O tempo está curto? Especialista aponta 7 estratégias para uma rotina produtiva

Quem nunca passou pela sensação de que o dia precisaria ter mais horas para “dar conta” de tudo o que precisa ser feito? Afinal, a soma de trabalho e outros afazeres do dia a dia acabam dando a impressão de que não sobra tempo para se dedicar a projetos pessoais ou à família. Gabriel Goffi, jogador profissional de pôquer, empreendedor e criador do treinamento de alta performance Moving Up, conseguiu alcançar um nível de produtividade, energia e conhecimento que apenas os maiores players do mundo, seja no pôquer, no empreendedorismo ou qualquer outro mercado, conquistam. Ele diz que assim vive-se um High Stakes, em referência ao nome dado aos limites mais altos das mesas de pôquer e aos jogadores que as enfrentam.

Após uma profunda imersão de estudos sobre mental coaching, lifecoaching, hiperprodutividade, controle emocional, biohacking e ferramentas que aumentam a performance, o empreendedor ensina sete estratégias poderosas que qualquer um pode adotar no dia a dia. Diz Gabriel:

– Essas estratégias nos ajudam a mudar os padrões da nossa mente, vencendo hábitos antigos que reduzem a produtividade.

planningPLANEJE A ROTINA NO DIA ANTERIOR

Goffi indica que todos os passos a serem dados ao longo do dia devem ser planejados.

– Crie lembretes do que você precisa fazer e de como deve agir e coloque no banheiro, na geladeira, no celular, ou outros lugares. Você não pode acordar e pensar no que vai fazer no dia, pois a falta de planejamento tira a sua energia – ensina o empreendedor, que sugere que o dia seja planejado antes de dormir.

– A rotina e os hábitos libertam e deixam a mente livre para criar. Quando você só tem uma opção do que fazer, é mais fácil agir.

planning-800FAÇA PRIMEIRO O QUE TRAZ MAIS RESULTADOS

– Dedique as primeiras horas do seu dia àquilo que é mais valioso e que vai trazer o maior resultado – destaca Goffi.

Segundo ele, as atividades que levam as pessoas adiante na busca pela realização das metas devem ser realizadas com a energia do início do dia. O empreendedor dá exemplos de quais tarefas podem ser estas: o estudo de uma área importante para o desenvolvimento pessoal, ou a atividade que mais dá resultados para a empresa, por exemplo.

work-at-home-officeDEIXE SEU LOCAL DE TRABALHO COM O ESSENCIAL

Segundo Goffi, o ambiente de trabalho deve estar organizado e sem nada que não seja essencial para a realização das tarefas.

– No dia anterior, deixe seu escritório apenas com o que vai utilizar ao longo do dia – ensina. O desktop do computador também deve ter apenas os itens que serão utilizados.

– Quando você acorda ou chega ao seu local de trabalho, tudo deve estar pronto para você não gastar energia se organizando – explica o empreendedor, que compara o local de trabalho ao palco de um grande espetáculo.

– Tudo deve estar posicionado para a sua performance, como se você fosse um artista que chega para o show.

Woman-WorkingFINALIZE AS TAREFAS

Segundo o criador do Moving Up, é necessário também ter foco, e para isso não devem ser deixadas pendências que consomem o pensamento e a energia.

– Se quer realizar as suas metas, resolva todas as pequenas coisas que precisam ser resolvidas como, por exemplo, perdoar alguém com quem teve alguma desavença.

pareto-principle-for-work-80-20-ruleAPLIQUE O “PRINCÍPIO DE PARETO”

Goffi recorda a lei da filosofia desenvolvida por um filósofo italiano, que estabelece que 20% dos seus esforços trazem 80% dos seus resultados.

– Aplicar este conceito revoluciona os seus negócios e relacionamentos – ensina.

O empreendedor sugere que as pessoas analisem quais atividades trarão mais retorno para o negócio ou a realização dos sonhos pessoais.

– Dependendo da situação dos seus negócios, você pode até mesmo se livrar dos clientes que dão muito trabalho e pouco retorno, concentrando suas energias nos que mais trazem resultados – diz.

Ao seguir este princípio, como orienta Goffi, é possível encontrar mais tempo ao se livrar do que não é importante.

– O produtivo não é quem faz mil coisas ao mesmo tempo, é quem faz o que precisa fazer com qualidade e excelência – conclui.

faceREMOVA AS DISTRAÇÕES

Estamos cercados de distrações o todo tempo, e de acordo com Goffi, isso é resultado do conceito de multitasking.

– Por conta da acessibilidade nos dias de hoje, criamos distrações e interrupções que matam a produtividade e impactam nossa rotina de uma forma que nem temos ideia, porque a cada olhada em uma rede social, você sai do estado de concentração e perde tempo – resume.

Ele sugere utilizar aplicativos para bloquear mídias sociais e realizar cada tarefa com foco total.

– Entre de cabeça nas coisas, analise a sua relação com o tempo, como você entra no seu estado máximo de foco e concentração, e use a seu favor como estratégia para potencializar esses estados e minimizar as distrações e, consequentemente, a improdutividade – indica.

woman work 535f71TENHA CONSCIÊNCIA DO QUE FOI FEITO

Após terminar o trabalho ou o que deve ser feito ao longo do dia, é preciso colocar-se em um estado de paz. Goffi destaca a importância de ter consciência daquilo que foi realizado, compreendendo que foi feito todo o possível.

– Quando você entende que deu o seu máximo e se questiona “o que eu aprendi ou melhorei com essa experiência?”, você fica mais consciente e mais calmo, o que melhora seus relacionamentos pessoais– ensina, destacando a importância de valorizar os momentos com a família com total presença, ou seja, sem pensar naquilo que não foi feito ou que ficou pendente.

–Essa calma evita que você fique muito ansioso pelos resultados, o que pode acontecer com aqueles que são muito produtivos.

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Calma! Toma um mate, come uma bergamota e não loqueia. Nem tudo merece tua intensidade 🍊🍊 #bomdia #boasemanapranós
  • #ptnão #ptnuncamais #vemprarua 🇧🇷👊🏻
  • Então, em um belo dia do ano passado, recebi uma ligação da direção de @revistadonna @gauchazh comunicando que minha coluna não se encaixava mais no perfil editorial da empresa. Pois o tempo sempre vai mostrando suas razões. Quanto orgulho de não me encaixar na filosofia de um veículo que cede espaço à defesa do extermínio de animais inocentes.
  • Quando você fica sabendo que mãe e filha se divertem às suas custas - ainda que rindo da desgraça alheia🤣🤣🤣 Obrigada pela companhia @llillinee e @helena.e.silva.7 ♥️
  • Em um universo digital cada vez mais galopante, grandes empresas começam a entender que a comunicação de qualidade está nas mãos dos influenciadores. Obrigada por me incluir nesta turma @tramontinaoficial. Foi um privilégio estar com todos vocês! #visitatramontina #tfactorystore #serragaucha
  • Encontrei meu vagão na Maria Fumaça. Grata pelo toque @adrianafranciosi 🤣 #firstclass #sóquenão #viagemdetrem #visitatramontina #tfactorystore