Gafes de etiqueta que podem colocar em risco a imagem pessoal e profissional

Para muitas pessoas as regras de etiqueta à mesa são sinônimo de tormento, enquanto outras insistem em afirmar que elas estão totalmente ultrapassadas, mas a verdade é que não é bem assim. Etiqueta não é um ato de tortura e muito menos caiu em desuso. Ao contrário. Mesmo com toda informalidade imposta pelo mundo moderno, as regras de etiqueta continuam mais atuais do que nunca. E também devem ser encaradas como autopromoção da sua imagem. Acredite, elas podem elevar você a um outro patamar profissional se, num evento corporativo, por exemplo, você demonstrar segurança, respeito e profissionalismo. Sem contar que são essenciais para ajudar a evitar gafes numa festa de amigos ou até mesmo de familiares.

Pode até parecer exagero para alguns, mas o fato é que algumas gafes de etiqueta podem acabar com oportunidades de ascensão profissional ou render uma bela ressaca moral após um jantar que tinha todos os ingredientes para ser maravilhoso. Outro detalhe importante é saber que essas regras começam a valer antes mesmo de você chegar ao evento para o qual foi convocado ou convidado.

late-woman

Chegar atrasado, falar demais e ouvir de menos e até mesmo se empanturrar de comida são gafes que colocam a sua imagem profissional ou pessoal em risco. Na coluna de hoje vamos falar de cinco atitudes que você deve evitar. Afinal, ninguém quer fazer feio no meio profissional e muito menos de amigos, não é mesmo?

Chegar atrasado a um evento
Todo mundo vive numa correria louca, indo de um lado para outro e isso muitas vezes dificulta nos mantermos organizados. Ser pontual em seus compromissos é um sinal de respeito pelo outro. E não há dúvidas de que isso influencia diretamente na sua imagem, pessoal e profissional. É claro que ninguém está livre de imprevistos, eles acontecem. Mas para que tudo saia dentro do previsto, mantenha os olhos no relógio e saia com antecedência. Se vir que não terá como evitar um atraso, avise. Arruinar um almoço de negócios ou o jantar de noivado do melhor amigo que te convidou para ser padrinho é imperdoável.

Falar demais e ouvir de menos
Você pode ser a pessoa mais comunicativa do mundo e atrair vários interlocutores com seu jeito soltinho de ser. Mas, acredite, você pode colocar tudo a perder se atropelar a fala dos outros e não permitir o espaço necessário para a troca.

Monólogos podem ser super legais em um stand-up de comédia ou em uma apresentação de teatro, mas, quando o objetivo é interagir com pessoas em um ambiente formal, esse tipo de comportamento deve ser evitado.

Preste atenção também no linguajar e no tom da fala. Gírias destoam de um encontro que pede discrição e etiqueta e falar e rir alto demais passa uma imagem de descontrole emocional.

Ignorar as regrinhas básicas de etiqueta
Seja para celebrar uma conquista ou selar negócios, reunir-se à mesa é consagrar nossa identidade de ser social. Mas saber se portar durante uma refeição pode ser decisivo na hora de construir a sua imagem, e é preciso muita atenção.

É sempre bom lembrar que cotovelos devem ser mantidos fora da mesa e que a variedade de talheres e copos existe por uma razão: cada um tem sua finalidade. Se a comida está muito quente, espere esfriar e segure os talheres apenas quando for pegar a comida do prato.

E mais: lugar de guardanapo é no colo e tirar comida que ficou presa entre os dentes só na privacidade do banheiro, combinado?

gif-woman

Se empanturrar de comida ou bebida
Não teve tempo de tomar um café da manhã reforçado no dia do almoço com o cliente que só aconteceria às 15h? Existe uma solução simples: faça um lanchinho rápido (e de preferência saudável) algumas horas antes do evento. Comer demais porque está morrendo de fome dá a impressão de descontrole ou até mesmo compulsão. O mesmo vale para bebidas, principalmente as alcoólicas. Fique atento a imagem que você que você pretende passar para as pessoas.

Cuidado com a linguagem corporal
Preste atenção à linguagem corporal, elas dizem muito sobre como você está se sentindo diante de uma determinada situação.

Ombros retraídos transmitem uma imagem de insegurança e mãos apertando-se umas contra as outras se mexendo excessivamente sugerem ansiedade.

Tente relaxar e agir naturalmente e observe como estão se portando os demais à mesa. Olhar nos olhos de quem está falando é importante: mostra que você está acompanhando o que está sendo dito com atenção. E sem cruzar os braços, ok?

Viu como evitar gafes à mesa é muito mais do que mastigar de boca fechada ou segurar uma taça da maneira correta?

Compartilhar
Rachel Jordan

Rachel Jordan

Consultora de Imagem, Rachel Jordan é especializada em Comportamento, Moda, Etiqueta Social e Corporativa, Dress Code e formada em Protocolos Internacionais pela renomada The Protocol School of Washington. Referência em seu segmento, a consultora é palestrante e instrutora. Executa um trabalho estratégico e personalizado para empresas e pessoas que desejem melhorar sua imagem pessoal e profissional com o objetivo de se reposicionar na carreira ou se colocar de forma mais adequada nas diferentes situações do cotidiano. O olhar diferenciado, observador, sensível e profissional de Rachel Jordan é potencializado também por sua formação como artista plástica. Membro da Association of Image Consultants Internacional (AICI), tem especializações em História da Moda, Consultoria de Imagem, Produção de Moda, Comportamento, Etiqueta Social e Corporativa, Análise Cromática. Rachel Jordan estreia este mês (janeiro 2016) como colunista de moda, etiqueta e comportamento do site Mariana Kalil (marianakalil.com.br).

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Pra quem conhece alguém precisando cair na real 👌🏻🍷
  • Bad hair day e antenas brancas a gente não vê por aqui! 👌🏻 #mariespertinha #truquedeestilo #turbante #veludo #youhairstore
  • Que Nossa Senhora Aparecida esteja sempre contigo, Bentolino. Feliz Dia da Criança, meu velho companheiro de jornada há 17 anos ♥️🙏🏻🐶 #bento #xerife
  • Transformação do dia para o Band Mulher #semfiltro #grupobandrs #twentyfourseven.poa
  • Né?! 👌🏻🤣
  • Teve um surto master de apaixonite pela dinda hoje 🤣♥️ #joaobenicio #amordadinda