nos diferentes ambientes de trabalho, pode parecer complicado entender as regras de aparência. Selecionei algumas dicas para você não se perder e estar sempre de acordo com o ambiente da empresa em que trabalha.
1. Entenda o que é apropriado para ser vestido em seu setor
2. Certifique-se que suas roupas estão cuidadas e com bom caimento
3. Não use roupa muito sexy.
4. Não use excesso de acessórios.
5. Cuidado com os cabelos e maquiagem leve para as mulheres
6. Barba bem cuidada para os homens que adotam este estilo
7. Não use perfume forte
8. Cuidado com as sextas-feiras ocasionais. Sextas-feiras ocasionais têm o potencial de se transformarem em desastres de moda. É importante lembrar que a semana de trabalho não terminou na quinta-feira e que as imagens e mensagens enviadas na sexta-feira devem ser coerentes com cada um dos dias anteriores da semana.