Café em copo de plástico e garrafa de água no carro podem ser um veneno!

Uma atitude inocente e aparentemente inofensiva, como tomar um cafezinho no copinho plástico descartável pode causar problemas sérios à saúde. Parece uma afirmação radical, mas é verdadeira. Tudo em razão de uma substância chamada Bisfenol A, popularmente conhecida como “BPA”, que é liberada em diversos tipos de recipientes plásticos que utilizamos em nosso dia a dia.

É claro que os danos acontecem em decorrência da exposição longa a esse agente nocivo. Entretanto, faz parte da nossa rotina utilizar recipientes de plástico para guardar as refeições, bem como usar os mesmos para esquentar nossos alimentos no micro-ondas, ou até deixar aquela garrafa de plástico com água dentro do carro, não é? Estes são apenas alguns exemplos de como o plástico é um item que usamos diariamente, e por isso a importância de alertar para este problema.

tupperware_plastic_food_containerPOTES DE PLÁSTICO PODEM LIBERAR BISFENOL A QUANDO AQUECIDOS
Prefira sempre embalagens de vidro, sobretudo quando levar os alimentos ao micro-ondas

O Bisfenol A é uma substância química orgânica composta pela unidade básica de polímeros e revestimentos de alto desempenho, principalmente plásticos policarbonatos e resinas epóxi. Os riscos que o BPA pode causar à saúde é motivo de debate. Estudos apontam que trata-se de um xenoestrogênio. Este nome difícil significa que o BPA confunde os receptores celulares no organismo e se comporta de forma parecida à dos estrogênios.

Essas substâncias, de maneira geral, desequilibram o sistema endócrino, modificando o sistema hormonal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), o Bisfenol A pode alterar a ação dos hormônios da tireoide, a liberação de insulina pelo pâncreas, bem como propiciar a proliferação das células de gorduras.

agua-carro-dentroEVITE DEIXAR A GARRAFA DE ÁGUA DENTRO DO CARRO
Ela pode ser um veneno para sua saúde por causa do aquecimento natural que ocorre no ambiente fechado, que faz com que o Bisfenol A presente no utensílio acabe passando para o líquido, contaminando a bebida.

Além disso, o BPA pode causar aborto, anomalias e tumores do trato reprodutivo, câncer de mama e de próstata, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma em adultos, endometriose, fibromas uterinos, gestação ectópica (fora da cavidade uterina), hiperatividade, infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, obesidade, precocidade sexual, doenças cardíacas e síndrome dos ovários policísticos.

cafeCAFÉ NO COPINHO DE PLÁSTICO: PRÁTICA ROTINEIRA E PERIGOSA
Leve uma caneca para o trabalho e prefira sempre beber café em copinhos de papelão

Para se contaminar com o BPA, é necessário ingerir a substância, que se desprende dos recipientes plásticos e passam para os alimentos. Outro ponto importante é a preocupação com as crianças. Por serem menores, elas estão mais sujeitas ao perigos dessa substância, pois vivem em contato com brinquedos plásticos e utensílios como mamadeiras. Em 2011, a Anvisa vetou o uso de Bisfenol A na produção de mamadeiras e a indústria nacional passou a fabricar o produto com polipropileno, plástico que não utiliza o Bisfenol A em sua composição.

Como evitar?
1 – Para evitar a exposição ao BPA, medidas importantes podem ser tomadas. Para começar, sempre que possível, use recipientes de vidro. Existem marmiteiras excelentes de vidro para o uso diário, tão práticas quanto as de plástico.

2 – Se você usar plástico, verifique se ele é livre de BPA. Para isso, observe se os números 3 ou 7 estão expostos no símbolo de reciclagem. Se estiverem, não utilize. O produto pode conter a substância.

números-reciclagemEVITE ALIMENTOS QUE VENHAM EM EMBALAGENS COM OS NÚMEROS 3 E 7

 3 – Nunca esquente alimentos no plástico. O BPA é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido. E também é importante descartar os recipientes que estão lascados ou arranhados, assim como não usar esponjas de aço, detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louça.

4 – O Bisfenol A é usado nos recipientes de comidas e bebidas enlatadas como resina epóxi no revestimento interno. Por isso, evite o consumo desses produtos.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

1 Comentário
  1. Neste século independente de faixa etária ou sexo, as pessoas morrem com cânceres. Tudo devido aos corantes, estabilizantes, defensivos agrícolas injetados nos alimentos. Lamentavel que no Brasil a saúde da população não seja de interesse dos Governantes exceto para o voto. Deveria ter uma fiscalização rígida e penas pesadas para as indústrias e afins que priduzissen ou utilizassem tudo que venha a prejudicar a população.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.” Passeio na janela. Pra ti, Xerife! #bento #companheirodejornada ❤️
  • E que a gente nunca esqueça que a autoestima é o que há de mais divino no ser humano. Pois, quando nada lhe resta, resta-lhe a si mesmo. #sejaluz #sejavoce #sejaleve #sejaforte #sejapositivo #sejafeliz
  • Quem acertar o peso de cada uma (com roupa!) ganha um chope com as duas!! 🍻 #145quilosjuntas
  • Favor manter sempre em mente! 👆🏻
  • Só as gatas! 💅🏻 #miau @marina_tkalil @cami_abbott
  • “Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro.” (Fernando Sabino). Estância Dona Genoveva, Bagé, março’19. #tbt